Grávida que enjoa do marido

Grávida enjoa do marido? Isso é normal? Conheça um pouco mais sobre esse tema e porque isso ocorre.

Um casal planeja ter um filho. Juntos, os futuros papais conversam sobre tudo o que remete a este assunto. Escolhem nomes para meninos e para meninas, falam sobre como será a decoração do quarto, quem cuidará do bebê quando a mulher voltar ao trabalho, se ela voltará ao trabalho e às vezes, até a festa de aniversário de um ano da criança já começa a ser pauta das conversas. Quando a mulher se descobre grávida a alegria é imensa.

De repente, ela tem enjoos ao sentir o perfume do marido. Ele muda de perfume. Ela sente enjoo do desodorante dele, do shampoo, do creme de barbear. Ele muda também. Ela não suporta mais a barba dele. Ele passa a fazê-la diariamente. Por fim, a mulher decide que não quer mais conviver com o marido, pois está “completamente enjoada dele”.

Foto: mylittlebaby
Foto: mylittlebaby

Grávida que enjoa do marido

Parece novela mexicana? Parece. Mas é um roteiro possível de acontecer. Sim, mamães e papais, existem mulheres que realmente enjoam dos companheiros. Segundo a especialista em Saúde da Família, doutora Sheila Silveira, que trabalha com gestantes há cerca de 20 anos, isso não é lenda.

Leia mais: Estresse na gravidez é normal? Prejudica o bebê?

“A medicina não explica muito este fato isoladamente, mas ressalta as mudanças hormonais e as transformações no corpo da mulher como fatores que podem levar a esses casos”, explica Sheila. “Além disso, existe o ‘mito’ de que a partir da descoberta da gravidez, muitas mulheres passam a se preocupar exclusivamente com o filho, se afastando um pouco do marido.”

A doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Andreza Maria Tobias, também acredita que “as mudanças no comportamento da grávida estejam diretamente ligadas às alterações hormonais – que trazem modificações físicas e psíquicas na mulher e no seu corpo”.

Foto: Fw3an
Foto: Fw3an

A grande quantidade dos hormônios Beta HCG e de progesterona produzidos na gestação trazem muitas transformações ao corpo feminino, mexendo com sistemas como, o endócrino e metabólico, o circulatório, o respiratório, o urinário e o nervoso.

“Por conta de todas essas alterações, mudar o comportamento em relação ao marido, não querer ter mais relação sexual e até nem querer vê-lo mais, pois o simples fato de vê-lo provoca náusea e vontade de vomitar na gestante é possível de ocorrer”, conta Sheila.

Como resolver o problema? 

Para a doutora, o melhor caminho é, sempre que possível, levar o marido às consultas de pré-natal, pois isso aproxima o casal e faz o homem participar deste momento. “O esposo vai passar a entender melhor o que está acontecendo, bem como as mudanças de humor e todas as transformações que a grávida estiver passando”, ressalta. “Com isso, o relacionamento fica melhor e juntos eles poderão pensar a melhor forma de passarem por isso. Às vezes, essa parceria fortalece ao ponto de dissipar esse pensamento ruim da gestante de não querer a presença do marido em um momento tão mágico e importante para os dois.”

3.9/5 - (7 votes)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 28 comentários

  1. liga tayana

    Foi bem o meu caso enjoei dele mais ele pensou que era frescura minha mais acabou me deixando…

  2. Eriane

    Estou passando por isso, estamos casados à quase 5 anos e nossa convivência antes da gravidez era maravilhosa, eramos bem unidos. Agora que estou grávida de 2 meses, enjoei o cheiro do perfume dele e com isso ele não me entende, diz que é frescura minha e que isso não tem cabimento, por conta disso percebi ele distante de mim e isso está me deixando preocupada e com raíva também !

  3. Edson

    Oque eu fasso ? Estou com esse proplema ,
    Me ajudem !

