Bebê dormir de bruços: prejudica? veja os riscos e a posição ideal do sono

Descubra qual a posição correta para deixar o seu bebê dormir e como essa medida pode prevenir consequências graves durante o sono


soninho

Uma questão recorrente entre as mães é a dúvida sobre a melhor posição para colocar o seu filho pequeno para dormir, principalmente quando se trata de deixar o bebê dormir de bruços.

Muito é falado a respeito dos riscos de o bebê dormir com a barriga para baixo, mas será que isso é realmente perigoso? Enquanto algumas pessoas dizem que há riscos e outras dizem que não passa de um mito, especialistas garantem que essa posição pode trazer sérios problemas para o bebê.

Para deixar as dúvidas de lado, entenda a verdade sobre a melhor posição para o bebê dormir e qual o motivo que faz com que a posição de bruços seja tão perigosa nos primeiros meses de vida da criança.

   

O que é dormir de bruços?

Dormir de bruços é quando nos deitamos na posição em que a barriga fica virada para baixo. Um argumento comum entre as mães é que, quando o bebê se deita nessa posição, ou quando elas se deitam na cama e colocam o bebê de bruços sobre o seu corpo, ele pode acabar dormindo mais rápido e mais tranquilo.

Entretanto, apesar de essa ser considerada uma posição confortável para o bebê, ajudando também a reduzir as cólicas e o refluxo, não consiste em uma posição que seja recomendada pelos pediatras.

Há também quem defenda que sempre deixou o bebê nessa posição e nada de ruim aconteceu com ele, mas deixar o bebê dormir de bruços pode fazer com que ele acabe se sufocando.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao

Por esse motivo, não é indicado colocar o bebê de bruços e nem de lado para dormir, pois a posição de lado aumenta a chance de que ele se vire de barriga para baixo.

Bebê dormir de bruços é prejudicial?

Como já foi mencionado, apesar de as chances serem pequenas, dormir de bruços pode fazer com que o bebê sufoque. O risco é ainda maior quando se trata de um recém-nascido.

Quando acontece de o bebê dormir de bruços, ele acaba respirando o mesmo ar que expira, ou seja, o ar que é composto em grande parte por gás carbônico e pouca quantidade de oxigênio.

Isso pode fazer com que ele se asfixie aos poucos, o que não acontece com adultos ou crianças maiores pois, diferente dos bebês, possuem o reflexo para mudar de posição quando isso acontece.

Além disso, de acordo com especialistas, quando o bebê dorme de bruços, ele corre o risco de sofrer a chamada síndrome da morte súbita infantil. Esse fenômeno é mais comum em bebês menores de 6 meses de vida e acontece quando ele morre durante o sono, sem nenhuma explicação aparente.

Apesar de ainda não existir uma comprovação científica a respeito da posição que o bebê dorme com a morte súbita, pesquisas revelaram que as crianças que dormem de bruços tem mais chances de sofrer com essa síndrome do que aquelas que dormem em outras posições.

E se o bebê virar durante a noite?

Quando o bebê chega aos 6 meses de idade, é comum que ele comece a se virar de bruços enquanto dorme, já que a sua musculatura vai se fortalecendo enquanto se desenvolve.

Conforme o bebê cresce, os riscos em dormir na posição de bruços vão sendo reduzidos, não havendo a certeza de que essa posição realmente seja prejudicial para o bebê com essa idade.

Por esse motivo, não é preciso que os pais se apavorem quando o filho começar a se virar sozinho enquanto dorme, pois ele já estará preparado para mudar de posição caso se sinta incomodado.

Como não é possível que os pais fiquem vigiando o sono da criança durante a noite toda, o que pode ser feito é, na hora de colocar o bebê para dormir, deixá-lo na posição de barriga para cima. Quando notar que ele estiver dormindo de bruços, basta virá-lo novamente.

Uma recomendação é evitar que o bebê use um colchão que seja muito mole, pois isso pode dificultar a respiração caso ele se vire enquanto dorme e fique com o nariz posicionado para baixo. Esse tipo de colchão também torna mais difícil para que a criança possa se virar sozinha. Por isso, o colchão mais indicado para crianças com até 3 anos de idade é o com densidade 18, que seja firme e feito de espuma.

