Parto de gêmeos – É melhor normal ou cesárea?

Muitas mulheres acreditam que para gravidez de gêmeos a única alternativa é a cesárea. Mas não é bem assim. Segundo os médicos, o mais indicado é que seja feito o parto normal, desde que hajam condições favoráveis para ele.

Parto normal é o mais indicado

O parto normal é o mais indicado para as gestações de gêmeos. No entanto, a condição ideal é que ambos os bebês estejam posicionados de cabeça para baixo – o que infelizmente só acontece em 40% dos casos. Em outros 40%, um bebê está com a cabeça para baixo e o outro não. Nestas situações, o parto normal ainda pode ser realizado porque existem manobras que possibilitam o nascimento do segundo bebê.

Leia ainda: Direitos das gestantes nos planos de saúde

Questione o seu médico

No Brasil, a grande maioria dos partos é feita por cesárea e é difícil encontrar uma mulher que tenha tido gêmeos por parto normal. Ainda no início da gestação, informe ao seu médico sua vontade de ter seu bebê por meio do parto normal. Ao final, o profissional fará a avaliação para verificar se será possível.

Foto: 2.bp.blogspot.com.

Foto: 2.bp.blogspot.com.

Benefícios do parto normal

No caso dos gêmeos, os benefícios do parto normal são os mesmos das gestações de um único filho. Os riscos são menores quanto a hemorragias e infecções hospitalares, a recuperação é mais rápida, menos medicamentos são utilizados, o leite surge mais facilmente, dentre outras.

Nascimento antes da hora

É muito comum que os nascimentos dos gêmeos ocorram antes da 40ª semana. Os pequenos geralmente vêm ao mundo na semana de número 36. De qualquer maneira, o ideal é que fiquem no útero materno o máximo de tempo possível.

Adaptação

Os primeiros meses com dois bebês recém-nascidos é de prática e aprendizado. Com o perto normal e a recuperação mais rápida, você vai poder cuidar dos seus pequenos mais o quanto antes.


    1. Avatar
      Fabiane 17 de abril de 2016
    2. Avatar
      Daiane Andrade 19 de junho de 2016

    Add Your Comment

    *