  4. Tiago

    Sera que as mulheres grávidas não podem fazer um esforçinho pra não estragar a relação,o que custa dar um pouco de atenção para seus companheiros

  5. BRUNA

    estou passando por isso estou gravida de 2 meses e ate a repiraçao dele me encomoda so que nao falei nada com ele trato ele bem e tento lidar com isso porem sexo e beijos eu estou evitando pq se nao passo mal mesmo estou em uma fase de mais troca de carinho..
    e pedi pra q ele evitasse desodorante com cheiro e evitasse perfume .
    Assim ele vem colaborando.
    Nos mulheres temos que ter sabedoria nao podemos tomar birra e ja descontar pq eles tambem nao tem culpa estou tentando me conter….

  6. ROSANE

    ESTOU PASSANDO PELO MESMO . ESTOU GRAVIDA DE 16 SEMANAS. E ASSIM QUE DESCOBRI A GRAVIDEZ TUDO MUDOU ENTRE NÓS! EU NÃO CONSIGO OLHAR PARA CARA DELE , ME DA NOJO, AGUNIA, UM DESESPERO. E SEI QUE ELE NÃO TEM CULPA , MAIS NÃO CONSIGO EVITAR, TENTO NÃO DEMOSTRAR. ESPERO QUE PASSE ISSO LOGO E QUE MINHA VIDA VOLTE AO NORMAL.

  7. EU MESMO

    Minha mulher esta gravida de 7 semanas, não me olha, não me toca, não quer beijos, abraços e nem boa noite não me dá. Tentamos conversar mas ela só diz pra mim entender, ela não olha o meu lado, já pensei em me separar.
    Isso passa depois da gravidez?
    Obrigado

  8. Naiara

    Sinto isso, um pouco menos com meu marido e mais com a minha sogra. Quando vejo ela eu quero vomitar, o fato dela abrir a boca para conversar me da odio e vontade de bater nela

  9. A redação

    Dê o espaço que ela pediu, mas mostre que sempre estará do lado dela. Quando tiver oportunidade, participe dos preparativos para a chegada do bebê. 😉

  10. Anonimo

    Mds… Também estou passando por isso, tem dia que ela ta com um desejo tão FORTE, mas tem dia que ela não ta com vontade de me dar nem um abraço… sempre fala que ta enjoada (não de me) mas que ta com vontade de vomitar, ou com dor… Eu sei que é de me e ela tenta esconder… Para um Homem é muito dificil. Peça a Deus paciência,

  11. Silva

    Bom dia… estou passando por esse caso, no mesmo dia que a minha esposa descobriu que estava gravida pediu para se separar de mim, que nao gostava mais de mim, nos namoramos 6 anos e fazia 8 meses que estavamos morando juntos, era o que ela mais queria era ter m filho… mais quando ela descobriu nao quis mais saber mais de mim.. hoje esta ate ja saiu de casa, pra ela hoje nos estamos separados… gostaria de saber se tem a possibilidade de quando ela tiver o bebe ela volta ao normal.. hoje ela esta com 4 meses e meio.

    gostaria de saber se algum ja passou por isso e a esposa voltou??

  12. Edilson

    Engraçado isso, um filho é amor, é uma união maior do casal, e como estamos em um mundo governado pelo Diabo ele nos trás desavenças nessas horas de luz na família para que cause bagunça, nessas oras temos que orar, pra podemos passar por isso sem maiores danos. Acredito que isso é uma das coisas mais difíceis para um homem de bem, porque pro homem que nem ama a esposa acredito que é até melhor a mulher sair de casa ou querer largar neh.

  13. Aninha

    eu havia terminado com meu namorado, enjoei dele e nem sabia o pq! dai descobri que tava gravida, agora sinto um desejo enorme do carinho dele mas nao o tenho mais por perto! da vontade de morrer! tenho nojo de todo homem menos dele!

  14. Adriano

    Minha namorada/esposa, enjoou de mim infelizmente, meu sonha tá se tornando um pesadelo. Ela não quer me ver nem pintado, estou sem ver-la há 18 dias, e prevejo que ficarei mais dias longe dela. Não era o que eu queria, pois amo muito ela, queria passar junto ao lado dela. Já entreguei tudo isso nas mãos de Deus, que ele dê saúde para ela e para o nosso bebê. Eu estarei sempre ao seu lado meu amor, mesmo distante, pois eu te amo muito amor. Sonhamos em ter um filho (a) juntos, e eu não vou desistir disso. Tenho fé que tudo isso vai passar. Aos amigos que estão passando por isso, deixo alguns conselhos: Tenham paciência, seja companheiro mesmo distante, evite estressar ela, respeita o tempo que ela precisar. E é claro tenha muita fé em Deus que tudo isso vai passar. Boa sorte a todos (as). FÉ SEMPRE!