Outra maneira de evitar que a criança acabe correndo o risco de ter a sua respiração bloqueada durante o sono é não deixar mantas, travesseiros, os bichinhos de pelúcia dentro do berço. Apenas agasalhe a criança de acordo com o clima e deixe o berço livre de objetos.

Posição ideal para o bebê dormir        

posicao correta para o bebe dormir   

Tanto os pediatras como o Ministério da Saúde afirmam que a melhor posição para o bebê dormir, seja durante o dia ou à noite, é mantê-lo com a barriga para cima. Por isso, sempre que notar que o bebê estiver dormindo de bruços, ele deverá ser colocado na posição de barriga para cima.

O motivo pelo qual dormir com a barriga para cima é considerada a melhor posição para o bebê é porque ela permite uma respiração melhor, além de evitar que algo acabe por obstruir as vias respiratórias enquanto a criança estiver dormindo.

Um receio dos pais é que o filho vomite enquanto dorme e acabe se engasgando se estiver com a barriga para cima. Mas, se acontecer de o bebê vomitar quando estiver nessa posição, ele poderá tossir ou então vai virar a cabeça para o lado, o que vai chamar a atenção dos pais.

Por outro lado, se estiver na posição de bruços e começar a se asfixiar, isso acontece lentamente e nem o bebê ou os pais vão perceber, o que torna essa posição perigosa.

Colocar o bebê de barriga para cima também traz outros benefícios para ele, pois diminui as chances de ter uma crise de nariz trancado ou vir a ter uma infecção de ouvido. O motivo ainda não é totalmente conhecido, mas pesquisas mostraram que as crianças que dormem nessa posição desenvolvem menos esse problema.

Já sobre a posição de lado, ela antes era considerada pelos médicos como a melhor posição para o bebê dormir. A razão é porque acreditava-se que as chances de o bebê vomitar eram menores, pois a digestão ocorreria mais rápido.

Porém, com o passar do tempo, entendeu-se que essa posição também não é recomendada, pois além de ser instável e possibilitar que o bebê vire com a barriga para baixo ao dormir, ainda pode trazer complicações no pescoço ou na coluna da criança, que está em fase de desenvolvimento.

Com quantos anos a criança pode dormir de bruços?

A fase mais segura para o bebê poder dormir de bruços é quando ele já é capaz de rolar sozinho para os lados, permitindo que fique tanto com a barriga para cima como de barriga para baixo. Essa fase do desenvolvimento acontece aos 6 meses de idade.

Quando a criança já sabe rolar para os dois lados sem ajuda, não é mais necessário posicioná-lo com a barriga para cima se ele se virar durante o sono. Mesmo assim, na hora de colocar a criança para dormir, deve ser sempre posicionada com a barriga para cima.

Porém, é apenas a partir de 1 ano que será totalmente mais seguro para a criança dormir de bruços. Isso porque, com essa idade, o bebê já é capaz de ter o reflexo de se virar sozinho enquanto dorme, caso esteja de bruços e se sinta desconfortável.

posição de dormir



Riscos de morte súbita

A síndrome da morte súbita infantil (sigla Sids, em inglês), também é conhecida como morte do berço ou síndrome da morte súbita do lactante. Não se trata de uma doença, mas sim de um diagnóstico.

Essa síndrome é caracterizada pela morte repentina do bebê que estava aparentemente saudável, e nem mesmo a autópsia é capaz de identificar qual foi o motivo da morte.

Uma das teorias a respeito da morte súbita é que o bebê que sofre com a síndrome apresenta um problema cerebral na região que é responsável pelo controle da respiração e do despertar. Isso acabaria dificultando a reação instintiva quando algo bloqueia a entrada de ar nos pulmões, levando-o a se sufocar ao dormir.

O risco de morte súbita em bebês menores de 6 meses é bem maior do que em bebês com idade mais elevada. Em relação à posição em que o bebê dorme, estudos apontam que o risco da morte súbita é cerca de 70% maior para aqueles que dormem na posição de bruços.

Como prevenir a síndrome da morte súbita

Apesar de não existir uma maneira de impedir que a morte súbita aconteça, algumas medidas de segurança são importantes, pois podem reduzir os riscos.  Dessa forma, é possível evitar que o bebê acabe sufocado ou estrangulado enquanto dorme.

