Quando devo iniciar a compra do enxoval do bebê?

Ao receber a notícia da gravidez a vontade de muitas futuras mamães é uma só: sair comprando tudo para seu pequeno (a). Porém, o mais recomendado é que você vá com calma, pois ainda é o início da gravidez e você não sabe se será menino ou menina.

O ideal será esperar alguns meses para então começar a preparação do enxoval. Aprenda com esse artigo como evitar gastos desnecessários:

1 – Primeiros 3 meses

Esse período é o momento certo para começar a reforma no quarto do bebê. Não se preocupe tanto com as compras, apenas compre fraldas, quanto mais você tiver, melhor, elas são muito necessárias.

Aproveite os primeiros presentinhos que o bebê certamente irá ganhar, eles podem te dar ideias de como decorar o quarto. Você pode optar por brinquedos que agradem tanto meninos quanto meninas, como os bichinhos de pelúcia.

Leia também: Erros comuns na hora de montar o enxoval do bebê

2 – A partir do quarto mês

Nessa fase você já deve pensar na decoração do quarto do bebê, se você ainda não sabe o sexo, compre uma parte da mobília em cor neutra, como o berço, que pode ser branco, bege, ou de uma cor neutra. Nesse período muitas mães costumam começar a comprar o carrinho e alguns utensílios, como escova de cabelo, babadores, mamadeira, chupeta, cortadores de unha e toalhas de banho; mas se você prefere que todas essas coisas sejam compradas com cores ligadas ao sexo do bebê, então espere um pouco mais.

Foto: Ig

Foto: Ig

3 – A partir do sexto mês

Esse é um mês no qual você já tem a certeza do sexo do bebê, então já poderá definir cores. Procure se envolver com os itens das cores escolhidas para o enxoval, tais como as luminárias, lençóis e as cores das paredes.

4 – A partir do sétimo mês

Essa é uma época na qual você já terá recebido muitos presentes, daí fica mais fácil fazer uma lista apenas das coisas que faltam incluir. Esteja atenta à quantidade e o tamanho, os bebês crescem muito rápido e logo as roupas não servirão, por isso não vai valer a pena exagerar.

5 – A partir do oitavo mês

É a hora da compra dos perecíveis:

  • A pomada para assaduras.
  • Lenços umedecidos;
  • Produtos de higiene pessoal.
  • Algodão.
  • Cotonete
  • Sabonete

Depois de tudo comprado é hora de relaxar e esperar a chegada do bebê.

Dica: Mamãe, fique atenta! Antes de começar a comprar, procure pesquisar bastante, fazer comparações, pois você pode encontrar o mesmo produto por um preço bem melhor e vai poder fazer uma grande economia.