Search
Search
X

38 graus é febre em bebê? Tire suas dúvidas

Febre no bebê: Quando devo me preocupar e medicar o pequeno?

Quando o bebê está com febre, é normal que os pais fiquem preocupados. Porém, nem sempre qualquer alteração na temperatura é motivo para procurar um pediatra. Entenda os motivos e veja o que fazer em caso de febre em bebê.

A partir de quantos graus é febre?

Em geral, a febre é considerada quando a temperatura corporal passa de 37 graus Celsuis. Porém, algumas crianças podem apresentar 37,5 graus sem que com isso seja considerado que estejam com algum tipo de problema.

De acordo com os médicos, se o bebê apresentar até 38 graus, mas não apresentar choro nem se manter muito quieta, não há tanta razão para preocupação. Mas se o seu filho estiver se comportando estranhamente, não quiser mamar ou brincar, é preciso procurar um médio o mais rápido possível.

Qual é a temperatura normal de um bebê?

quanto é febre em bebê

Se o bebê é mantido muito aquecido com roupinhas ou cobertores em excesso, a temperatura do seu corpo irá aumentar, o que pode ser confundido com uma febre.

Por isso, para ter mesmo certeza de que se trata de uma febre, o ideal é desagasalhar o bebê e dar um banho nele. Depois disso, meça a temperatura novamente para ver se ela baixou.

Caso o seu bebê tenha menos de 3 meses de idade e apresenta uma temperatura superior a 37,8 graus, retire um pouco das suas roupinhas e aguarde por meia hora. Se a febre não baixar, é preciso buscar atendimento médico.

Se tem menos de um mês, é necessário que qualquer febre em bebê seja avaliada por um pediatra, pois será preciso fazer alguns exames para avaliar se ele está com algum tipo de infecção bacteriana.

O que causa febre?

38 é febre

Foto: Briana Gunn

A febre surge quando os macrófagos presentes no organismo encontram algo estranho, o que pode ser um vírus, fungos ou então bactérias. Eles agem eliminando a maior quantidade possível de invasores e enviam uma mensagem ao cérebro para que ele eleve a temperatura corporal.

 Com a temperatura elevada, é possível eliminar alguns tipos de bactérias, além de aumentar a produção de glóbulos brancos, que atuam na eliminação dos invasores.

Por conta disso, a febre ajuda no combate a infecções, sendo um processo natural do nosso organismo.



Leia mais: Farmacinha do bebê – O que comprar

Como baixar febre de bebê?

Se o seu filho estiver chorando muito, vomitando ou desconfortável, mantenha-o com roupas que sejam adequadas para a temperatura ambiente, ou seja, nem muito agasalhado e nem pouco agasalhado.

febre em bebê

Foto: Verywell

O suor excessivo durante a febre pode deixar o bebê desidratado. Por esse motivo, ofereça bastante líquido para ele, o que pode ser o leite materno ou em pó. Se o bebê for maior, dê uma sopinha leve ou suco de frutas.

Dar um banho morno é recomendado, mas nada deve ser colocado na água. Antes de dar qualquer remédio para o bebê na primeira vez, consulte sempre um pediatra antes.

Quando procurar um médico?

Caso a febre em bebê apresentar outros sintomas, como ficar muito sonolento, apresentar uma respiração ofegante, fica chorando ou gemendo, tiver manchas pelo corpo ou tiver uma convulsão, é preciso que ele seja imediatamente levado para o pronto-socorro.

Quando ocorre a primeira febre do bebê, é normal que os pais se sintam preocupados. Para que fiquem mais tranquilos, o ideal é procurar um pediatra nesse caso.

38 graus é febre em bebê? Tire suas dúvidas
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*