Gestação de 9 a 10 Semanas: Sintomas e Mudanças

Todas as suas dúvidas sobre gestação de 9 e 10 semanas serão esclarecidas nessa matérias especial de acompanhamento semana a semana que apresentamos a seguir.

O início do segundo mês de gravidez é quando a barriguinha começa a dar sinal que está crescendo. A partir de agora, cada dia será uma novidade. Porém, é preciso continuar tendo cuidado.

Até o fim do primeiro trimestre a mamãe deve manter a atenção redobrada. Relaxe e cuide da sua saúde, pois assuntos como compras de enxoval podem ficar mais para frente.

9 semanas de gestação: características do bebê

Formação do feto

O seu embrião já pode ser chamado de feto. Nesse momento, ele parece menos com uma bolinha cor de rosa. O rabinho sumiu e a forma do corpo já está aparecendo.

Qual o tamanho do bebê com 9 semanas? Ele já está formado?

O tronco se prolongou e se fortaleceu. Nessa fase, o bebê mede 2,5 centímetros de comprimento. É agora o período crucial para o desenvolvimento dos braços e pernas.

As pernas têm um volume e uma prolongação que possivelmente são os calcanhares começando a aparecer. Os braços começam a se dobrar na área dos cotovelos.

As mãos já têm sua estrutura básica formada, com os dedos podendo ser diferenciados nesse momento. O abdômen e as estruturas que serão o fígado, a vesícula, o baço e a glândula adrenal começaram a se definir.

Dá para sentir o bebê mexer?

Nessa fase ele também começa a se mexer mais, até pelas estimulações do mundo exterior como a luz e o som.

Em virtude dos ombros, cotovelos, joelhos e pulsos já estarem funcionando, ele se mexe bastante dentro da bolsa d’água. Porém, você ainda não sentirá totalmente os movimentos, até o fim desse mês.

9 semanas de gestação

Com 9 semanas de gravidez o tamanho do bebê varia de 2,5 centímetros.

Nesta fase, 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão tão complexo que é o cérebro. É também neste período que ele começa a perceber os sons emitidos pela gestante.

Se você ainda não teve um bate-papo com seu herdeiro, esta é a hora de começar. Pode conversar a vontade, cantar músicas e relaxar bastante. Quanto mais plena a mamãe estiver, mais tranquilidade passará para seu bebê.

Mudanças nas mamães

Seus seios estarão pesados e duros, e até mesmo tocá-los será incômodo. Eles continuarão a crescer durante toda a gravidez. Porém, no quarto mês a sensibilidade irá diminuir.

Algumas manchas esbranquiçadas também podem aparecer nas aureolas. Elas são as glândulas que produzem óleos para hidratar os seus mamilos quando você começar a amamentar.

Esse é um ótimo momento para começar a fazer algumas atividades físicas. Uma opção pode ser a prática de yoga, natação e caminhadas. A maior parte dos médicos acha que a natação é a melhor opção.

Os exercícios fazem com que suas articulações relaxem e, dessa forma, a pélvis poderá se expandir no momento do parto.

Barriga de 9 semanas de gravidez

Muitas mulheres percebem a barriga já bem grande nesta fase (Acompanhe o tamanho da barriga mês a mês).

Outras têm a sensação de “estufamento” da barriga. Pelo fato de terem de comer em um intervalo menor entre as refeições, algumas gestantes acabam comendo muito e de forma errada.

O ideal é se alimentar a cada três horas e manter uma dieta saudável e equilibrada.

O fator “comer por dois” é mito, mas incluir mais verduras, legumes, frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteínas, como ovos, castanhas ou sementes, e leite faz toda a diferença.

Cansaço x vontade de dormir

A ansiedade e o medo em relação ao parto, as alterações físicas (como o aumento de peso), as mudanças psicológicas e de rotina como adaptações financeiras e a troca do papel de filha e de esposa para o de mãe são alguns dos motivos que tiram a noite de sono das futuras mamães. Por isso, geralmente, as gestantes acordam muito cansadas.

