Dentes do Bebê: sintomas, ordem do nascimento e fotos

Uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é higiene pessoal do bebê é sobre os dentinhos


Um momento muito aguardado pelos pais é o surgimento dos primeiros dentes do bebê, mas isso também gera uma série de dúvidas, como: quando os dentes nascem, se é normal o bebê ter febre, se é preciso escovar, entre outras questões.

O que muita gente não sabe é que os dentinhos começam a se desenvolver quando o bebê ainda se encontra dentro do útero e o tempo que leva para os primeiros começarem a despontar pode variar de uma criança para outra.

Para explicar tudo o que a mãe de primeira viagem precisa saber, confira esse guia explicando as principais informações para cuidar da melhor maneira do bebê nessa importante fase.

   

Com quantos meses nasce dente do bebê?

Não há uma idade certa para que os dentinhos do bebê comecem a surgir, mas geralmente eles aparecem dos 6 aos 14 meses de vida da criança. O que vai determinar o tempo é o ritmo biológico de cada bebê.

Os chamados “botões dentários”, que consistem na base para que os dentes cresçam, já começam o seu desenvolvimento enquanto o bebê ainda é um feto. Há casos onde os bebês podem ter os primeiros dentes já com 3 meses, enquanto outros apenas próximos a completar um 1 ano e meio de idade. Porém, aos 3 anos de idade, o bebê já terá todos os dentes de leite.

Ordem do nascimento dos dentes

Apesar de não existir uma ordem considerada exata, os primeiros dentes a nascer costumam ser os frontais de baixo, que já podem aparecer por volta dos 5 meses de vida. Mas, como já foi citado anteriormente, cada bebê tem o seu tempo.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Abaixo segue a ordem mais comum do nascimento dos dentes do bebê:

Dentinhos Idade
Dentes incisivos inferiores 5 aos 12 meses
Dentes laterais superiores e inferiores 9 aos 12 meses
Caninos superiores e inferiores 18 aos 24 meses
Dentes incisivos superiores 7 aos 10 meses
Primeiros molares superiores e inferiores 12 aos 18 meses
Segundos molares inferiores e superiores 24 aos 30 meses

Sintomas de dente nascendo

Quando o processo de erupção dos dentes se inicia, os pais podem ficar sem saber como agir ao vê-lo chorar e recusando a se alimentar. Por essa razão, saber reconhecer os sinais que indicam que os dentinhos do bebê estão para nascer é muito útil para poder antecipar as formas de minimizar os incômodos provocados por esse momento.

sintomas do nascimento dos dentes

Cada criança vai reagir de um jeito, mas os sintomas mais comuns são os apresentados a seguir:

Bebê baba mais que o normal

Um dos sinais de nascimento dos dentes é quando o bebê começa a babar bastante. Não há o que fazer em relação a esse aumento na produção de saliva, mas é preciso ter cuidado para que a roupinha do bebê não acabe ficando muito molhada. Dessa forma, é possível evitar que ele venha a se resfriar ou pegar uma gripe.

Irritação ou nervosismo

O bebê pode ficar mais irritado e chorar aparentemente sem motivo algum. Além de a região poder ficar dolorida, isso se deve ao fato de o bebê se sentir incomodado com o nascimento dos dentes, já que nunca experimentaram uma sensação parecida na boca.

Falta de apetite

O movimento de sugar que o bebê faz ao mamar faz com que a região da gengiva fique mais irrigada de sangue. Por já se encontrar inchada, acaba aumentando o desconforto, o que leva alguns bebês a rejeitar o peito ou alimentos.

O ideal é oferecer alimentos que ele goste muito, que não precisem ser mastigados e que sejam fáceis de engolir.

Morde tudo o que encontra

Procurar algo para morder é uma atitude instintiva do bebê, principalmente quando os dentes estão nascendo. Nessa fase, o melhor a fazer é oferecer mordedores para que ele possa se entreter e tomar cuidado para que ele não leve nenhum objeto perigoso à boca.

Perda de sono

A dor nas gengivas do bebê pode interferir no sono, fazendo com que ele acorde durante à tarde ou à noite. Na hora de dormir, é preciso deixar a criança bem tranquila, dar colo e fazer o possível para que ele tenha uma boa noite de sono.

