Como não descuidar da saúde bucal das crianças nas férias

As férias escolares já estão aí. Com elas, as crianças mudam a rotina: não é mais preciso acordar cedo para ir à escola, estudar durante as tardes ou dormir antes das dez da noite.

Em muitas casas, hábitos de higiene também são deixados de lado: não há mais horário ou obrigação de escovar os dentes, por exemplo, após todas as refeições. Junte ainda o fato de que o cardápio também torna-se mais variado e cheio de guloseimas. Com tudo isso, perigos como a cárie surgem. Então, como não descuidar da saúde bucal dos pequenos?

Os adultos devem dar o exemplo

O primeiro passo é não fazer do momento de escovar os dentes algo chato. Desde cedo, incentive seu filho e mostre todos os benefícios da escovação. Vá junto e escovem juntos. É preciso dar o exemplo. Ensine também a utilizar o fio dental. Se necessário, compre escovas com temas de personagens infantis e creme dental colorido com gostinho diferente.

Leia ainda: Dicas para não engordar mais que o necessário durante a gestação

Foto: portalbare.

Foto: portalbare.

Mudando o horário

Muitas crianças associam a hora da escovação ao momento pré-sono, já que logo em seguida são levados à cama. Já que nas férias não há hora para dormir, mude a ordem dos fatos: leve seu filho para escovar os dentes e usar fio dental logo após o jantar.

Alimentação saudável

Vale a pena tentar incluir alimentos mais saudáveis na dieta das crianças, já que além de mais nutrientes eles possuem ainda menos açúcar e acidez, que propiciam a formação de cáries. Troque o refrigerante por sucos naturais, por exemplo.

Cuidando da escova

Diante de todas essas dicas, é preciso se lembrar da escova de dentes. Ela precisa ser escolhida respeitando a idade da criança. A troca deve ocorrer ais ou menos de dois em dois meses.


  • Add Your Comment

    *