Engravidar com diu é perigoso? Quais são os riscos?

Engravidar com diu é perigoso? Existe a possibilidade? Confira nessa matéria:

A sigla DIU é utilizada para denominar o dispositivo intrauterino, um método contraceptivo que possui 99% de eficácia contra a gravidez.

Ainda que com baixa probabilidade, existe a possibilidade de ficar grávida mesmo utilizando esse método contraceptivo.

A seguir falaremos um pouco mais sobre como pode ocorre uma gravidez mesmo utilizando o método, sobre os riscos associados à gravidez com DIU e se é possível uma remoção do dispositivo em uma eventual gravidez.

Engravidar com diu é perigoso?

 engravidar com DIU é perigoso?

Mas será que engravidar com DIU é perigoso?

É possível ocorrer uma gravidez mesmo utilizando DIU?

A chance é muito pequena de que você engravide dessa forma, mas caso ocorra pode ser que você esteja enquadrada nas pequenas estatísticas de pessoas com as quais o método apresenta falhas.

Além disso, pode ser que o DIU esteja mal encaixado, então é muito importante fazer um ultrassom logo após a colocação dele, para evitar eventuais problemas.

Veja também: Anticoncepcional que não engorda e não retém líquido existe?

Quais são os riscos de engravidar com DIU?

Existem diversos riscos associados à gravidez com DIU, dentre eles estão os relacionados a seguir:

Aborto espontâneo

O risco de ter um aborto espontâneo aumenta muito quando você engravida com um DIU, e mesmo depois que você retira o dispositivo, os riscos de que um aborto aconteça continuam altos.

É importante que um médico monitore de perto uma gravidez que ocorreu com DIU, mesmo depois da retirada, para que diminua ao máximo o risco de um aborto.

 gravidez com diu mirena

Foto: CreationCz

Parto prematuro

Existe também o risco de que seu bebê nasça prematuro caso tenha engravidado com DIU, pois existe um maior risco de que a bolsa amniótica se rompa, e o bebê pode vir ao mundo já a partir dos 5 meses de gestação.

No entanto, apesar do risco do bebê nascer prematuro ser alto, o DIU não aumenta as chances de ele nascer com problemas congênitos.

Gravidez ectópica

A gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fica alojado nas trompas de falópio ao invés de ficar no útero,  e por isso esse tipo de gravidez é também chamada de tubária.

Mulheres que engravidaram com DIU tem um maior risco de ter este tipo de gravidez, que pode inclusive levar à morte.

É possível a remoção do DIU durante a gravidez?

Sim, é possível a remoção do DIU assim que você perceber que está grávida, lembrando que os sintomas da gravidez com o dispositivo intrauterino são os mesmos que a gravidez comum.

O recomendável é que a remoção seja realizada com até 12 semanas de gestação, pois, após isso, o risco de ter um aborto espontâneo aumenta muito.

Consulte um médico para saber se é possível fazer a extração do DIU, pois dependendo do posicionamento dele pode haver dificuldade para remover.

O DIU é, portanto, um excelente método contraceptivo, com quase 100% de eficácia, mas existem casos de gravidez mesmo utilizando ele, então é preciso ter cuidado.

Não deixe de consultar seu médico caso esteja desconfiada de uma possível gravidez, pois ele será a melhor pessoa para te orientar neste momento.

Avalie esta matéria!

  • Adicione um comentário

    *