O ideal é dormir ao menos oito horas por dia e, quando possível, que a gestante descanse nos intervalos de trabalho. Estique bem as pernas. Beba bastante água. Se alimente corretamente, com riqueza de nutrientes e pratique atividades físicas adequadas como, yoga ou pilates.

Ansiedade

Sinais de ansiedade e de cansaço extremo devem ser relatados ao obstetra – que saberá como ajudar a gestante a amenizar esses e outros sintomas ou preocupações.

Nesta fase de transições, receber o apoio do pai da criança e de familiares é fundamental. Ouvir mães mais experientes pode trazer algum tipo de conforto emocional.

Mas lembrem-se, grávidas, conselhos não são indicações médicas e o que foi bom para um organismo pode não ser para outro. Compartilhar informações é importante, mas se automedicar, por exemplo, é errado em qualquer situação.

9 semanas de gravidez: quantos meses são?

Isso significa que você chegou a gestação de 3 meses, que vai até as 13 semanas e 2 dias.

Calculada a partir da data da última menstruação (DUM), tecnicamente, a nona semana de gestação equivale à sexta semana de gravidez.

As mudanças já não são tão evidentes semana a semana, mas elas existem.

Sintomas

Nesta fase, o cansaço e a fadiga são bem frequentes e podem ser resultados de noites mal dormidas ou da carência de nutrientes como o magnésio – que age na função imunológica, dá força aos ossos, regula o açúcar no sangue e a pressão arterial, melhora o metabolismo e a performance física, porque atua na contração muscular.

10 semanas de gestação

Como está o bebê?

O ouvido do seu bebê começa a se desenvolver. As orelhas estão muito abaixo da cabeça, mas conforme a cabeça for crescendo, elas irão para o lugar certo. Logo, logo, o som preferido do seu filho será sua voz.

Os olhos também estão em desenvolvimento. A estrutura básica já está quase formada, as pálpebras começam a cobrir os olhos, que ainda estão ao lado da cabeça.

10 semanas de gravidez tamanho do bebe

Apesar do seu primeiro dente não aparecer através da gengiva até muitos meses após o seu nascimento, o bebê já começa a ter formados aqueles pequenos grãozinhos.

O bebê mede cerca de 2 a 3 centímetros da cabeça aos pés e tem um peso de 2,5 gramas. O feto tem uma cabeça e olhos grandes. Também começam a se desenvolver o cérebro, a espinha dorsal e os nervos.

Embriologia da 10ª semana de gravidez

O cérebro, em pleno crescimento, produz cerca de 250 mil neurônios por minuto. Vários órgãos do embrião já funcionam bem e o sistema nervoso reage a estímulos.

Nesta semana, feições do rosto como, os olhos e o nariz distinguem-se bem das demais feições do feto. Além disso, os dedinhos começam a se separar. Assim como as mãozinhas e outras articulações já estão desenvolvidas e completamente definidas.

Na décima semana, o embrião já tem todos os órgãos, músculos, membros e ossos com que irá nascer. Só precisam amadurecer e se posicionarem. Por exemplo, o estômago, os rins, o coração, os pulmões e os intestinos continuam a se desenvolver e a se posicionar corretamente por quase toda a gravidez.

Vale relembrar que mesmo dentro do útero, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Cuidados para as mães

Sintomas das dez semanas de gestação

E a instabilidade de humor continua presente na vida da futura mamãe. Para quem veio da nona semana de gravidez (ou anteriormente) com estes sintomas é muito provável que entre para a décima semana se sentindo “uma maluca”. Feliz. Triste. Confiante. Insegura. Gorda demais. Gorda de menos. Anseios. Medos. Náuseas. Enjoos. Incomodam? Sim. Mas são sintomas comuns à maioria das mamães e logo passarão!

Dicas de Alimentação

Modere no café. A cafeína não tem valor nutricional e pode produzir alterações nervosas. Ela também pode afetar o seu organismo causando desidratação.

Se quiser consumir cafeína, tome água dobrado. Seu coração começa a bombear ainda mais sangue. Por isso, no fim do sétimo mês, você terá entre 40% e 50% a mais de sangue que antes da gravidez.

