Cuidados com a barriga na gravidez

Grávida, cuide de sua barriga! Veja quais os principais cuidados com a barriga na gravidez:

Teoricamente, ela é a parte do corpo da grávida em maior evidência. São para ela os principais olhares e é ela quem denuncia que há um bebê a caminho. As gravidinhas mais desinibidas deixam-na à mostra e, com o passar dos meses, a barriga vai crescendo e ganhando novas formas. Tudo isso é mágico e encantador! Até aparecerem as indesejadas estrias.

De acordo com especialistas no assunto, quase 90% das grávidas têm estrias gestacionais. Geralmente, elas começam vermelhas e depois ficam brancas, e costumam aparecer a partir do segundo trimestre da gestação (quarto mês). Além da barriga, elas surgem nas coxas, nos quadris, nas mamas e nos glúteos.

Mas calma! Isso não é regra. Algumas mulheres simplesmente não têm estrias e outras, buscam formas de evitá-las. Uma delas é manter o peso adequado durante a gravidez, já que engordar excessivamente e rápido colabora para o surgimento de estrias – que também são oriundas de alterações hormonais e de predisposição genética.

Cuidados com a barriga na gravidez

cuidados na barriga

Foto: Kipymagazine

Manter o peso adequado na gravidez não quer dizer sair por aí fazendo regimes ou dietas mirabolantes. Até porque isso é contraindicado. O ideal é que o cuidado com a alimentação seja anterior à gestação e mantido durante ela.

Para isso, faça exercícios físicos apropriados, opte por uma alimentação saudável e equilibrada – rica em nutrientes importantes para a mamãe e para o bebê –; mantenha a pele hidratada naturalmente ingerindo, no mínimo, dois litros de água por dia.

Outra forma de hidratar a pele, em especial a da barriga, é usando sabonetes e cremes indicados pelo seu obstetra (ou dermatologista) para o seu tipo de pele. Para essa finalidade os queridinhos são os cremes com antioxidantes e aqueles à base de vitamina E, manteiga de Karité, semente de uva, macadâmia e aloe vera. Óleos como o de amêndoa, o de oliva e o de argan também costumam trazer bons resultados.

 

Para garantir melhores efeitos, se possível, faça drenagem linfática. Esse método costuma minimizar a retenção de líquido (o inchaço) da barriga, dos quadris e das pernas. O uso de protetor solar com fator de proteção (FPS) acima de 30, também deve ser estendido à barriga.

Estrias anteriores à gestação não sofrem alteração, mas elas funcionam como sinal de que há predisposição para essas rupturas. Por isso, redobrem os cuidados.

Cremes, hidratantes, tratamentos a laser e outros métodos são eficazes para estrias, para manchas e para ressecamentos da pele da barriga, mas a alimentação adequada é mais barata e mais acessível. Por isso, incluam em suas refeições frutas, legumes, verduras, leite, carne, alimentos integrais, cereais e oleaginosas na quantidade correta. Minerais e as vitaminas contribuem para uma pele saudável e para a saúde da mamãe e do bebê.