Dicas para higiene bucal do bebê

Muitas mães não sabem, mas a higiene bucal do bebê deve começar cedo, antes mesmo que os primeiros dentinhos apareçam. Porém, como fazer isso da maneira correta, já que as crianças são tão frágeis e sensíveis? Os pais realmente vão precisar ter um pouco de cuidado, mas não há segredo. Veja as dicas a seguir:

A higiene bucal antes dos primeiros dentinhos

Antes dos primeiros dentinhos nascerem, os pais devem fazer a higiene bucal dos bebês utilizando panos bem limpinhos ou gaze, ambos umedecidos. Passe delicadamente sobre a gengiva do pequeno, sobre a parte interna da bochecha e língua. Estes cuidados iniciais contribuem ainda para que a criança se acostume e não dê trabalho para cuidar da higiene dos dentes no futuro.

Leia ainda: Riscos de usar drogas durante a gestação

Os primeiros dentinhos chegaram

Quando os primeiros dentinhos chegarem, os cuidados precisam aumentar. Enganam-se os que pensam que os dentes de leite não necessitam de tantos cuidados, uma vez que um dia serão substituídos pelos dentes permanentes. Os dentes de leite são a base para o crescimento saudável dos que virão depois, e os cuidados garantem que a criança desenvolva corretamente fala e mastigação.

O surgimento dos primeiros dentes ocorre perto dos seis meses de vida do bebê, e enquanto eles forem poucos, a dedeira cumpre bem o papel da escovação. Ela é feita de silicone e torna mais fácil para os pais limpar os dentes das crianças.

mae escovando dentes bebe

Foto: Divulgação

Mais dentinhos

Conforme novos dentinhos forem surgindo e os já existentes crescendo, os pais devem abandonar a dedeira e começar a utilizar a escova de dente infantil, que tem cerdas pequenas e macias.

Creme dental

O creme dental deve ser usado somente com a orientação do dentista da criança, já que a pasta dos pequenos não pode ter flúor em sua composição.


  • Add Your Comment