Vantagens do enjoo durante a gestação

Não, você não leu errado. É isso mesmo: o enjoo durante a gestação pode significar algo bom e ter suas vantagens para o bebê. É claro que as mulheres precisam lidar com uma sensação bastante desagradável, mas lendo as informações que trazemos a seguir tudo vai parecer um pouco menos ruim. Veja só:

Estudo canadense

Um estudo realizado pelo Hospital for Sick Children, de Toronto, no Canadá, descobriu que o enjoo presente na gestação pode significar algo bom. É que as mulheres que tiveram náuseas e vomito ao longo dos nove meses tiveram menos abortos espontâneos e geraram bebês mais saudáveis que os bebês nascidos de gestantes que não tiveram enjoo.

E não para por aí: segundo o Reproductive Toxicology Journal, os filhos das gestantes que sentiram enjoos apresentaram menos problemas congênitos e melhor desenvolvimento durante a infância.

Foto: Doutissima.
Foto: Doutissima.

Por que os enjoos acontecem?

Os enjoos acometem a grande maioria das mulheres gravidas – cerca de 85% delas. Vale lembrar que os enjoos podem ser fortes ou leves e que geralmente estão presentes apenas no primeiro trimestre da gravidez, principalmente pela manhã. O sintoma ocorre devido ao aumento repentino do hormônio gonadotrofina, que é liberado pela placenta na gestação. Segundo os pesquisadores, a gonadotrofina e outros hormônios é que podem ser os responsáveis pelo melhor desenvolvimento do bebê na barriga de sua mãe, criando uma espécie de proteção maior sobre o pequeno.

Confirmação das vantagens

Este recente estudo veio confirmar o que já havia sido indicado por várias outras pesquisas realizadas de 1992 a 2012. Pelo menos 10 estudos feitos em cinco diferentes países e avaliando cerca de 850 mil gestantes também revelou conclusões semelhantes. Eles também encontraram indícios de que os enjoos estão ligados a menor taxa de aborto, prematuridade, peso do bebê no nascimento e doenças congênitas.

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 10 comentários

  1. Lucilene lima

    Muito bom reportagens.

  2. Esnaida Vaba

    Foi bom saber essa dica porque sempre que fico enjoada me préucupo… Foi legal aprender

  3. debora

    Pura ilusao isso ai tive enjoos fortissimis minga gestacao todo vomitei ate na hora que tava em trabalho de parto e minha bb nasceu com uma deficiencia congenita grave e rara.

  4. edicleide

    que bom fico enjoada toda de manha fiquei preucupada com meu bebe graças adeus ta tudo ok com ele filho mamae te ama muito minha vida vou ter todos cuidados necesarios com vc meu amor vida minha

  5. edicleide

    que bom estava ficando preucupada quero cuidar bem do meu bebe com fe em deus vai dar tudo certo com ele e comigo na hora do parto vou mim cuidar direitinho

  6. veronica

    nossa q estranho nao estou sentindo nenhum enjoo. !??? entao o q devo pensar…

  7. Cristisne

    Eu estou com 12 semanas, e até agora não sentir nenhum enjôo. Só cólicas e dor de cabeça.

  8. alessandra barbosa

    Fui diagnosticada com heperedeme gravidica passei dias sem conseguir comer sentia muita fraqueza tontura remedio pra enjoou nao adiantava .Fui ao medico eles falavam k era normal isso,ate k um disse o k eu tinha melhirei tomando soro caseiro. Hoje ja consigo me alimentar mais foi bem dificil as primeiras semanas de gestacao

  9. Juliana ramos de Souza silva

    Passei quase os meus nove meses com enjôo, mas no meu caso meu filho nasceu pequeno e magro com 47 cm e 2,400 kg. E até hoje com 3 anos ele pesa 12 kg com 87 cm.

  10. giselia nascimento

    Não sei se isso tem alguma coisa a ver, pois tive duas gestações, praticamente não tive quase nada de enjôo, e meus filhos nasceram u
    m com 3.860, e o outro com 3.650, e saudáveis graças a Deus.

Deixe um comentário