Cansaço na gravidez por semanas, é normal?

Uma das reclamações mais comuns das gestantes é o grande cansaço na gravidez por semanas. Para quem está de fora, essa canseira extrema pode até parecer exagero ou uma forma de chamar atenção, mas só estando grávida mesmo para saber o quanto essa fadiga pesa e é real.

Por que a grávida sente tanto cansaço?

É muito comum a gestante apresentar cansaço no início da gestação. De acordo com a Dra. Fernanda Frossard, ginecologista e obstetra do Hospital Daniel Lipp, esse sintoma é uma adaptação do corpo a tantas mudanças que estão acontecendo. Há um aumento do volume sanguíneo, o que sobrecarrega o coração e pode dar esse sintoma até a completa adaptação do sistema circulatório.

“Já nos últimos três meses esse cansaço se dá mais por conta do volume uterino aumentado e do aumento de peso corporal como um todo, sem contar que as noites já não são as mesmas, por conta dos xixis e também do barrigão”, completa a Dra. Fernanda.

Foto: Pregnancyandbaby

Foto: Pregnancyandbaby

Portanto, é muito normal que as gestantes se sintam esgotadas durante a gestação. Os primeiros e os últimos três meses são os mais intensos. No primeiro caso, por conta da adaptação corporal à gestação de um bebê; e no segundo caso, por causa do desconforto com o tamanho e o peso da barriga. O trimestre do meio da gravidez (4 a 6 meses) é chamado de “lua-de-mel”, o momento mais tranquilo da gestação, em que os enjoos já estão passando e o peso da barriga ainda não incomoda tanto.

Cansaço na gravidez por semanas. É normal?

Cansaço excessivo pode significar algum problema?

Todas as gestantes vão sentir mais cansaço do que normalmente sentiam antes de engravidar, algumas mais e outras menos, incluindo também muito sono. A fadiga na gravidez não significa qualquer risco à saúde da mãe ou do bebê. Mas, segundo a obstetra Fernanda Frossard, cansaços excessivos têm a possibilidade de representar algum problema como uma anemia ou até uma sobrecarga exagerada do coração. O obstetra deve ser sempre avisado para que possa avaliar adequadamente a gestante e o próprio pré-natal pode acusar qualquer disfunção nesse sentido.

Leia mais: 8 dicas para relaxar na gravidez

Foto: Mamme24.it

Foto: Mamme24.it

Dicas para diminuir o cansaço na gravidez:

Mesmo sendo inerente à gestação, existem maneiras simples de minimizar o cansaço na gravidez. A Dra. Fernanda Frossard, do Hospital Daniel Lipp, listou algumas:

  • Usar meias elásticas compressivas é uma medida que pode ajudar.
  • Tente descansar o quanto for possível.
  • Alimente-se bem.
  • Atividades físicas acompanhadas por profissional da área pode ajudar muito, proporcionando bem estar e condicionamento físico para as mudanças que acontecerão daí pra frente.

Além disso, procure programar pequenos horários para descansar um pouco durante toda a gravidez. Alguns minutos de relaxamento podem fazer a diferença para o dia inteiro. Respeite seu corpo e não se esqueça de conversar com o obstetra se achar que algo pode estar errado.


    1. Avatar
      Cristiane isabel ferreira paz 8 de abril de 2016
    2. Avatar
      Dani Mayra 26 de abril de 2016
    3. Avatar
      Micheli 3 de julho de 2016
    4. Avatar
      Jenaina 17 de outubro de 2016

    Add Your Comment

    *