Primeiros dentes do bebê

Os primeiros dentes do bebê, que recebem o nome de incisivo central inferior, são fáceis de identificar. Como eles provocam uma coceira que incomoda a gengiva, ela pode ficar avermelhada.

Há casos onde o primeiro dente surge já no primeiro mês de vida do bebê, ou até mesmo está aparente quando o bebê nasce. Porém, isso é algo raro de acontecer. Esse é o chamado de dente neonatal e o odontopediatra deve ser consultado para avaliação. Isso porque é preciso verificar se o dente tem raiz e se não há algum tipo de alteração.

Como escovar os dentes corretamente

Um ponto importante e que costuma causar dúvidas aos pais é se é necessário escovar os dentes do bebê e como fazer a correta higienização. Apesar de o uso da escova de dentes não ser necessária no início, fazer a limpeza é fundamental.

A higienização é feita com o uso de gazes ou dedeiras de silicone, ambas podem ser encontradas em qualquer farmácia. Outro item a seu usado é um creme ou gel dental (sem flúor). Apenas uma pequena quantidade já é o suficiente para a limpeza.

Esse vídeo do Canal Macetes de Mãe ensina o jeito correto de fazer a higienização dos dentinhos do seu bebê:

A gengiva deve ser esfregada com firmeza, sem precisar se preocupar em ferir a gengiva do bebê, pois tanto a gaze como a dedeira são bastante maleáveis e por isso não causam danos.

Toda a gengiva deve ser escovada, incluindo os locais onde ainda não nasceram os dentes. Em relação ao uso da escova de dente, o mais indicado é que ela comece a ser utilizada depois que os dentes do fundo já tiverem nascido.

Primeira escova de dente, qual escolher?

Outra dúvida recorrente é em relação à primeira escova de dentes. De acordo com especialistas, ela deve ser usada apenas quando os bebês já possuem uma coordenação motora que permite segurar objetos, o que acontece entre os 3 meses a 1 ano.

A primeira escova deve ser semelhante a um mordedor, que seja capaz de estimular a erupção dental e também acalmar o bebê. Além disso, o ideal é que essa escova também permita estimular a percepção tática e visual da criança, com cores e formatos divertidos.

Outro detalhe importante é que esse mordedor tenha na ponta uma escovinha de borracha, o que permite que o bebê faça a limpeza dos dentes de maneira inconsciente.

Como escolher a escova de dente ideal para o bebê

Veja no vídeo a seguir como escolher a escova de dente ideal para o seu bebê de 0 a 3 anos:

Como os dentes e gengivas são bem sensíveis, a escova deve ser macia e desenvolvida especialmente para cuidar dos dentes de crianças menores de 3 anos. A troca da escova é feita a cada três meses ou ao notar que as cerdas estão gastas.

A pasta de dente deve estar de acordo com a faixa etária da criança, pois elas contêm menos flúor do que as feitas para adultos. O recomendado é usar as pastas com sabores de frutas e evitar os sabores intensos, como o mentol. Caso a criança não cuspa e acabe engolindo a pasta de dentes, não há motivo para se desesperar, pois é completamente seguro.



Como aliviar o desconforto dos primeiros dentinhos

Uma das maneiras de aliviar o desconforto do bebê é fazendo uma massagem na gengiva. Ela deve ser feita suavemente de forma circular, usando a ponta do polegar (que precisa estar bem limpo). O ideal é fazer a massagem após o banho, pois é quando o bebê está mais relaxado.

O frio também ajuda a aliviar a sensação de dor e, por isso, uma boa ideia é colocar alguns brinquedos ou mordedores na geladeira e oferecer ao bebê enquanto estiverem frios. Se o bebê já se alimenta, a dica é dar alimentos mais frios, como frutas amassadas.

Remédio para o dente bebê nascendo

Há médicos que recomendam o uso de pomadas com efeito analgésico para aliviar o desconforto na gengiva do bebê. Porém, também há aqueles que rejeitam o seu uso.

Entre os medicamentos que são recomendados está o Camomilina C e o Paracetamol Baby. Apesar disso, alguns profissionais afirmam que qualquer tipo de medicamento deve ser oferecido ao bebê apenas quando for realmente necessário.