  15. Anderson

    Eu e minha namorada tmbem estamos passando por essa situação, desde que ficou gravida k nao ha mais paz na nossa relacao, ela implica comigo com tudo e por nada, diz nao sentir mais nenhum tipo de atração por mim, nao quer que eu a toque, nem beije, sente-se irritada quando transamos, etc., muita bobagem.

  16. William

    Estou passando pela mesma situação minha esposa esta com 2 meses de gravidez, parece que ela não quer mais ficar comigo fica distante e nem olha pra mim, quando vou dar um beijo ou abraço nela e diz que esta com ansiada, não sei o que devo fazer.

  17. Marina

    Impressionante como mesmo tendo matérias sobre isso, sendo um caso de estatística alta, vários depoimentos até de mulheres querendo soluções e querendo saber quando voltará ao normal, TEM HOMEM FALANDO QUE É BOBAGEM E QUE TEMOS QUE “FAZER UM ESFORCINHO”….. Sinceramente, esses só entenderiam se passassem por isso mesmo, o que não vai acontecer infelizmente. Façam vocês um esforcinho de pesquisar mais sobre o assunto e conversar com o obstetra como foi sugerido. Aos que estão procurando ajuda e esperando que passe, fiquem fortes, vai passar!

  18. RAFAEL

    Todo mundo sempre fala a mesma coisa, que vai passar, que é só uma fase etc… Mas sou testemunha de 3 casos em que os maridos mesmo sendo eles muito compreensivos, amigos, fieis e amáveis foram rejeitados definitivamente até depois da gravidez e ficaram sozinhos. Notei que todos os maridos “casca grossa” não passam por isso e a situação se reverte, a mulher é quem passa a querer mais carinho e atenção de seus maridos. Se os homônimos funcionam só com homens de verdade, homens bons, por que não funciona com os cafajestes? Quero ver a ciência explicar isso. Minha explicação é simples: tudo está em volta da consideração e respeito que a mulher tem pelo seu parceiro. Se ela notar qualquer “fraqueza” no parceiro, ele será a vitima.

  19. Joao

    Minha esposa depois que descobriu a gravidez ela começou a me rejeitar tomar nojo de mim ela chegou a terminar cmg e foi embora pra casa do pai dela oq eu devo fazer nessa situação

  20. Fernando

    O sonho se tornou um pesadelo. Compartilhávamos o desejo de ter um filho, mas ela se tornou insuportável. Perdi totalmente a paciência e coloquei um ponto final nisso. A pessoa não tem o mínimo de garra pra controlar os próprios impulsos, pois que se vire sozinha. Vou ser pai somente após o parto, se possível, com a guarda da criança

  21. Eder

    Boa tarde, minha namorada a 1mes e 3 semana mudou comportamento me evitando e eu ao insistir ela acabou pedindo um tempo e como gosto muito acabei indo atrás e ela terminou falando que não senti mais nada por mim que o que sentia passou, gostaria de saber o que posso fazer para mudar o quadro de esta longe dela pois estou sofrendo demais com tudo isso.

  22. Eder

    Boa Noite, estou passando por algo do mesmo tipo, depois que minha namorada descobriu esta gravida, com 1 mês e 3 semana pediu um tempo, como não deixei ela de lado acabou terminando de vez comigo falando que passou tudo que sentia e que não iria insistir em algo que não queria mais, estou pedindo forças a Deus mas estou muito triste sem ela e sem conseguir apoia lá nesse momento que seria tão especial a nós.

  23. Eder

    Alguém sabe de alguém que passou por isso e passou esse ranço? Estou sem saber o que fazer, alguma mulher passou por isso que consiga nos aconselha por favor, fiquem tdos com Deus e boa sorte a todos.