O que pode ser feito para prevenção:

  • Colocar o bebê na posição de barriga para cima na hora de dormir
  • Não colocar muito agasalho
  • Evitar fumar ou que outras pessoas fumem próximo ao bebê
  • Usar um berço portátil caso precise deixar o bebê na cama

É bom lembrar que os riscos de morte súbita são muito pequenos. Por isso, o melhor a fazer é tomar as devidas providências e se manter tranquila.

criança dormindo

E se o bebê tem refluxo e dorme melhor de bruços?

Todo bebê tem o chamado refluxo fisiológico, que é caracterizado pelo retorno ao esôfago do conteúdo gástrico. Porém, há aqueles que sofrem com a doença do refluxo, o que pode causar, além do refluxo, cólicas e dor.

Isso faz com que algumas mães prefiram deixar o bebê dormir de bruços, de forma a reduzir o incômodo. Durante muito tempo, especialistas recomendaram que o bebê que sofria com esse problema dormisse com a barriga para baixo.

Apesar dessa posição provocar uma melhora no caso do refluxo, aumenta os riscos de o bebê vir a ter uma morte súbita. Por esse motivo, o melhor a fazer é evitar essa posição.

Algumas dicas que ajuda a aliviar as cólicas e outros sintomas do bebê que sofre com refluxo são citadas a seguir:

  • Fazer uma massagem suave na barriga do bebê, conhecida como shantala.
  • Usar um sling faz com que o contato da pele do bebê com a pele da mãe ajude a diminuir o choro causado pela cólica.
  • A cólica pode ser aliviada usando uma bolsa de água quente. Como a pele do bebê é muito sensível, é preciso tomar cuidado na hora de colocá-la próxima ao bebê.

O tratamento para o refluxo deve ser feito com o acompanhamento do pediatra, que precisa avaliar as causas e então indicar qual a melhor solução para reduzir esse problema, que geralmente desaparece conforme o bebê cresce.

O pediatra poderá indicar que, no caso de refluxo, o bebê seja posicionado de lado para dormir, já que a posição ajuda a esvaziar mais rapidamente o estômago, evitando a regurgitação. Porém, o melhor a fazer é conversar com o pediatra a respeito da melhor posição e seguir as instruções dadas por ele.

medico de bebes

É seguro o bebê dormir no bebê-conforto?

Uma pesquisa feita nos EUA revelou que não é seguro deixar o bebê dormir em cadeirinhas, assento do carro ou bebê-conforto. Isso porque existe o risco de a criança acabar se estrangulando no cinto de segurança, já que a pesquisa apontou 50 casos de mortes nessas situações.

Por esse motivo, o indicado é que a criança use a cadeirinha apenas para a sua segurança durante o trajeto do carro. Deixar que o bebê dormindo no assento sem qualquer supervisão pode levar ao risco de uma asfixia.

Apesar de os riscos serem pequenos, o melhor a ser feito é, sempre que possível, alguém acompanhar o bebê durante a viagem ou evitar que o bebê fique dormindo no carro.

Como foi explicado, deixar o bebê dormir de bruços quando ele ainda é muito pequeno não é algo recomendado, pois pode trazer riscos para ele. Além disso, outras medidas também devem ser tomadas para que a criança durma tranquila e sem o risco de qualquer acidente.

Referências

blog.emporiodobebeecia.com/index.php/2017/01/25/posso-deixar-meu-bebe-dormir-de-brucos/

https://bebemamae.com/bebes/a-partir-de-quando-e-seguro-o-bebe-dormir-de-barriga-pra-baixo

pediatriadescomplicada.com.br/2016/05/23/porque-os-bebes-devem-dormir-de-barriga-para-cima/

trocandofraldas.com.br/bebe-pode-dormir-de-brucos/

jolimome.com.br/meu-filho-dorme-de-barriga-para-baixo-o-que-devo-fazer/

https://euamomeubebe.com.br/artigos/bp-como-o-beb-deve-dormir

vibrasaude.com/maternidade/melhor-posicao-para-o-bebe-dormir/

Bebê dormir de bruços: prejudica? veja os riscos e a posição ideal do sono
Avalie esta matéria!

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*