26 semanas de gravidez

As 26 semanas de gravidez é marcada pelo inicio do acúmulo de gordura do bebê, já que o peso dele vai aumentar muito durante essa e as próximas semanas.

26 semanas de gravidez corresponde a quantos meses? A 26ᵃ semana de gravidez corresponde ao sexto mês de gravidez, e você vai sentir que o tempo está passando depressa demais.

Como está o bebê?

Nesta altura ele está do tamanho de uma berinjela, com cerca de 33 centímetros e 700 gramas.

Como a data do parto está cada vez mais próxima, seu bebê está, cada vez mais, se preparando para o mundo externo e cada vez  mais ele tem uma chance maior de sobreviver fora da barriga caso venha a ter um nascimento prematuro.

26 semanas de gestação são quantos meses

Ele está com a formação fetal quase completa, e a partir de agora vai começar a ganhar gordura, vindo a ficar cada dia mais com a aparência de um bebê recém-nascido.

Um das formas com que ele se prepara para o mundo exterior é treinando a respiração dentro da sua barriga, inalando e exalando pequenas quantidades do seu líquido amniótico.

A audição dele também está bem mais desenvolvida, e você poderá notar ele se movimentando quando o barulho estiver alto.

Os olhos estão se abrindo nesta semana e estão completamente desenvolvidos, para que o bebê possa começar a enxergar o mundo, apesar de ainda não ter muito o que ver dentro da barriga da mãe.

A íris dos olhos dele ainda não tem pigmentação, então não é possível saber qual será a cor dos olhos dele, e isso provavelmente vai se manter um mistério até que ele tenha, pelo menos, seis meses de idade.

A boca dele está bem mais sensível, e ele vai tentar colocar na boca qualquer coisa que se aproxime dela, inclusive o cordão umbilical.

Além de tudo isso, o coração dele estará batendo mais forte, e você será capaz de ouvi-lo com um estetoscópio, o que é bastante emocionante para qualquer futura mamãe.

Sintomas da gravidez

bebe com 26 semanas mexe muito

Nas 26 semanas da gravidez, você pode vir a sentir muitas câimbras, e isso ocorre conforme aumenta o peso da barriga da gestante, além de também ser sustentada a teoria de que  elas ocorrem por conta da circulação sanguínea.

Caso esteja sentindo muitas dores nas costas devido ao aumento de peso, comece a praticar alguns alongamentos diariamente, isso vai aliviar o problema.

Além disso, algumas coisas pequenas, como colocar os sapatos, por exemplo, vão parecer um desafio, já que sua barriga estará atrapalhando qualquer movimento que você queira realizar.

Por isso, você vai precisar da ajuda dos outros para muitas coisas a partir de agora, o que pode ser um incômodo, mas tente manter a calma e pense que falta pouco para a chegada do bebê ao mundo.

Foto: Quite Frankly She Said

É importante tomar cuidado com as tonturas, que são bem comuns ao longo da gestação, e podem ser causadas pelos hormônios, pela diminuição da pressão sanguínea, ou porque você não está bebendo água suficiente.

Você também poderá estar tendo diversos desejos por determinados tipos de comida e isso pode ser explicado pelas mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher nesta fase.

Os chutes do bebê também estarão cada dia mais fortes, e poderão começar a incomodar daqui pra frente, mas não se preocupe, pois isso significa que você tem um bebê saudável, e que está louco pra nascer.

Portanto, se você está se perguntando: 26 semanas de gravidez são quantos meses? Saiba que são seis meses, e que logo sua gestação chegará ao fim, e, por isso, aproveite muito essa etapa.