  24. Eder

    Boa Noite, estou passando por algo do mesmo tipo, depois que Minha namorada descobriu esta gravida, com 1mes e 3 semanas pediu um tempo, como não deixei ela de lado acabou terminando de vez comigo falando que passou tudo que sentia e que não iria insistir em algo que não queria mais, estou pedindo força a Deus, mas está muito triste sem ela e sem conseguir apoia lá nesse momento.
    Alguém sabe de alguém que passou por isso e passou esse ranço? Estou sem saber o que fazer, alguma mulher passou por isso que consiga nos aconselha por favor, Fiquem tdos com Deus e boa sorte a todos.

  25. Jan

    Bom dia!
    Antes de descobrir sobre a gravidez eu comecei a questionar o sentimento que sentia com meu namorado, cheguei da um tempo, nunca imaginei que estaria grávida ainda mais de gêmeos. Estou com 2 meses de gestação, e sinto que ainda rejeito mto meu companheiro, eu tento e rezo todos os dias para isso passar, tem dias que estou um love, mas tem dias que quase vômito em cima dele tadinho, e esses sentidos são involuntários, e me sinto culpada depois, pois ninguém merece isso, tento ter muita sabedoria, ele participa de tudo e voltamos, mas tem momentos que não é fácil, ainda bem que ele é compreensível, e se Deus quiser vai passar…. Esses sentimentos não é frescura ou pq queremos estar assim, nós sofremos muito, com toda mudança corporal, enjôos, dores, insegurança, hormônios, e ainda mais quando enjoamos do companheiro. Mas tenho fé que irá passar, e que todas nós ficaremos bem ❤️

  26. Rogério

    Bom dia.
    estou passando por isso tudo acima.
    Tudo o que suas parceiras disseram pra vcs, a minha disse igual.
    parece um protocolo que elas vão seguindo.

    gostaria de saber do pessoal que passou por isso e como ficou?
    quantas semanas abaixou os hormônios? quando abaixou voltou ao normal?
    a cabeça dela volta a mesma coisa de antes?

    pq o relacionamento estava mil maravilhas como ela sempre falava, na semana que começaram o enjoos tudo isso foi virando um pesadelo.

  27. Lucas

    Gente to no mesmo barco o fato é que dia 30/10 ela veio com o papo de terminar comigo que não aguentava mais, mas nunca ninguém deu motivo para termina, e antes da gravidez ela queria que nós dava um passo para tras na relação tipo morar em locais separados e continuar namorando pq ela não sabia se queria casamento agora, ela sofreu por 10 anos num antigo casamento. Enfim acabei pegando algumas roupas e vim na casa dos meus pais e deixei algumas coisas minhas ainda lá e tenho acesso na casa ainda. Estamos ainda nos falando, ontem ela me cobrou pq fiquei até tarde online no insta, e me pediu para não ficar com ninguém . Ela tá bem confusa ainda. É complicado, mas eu sinto falta do dia a dia com ela sabe. As vezes fico sem reação doq fazer vou atrás oi não vou? Uns falam q e pra ir a minha pisicologa falou que não posso tá 100% disponível a ela… Enfim tô procurando ocupa minha mente, por mais difícil q seja, só qro ela e meu filho (a) juntos depois

  28. Rafael

    Estamos passando por um momento bem doloroso
    no terceiro mês minha namoeada começou a se irritar mt cmg e ter mt enjoo demim, e de la pra ca ela não consegue cvsar cmg, não consegue ficar no msm lugar que eu , nem olhar na minha cara ela olha . Pesquisei muito sobre isso e vi q existem mts casos desse tipo
    Ta sendo mt dificil pq ela ja disse até que não tem vontade mais de estar cmg e as vzs até que não tem vontade d ter o bebê
    Hj ela esta cm 5/6 meses

    Oq eu não entendo é que ela msm diz q eu não fiz nd d errado pra ela mas msm assim tem me tratado de uma forma como se eu não fosse ngm na vida dela
    Estou mt mal cm isso, tenho ficado na minha, dado o espaço q ela tem me pedido e as poucas vzs q eu procuro ela é só em busca d uma simples conversa, mas ela não consegue e cm isso acaba se irritando e flando coisas q não deve
    Espero que isso passe logo e possamos voltar a viver o nosso sonho juntos Força pra nós papais q estamos passando por isso

Deixe um comentário