Má circulação e prevenção a varizes

Você pode fazer algumas coisas para melhorar a circulação e prevenir as varizes: caminhar e deitar do lado esquerdo, elevar as pernas e se sentar sem cruzar as pernas.

Excesso de saliva na boca 

Nesta fase também é comum o excesso de saliva na boca, principalmente, para as gestantes que têm mais acidez.

Os estudos sobre o porquê desse fenômeno ainda são controversos. Alguns especialistas dizem que isso ocorre porque, na gravidez, a mulher produz mais saliva. Já outros dizem que é porque ela engole menos saliva durante este período.

Já dá para saber o sexo do bebê com 10 semanas?

Embora as gestações durem cerca de 40 semanas (nove meses), tudo passa muito rápido. Por isso, vale aproveitar cada mudança e curtir cada momento! Afinal, você já está na décima semana.

Seu bebê já evoluiu bastante e os órgãos sexuais externos dele já estão se definindo. Nas semanas seguintes (13ª ou 14ª semanas) é bem provável que você já possa saber se virá um herdeiro ou herdeira.

Existem exames (de sangue ou de urina) que servem para descobrir o sexo do bebê ainda por volta da 8ª semana. Mas é preciso conversar com seu obstetra, pois alguns procedimentos são invasivos e podem trazer riscos para o bebê.

10ª semana de gravidez: quanto tempo é?

A décima semana de gestação representa cerca da metade do terceiro mês de gravidez, que vai da 9ª semana a 13ª semana e 2 dias.

Calculada a partir da data da última menstruação (DUM), a décima semana de gestação equivale à sétima semana de gravidez, de fato.

Na décima semana de gravidez o embrião mede em torno de 31 mm ou 3,1 centímetros, e pesa 4 gramas (aproximadamente). O cérebro, em pleno crescimento, produz cerca de 250 mil neurônios por minuto. Vários órgãos do embrião já funcionam bem e o sistema nervoso reage a estímulos.

Nesta semana, feições do rosto como, os olhos e o nariz distinguem-se bem das demais feições do feto. Além disso, os dedinhos começam a se separar. Assim como as mãozinhas e outras articulações já estão desenvolvidas e completamente definidas.

Na décima semana, o embrião já tem todos os órgãos, músculos, membros e ossos com que irá nascer. Só precisam amadurecer e se posicionarem. Por exemplo, o estômago, os rins, o coração, os pulmões e os intestinos continuam a se desenvolver e a se posicionar corretamente por quase toda a gravidez.

Vale relembrar que mesmo dentro do útero, cada bebê tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Qual o tamanho da barriga? Qual formato?

Arredondadas, pontudas, salientes ou discretas. Na metade do terceiro mês de gestação (10 semanas) muitas barriguinhas já estão à mostra.

Nesta fase, o útero possui o tamanho de um abacate pequeno e preenche quase todo o baixo ventre. Afinal, o fim do primeiro trimestre da gestação já está se aproximando.

Para quem é magra, é bem provável que ainda demore bastante para começar a “perder” roupas, em especial calças ou bermudas, mas para aquelas já vinham sentido que a cintura estava se alargando, a tendência é que ela vá desaparecendo gradativamente.

Claro, existem casos que a gravidez pouco interfere na cintura da mulher – que ganha o mínimo de peso esperado para uma gestação. Mas, para maioria, ter cintura fina estando grávida é quase impossível.

Calculadora da gravidez

São diversos os fatores que definem o peso da gestante: a alimentação, a idade, a herança genética, a altura, o peso antes da gravidez e o IMC (Índice de Massa Corpórea). Grávidas, saibam que é natural e saudável engordar durante a gestação.

Com 10 semanas de gravidez o bebê pesa em média 2,5 gramasNo geral, gestantes devem engordar entre 10 e 15 quilos durante a gravidez de um único bebê e até 20 quilos, no caso de gestação gemelar. O ideal é engordar o suficiente para manter os bebês saudáveis e bem alimentados.