Nunca é demais ressaltar que qualquer remédio deve ser ingerido apenas sob prescrição de um médico. Por isso, o mais indicado é buscar a orientação de um profissional antes de dar um remédio para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes do seu bebê.

escovando os dentes do bebe

Dor de dente pode dar febre no bebê?

Quando os dentes começam a romper a gengiva do bebê, é comum que pais e mães percebam o surgimento da febre. Realmente, o nascimento dos dentinhos pode provocar um pequeno aumento na temperatura do bebê, o que geralmente não ultrapassa os 38 graus.

Quando a temperatura ultrapassa essa marca, o recomendado é levar a criança para ser atendida em uma unidade de saúde. Ao notar que a febre está alta, uma forma de ajudar a diminuir é dar um banho morno e, caso o bebê esteja muito agasalhado, desagasalhar um pouco.

Porém, ainda há outros fatores que podem estar relacionados à febre. Como a dentição acontece geralmente na fase em que a criança começa a levar objetos à boca, isso pode resultar em infecções, levando o bebê a apresentar febre. Devido à essa coincidência, o sintoma muitas vezes acaba sendo confundido com uma febre provocada pelo nascimento dos dentes.

Bebê nascendo dente com 3 meses: mito ou verdade?

Apesar de ser uma situação não muito comum, pode sim acontecer de o primeiro dente do bebê surgir com apenas 3 meses de vida. Isso não é problema, pois cada bebê tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Além disso, a sequência em que os dentes começam a surgir podem variar de uma criança para outra. Porém, é bom prestar atenção para ter a certeza de que não se trata de algum tipo de anormalidade no desenvolvimento dentário do bebê.

nascendo dentes

Um sinal de que algo não está certo é quando um dente nasce e o seu correspondente, que deveria nascer no outro lado da boca, não aparece. Por conta disso, é fundamental visitar o odontopediatra periodicamente para verificar se existe algum tipo de alteração.

Caso algo seja detectado, é possível realizar um tratamento preventivo, que evita que a dentição se desenvolva de forma que errada, além de prevenir o aparecimento de cáries.

Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer dente?

Durante o processo de nascimento dos dentes, a gengiva coça e incha para, enfim, ser rasgada pelo surgimento do dente. Isso deixa a região mais vermelha e, em alguns casos, pode resultar em uma febre baixa.

Também pode acontecer um pequeno sangramento na gengiva, no local onde o dente vai nascer. Todo esse incômodo deixa o bebê irritadiço e de mal humor. Para reduzir a inflamação e o incômodo, uma compressa fria é uma ótima aliada.

Manchas vermelhas na pele do bebê pode ser dente?

Apesar de ser algo que não acontece frequentemente, manchas vermelhas podem aparecer na pele do bebê durante a fase do nascimento dos dentes. O motivo para isso se deve ao aumento da saliva, que pode contaminar a região.

Como o bebê tem uma pele sensível, há a possibilidade de provocar uma dermatite, causando coceira, vermelhidão e até o surgimento de bolhas.

Quantos dentes de leite uma criança tem?

numero de dentes da criança

A dentição completa do bebê ocorre quando todos os dentes de leites se tornam aparentes. A quantidade total é de 20 dentes de leite, entre eles os incisivos, caninos e molares inferiores e superiores. Isso quer dizer que cada arcada dentária contém 10 dentes.

Cuidar dos dentes do bebê desde o seu surgimento é fundamental para que eles se mantenham sempre saudáveis. Isso também favorece quando chegar o momento da dentição permanente da criança, que ocorre até os 12 anos de idade.

Referências

bebe.abril.com.br/parto-e-pos-parto/com-quantos-meses-nascem-os-primeiros-dentinhos/

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2017/03/os-dentes-do-bebe-e-da-crianca-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/existe-uma-escova-de-dentes-propria-para-cada-fase-da-vida,625c3da982a2b310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

rmaodontologia.com.br/quantos-dentes-de-leite-tem-uma-crianca/

https://www.maemequer.pt/a-vida-com-o-seu-bebe/regresso-a-casa/uma-nova-

familia/dentes-do-seu-bebe-estao-a-nascer/

http://meu-bebe.com/dentes-do-bebe/

https://www.tuasaude.com/dentes-do-bebe/

Dentes do Bebê: sintomas, ordem do nascimento e fotos
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*