Fases do parto normal: quais são? Passo a passo

Você sabe quais são as fases do parto normal? Saiba um pouco mais sobre o assunto na matéria a seguir.

Incentivado pelos órgãos públicos e pela maioria dos profissionais de saúde, o parto natural (ou normal) traz diversas vantagens para as mamães e para os bebês. Claro, desde que a gestação seja saudável e indicada para este procedimento. Mesmo sendo bastante incentivado, ainda existem muitos mitos e falácias em relação ao parto normal, principalmente, sobre o tempo de duração, sobre as dores e as contrações (espécie de cólica menstrual forte ou pontadas no baixo ventre) precedentes ao nascimento do bebê.

Embora cada parto seja único e cada gravidez tenha suas peculiaridades, é importante que a gestante receba informações suficientes para se sentir segura diante dessa experiência. Por isso, vamos ajudar com algumas informações importantes sobre o trabalho de parto natural.

Grande parte dos partos naturais ocorre espontaneamente entre as 37ª e as 40ª semanas de gestação. Quase sempre com alguns sinais bem comuns, como a saída de um líquido gelatinoso (róseo) pela vagina e a saída do líquido amniótico (mais transparente). Nessa hora é quando ocorre o famoso “estourou a bolsa” que tanto ouvimos falar.

Parto normal – passo a passo da preparação

Sinais visíveis do início do trabalho de parto

As três principais fases do trabalho de parto normal são: a dilatação do colo do útero, a expulsão do bebê e por fim, a saída da placenta.

As contrações costumam ocorrer de forma irregular e aos poucos vão ficando intensas, em um intervalo de 10 minutos. Quando isso ocorrer, o mais indicado é ir para o hospital ou avisar o obstetra/obstetriz ou outro profissional de saúde que esteja acompanhando o pré-natal.

Como é a dor do parto normal? 

A dor do parto não é necessariamente igual para todas as gestantes. Assim como toda a experiencia da gestação, a dor do parto é muito relativa, é única para cada mulher. Ainda não é possível ter uma estimativa sobre a dor e duração do parto. Uma coisa é certa: Se as contrações aumentarem e o seu corpo reagir com dilatação, seu parto estará mais próximo e por consequência a dor logo terá fim.

Fases do parto normal: quais são?

1ª Fase

Dilatação: para que o bebê passe pelo canal da vagina é necessário que ocorra a dilatação deste local – que costuma alcançar dez centímetros de dilatação. Em geral, esta fase dura até 16 horas. O ideal é que a gestante dirija-se à maternidade ou hospital indicado, para receber os cuidados dos profissionais adequados.

É comum pedir as gestantes que elas inspirem profundamente – pois traz calma e alívio da dor; e também, é bom que elas caminhem, pois esses métodos auxiliam o bebê a ficar na posição correta para o nascimento.

parto normal cenas reais

Foto: Wesharepics

2ª Fase

O nascimento: quando a gestante atinge os 10 cm de dilatação, ela começa a expulsar o bebê. Esta é a hora em que ela precisa fazer força para ajudar o feto a sair pelo canal vaginal. Essa fase dura em torno de duas horas, no geral.

Em muitos casos, é necessário um corte na região do períneo (entre a vagina e o ânus) para facilitar o nascimento do bebê. Após o nascimento da criança, esse local é suturado (costurado).

parto normal video completo

Foto: Emedicine.medscape

3ª Fase

Saída da placenta: depois que o bebê já nasceu, a placenta também deve sair – espontaneamente ou com a ajuda do obstetra (obstetriz). Geralmente, o profissional faz massagens na barriga da gestante para estimular a placenta a se soltar mais fácil do útero. Esta é uma das fases do parto normal, chamada de dequitação e é a última do trabalho de parto.

 parto normal fotos

Foto: SOSrodzice

Parto normal – cenas reais

Para as gestantes ainda indecisas, a dica é: Assista vídeos! Como já sabemos, por se tratar de um parto normal, a mamãe que optou por dar à luz de forma natural demorará algumas horas para finalmente conhecer o bebê. Mas todos os processos do trabalho de parto podem ser gravados e se tornar um lindo registro para assistir no futuro. Selecionamos um lindo vídeo real que mostra, além das etapas do parto normal, a emoção dos papais nesse momento tão especial. Veja:

Parto normal de gêmeos

Muitas mamães não sabem, mas o parto normal de gêmeos é, geralmente, o mais indicado pelos médicos. Apesar de no Brasil as taxas de parto cesárea ser muito maior do que o parto normal, e ser um pouco mais difícil ouvir sobre um parto de gêmeos de forma normal ou natural, vale a pena insistir com o seu médico sobre o método.

É muito importante lembrar que a decisão para o parto natural não depende só da opinião da gestante, mas também da orientação do seu médico.

Leia mais: Partos normais: 7 vídeos reais

Parto normal – Fotos

A posição de cócoras contribui para abertura pélvica da mulher. Além de gerar menos dor, a posição também facilita a saída do bebê. Na foto, a gestante se apoiou em uma barra, mas também poderia ter o auxilio do médico, enfermeiro ou doula.

ver parto normal

Foto: Monet Nicole

Outra posição muito usada durante o parto normal é a gravida ficar de quatro. Geralmente ela é utilizada em partos em que não se utilizam nenhum tipo de anestesia. A posição também pode ser usada pelas mulheres na banheira, no chuveiro ou no chão.

 assistir parto normal

Foto: Bored Panda

Independente da posição, procure selecionar pessoas especializadas no assunto para te acompanhar no parto. Além do obstetra, as doulas estão sendo bastante procuradas pelas mamães que buscam pelo método natural.

 cenas de parto normal

Foto: Pop Sugar

Em muitas maternidades já é possível deixar o pai cada vez mais participativo nos parto. Além de assistir o parto, em alguns casos, o maridão pode até cortar o cordão umbilical do bebê.

parto normal fotos passo a passo

Foto: About A Mom

Parto natural

O parto natural na banheira tem se popularizado muito no Brasil. A vantagem do parto na água morna é que a mamãe consegue relaxar e amenizar as dores da contração.

assistir parto normal

Foto: Jessica Jackson Supplied

Geralmente os partos na banheira são realizados em casa. A grande vantagem do parto domiciliar é a presença da família nesse momento tão especial. Em muitos casos, o pai e os filhos mais velhos podem entrar na água e participar ativamente do nascimento do novo integrante da família.

Foto: Vannessa Brown

Confira esse vídeo emocionante de um parto natural domiciliar na banheira. Nesse caso, o papai participou bastante durante todo o parto. Acompanhada da doula e do marido, a mamãe teve uma experiência incrível de dar à luz em sua própria casa. Registro lindo que poderá ser compartilhado com os amigos e familiares.

 

Esse tipo de parto é realmente um momento exclusivo da mamãe, apesar do auxilio dos médicos, enfermeiros ou doula, será a gestante que fará a força necessária para que o bebê possa vir ao mundo. Se você tem o desejo de ter seu bebê por meio do parto normal, converse com seu médico, esclareça todas as suas dúvidas e sinta-se preparada para essa experiência única e maravilhosa. Temos certeza que após pegar o seu bebê no colo pela primeira vez, todas as dores sentidas serão esquecidas. Vale a pena!

Fases do parto normal: quais são? Passo a passo
4 (80%) 1 vote[s]

    1. Avatar
      laiane 6 de maio de 2016
    2. Avatar
      patrocinionice 6 de maio de 2016
    3. Avatar
      Jessica 8 de maio de 2016
    4. Avatar
      Jessica 8 de maio de 2016

    Adicione um comentário

    *