Como saber se estou perdendo líquido amniótico na urina?

Aprenda a identificar a perda de líquido amniótico durante a gravidez e saiba quando procurar por ajuda médica.

O líquido amniótico é extremamente importante, pois é ele que protege o bebê contra movimentos bruscos e lesões, mantém a temperatura ideal dentro do útero, evita a compressão do cordão umbilical, auxilia no amadurecimento dos pulmões e sistema digestório da criança e permite que ela se movimente melhor.

Numa gestação saudável, a quantidade de líquido amniótico vai aumentando gradativamente com o passar dos meses, chegando ao limite de um litro.

A perda ocorre no terceiro trimestre, na maioria das vezes de uma única vez, com a ruptura da bolsa e já anunciando a proximidade do parto, mas há casos em que o líquido escapa aos poucos, o que pode acontecer por diversos fatores e deve ter atenção especial.

O que é líquido amniótico?

Produzido inicialmente na placenta, o líquido amniótico fica no saco amniótico. É ele que irá promover o bom desenvolvimento de todas as estruturas do bebê, dentre outras funções.

(Foto: Erdbeerlounge)

Uma forma de observação é deitar-se de lado e tossir, caso vaze algum líquido e não consiga controlar a saída, convém procurar um ginecologista.

Perda de líquido ou urina? Não confunda!

Muitas mulheres confundem o líquido amniótico com urina, entretanto, enquanto essa é amarela e tem um cheiro característico, o líquido amniótico não tem cor e tem um odor parecido com água sanitária (algumas mulheres não notam cheiro algum).

Essa confusão é normal, pois como a bexiga fica pressionada pelo aumento do tamanho do útero, nem sempre é possível controlar a saída do xixi e às vezes ocorrem alguns vazamentos involuntários.

Para saber se é realmente o líquido amniótico que está vazando, os médicos recomendam fixar um absorvente na calcinha e verificar o cheiro e a cor do líquido que vazar.

Causas da perda do líquido 

A perda de líquido amniótico pode ter diversas causas, as mais comuns acontecem no final do terceiro trimestre para indicar que o momento do nascimento do bebê está se aproximando.

No entanto, existem outras causas para a perda de líquido amniótico como alguma fissura na bolsa, por onde pode vazar o líquido.

Sintomas: Como saber se estou perdendo líquido amniótico?

Uma forma de observação é deitar-se de lado e tossir, caso vaze algum líquido e não consiga controlar a saída, convém procurar um ginecologista.

Como se trata de um evento involuntário, use um absorvente para analisar o tipo de líquido que você está perdendo.

Características marcantes do líquido amniótico

É comum perguntar mil vezes ao obstetra como você vai conseguir identificar o líquido amniótico quando o vir. A questão é que as características mais marcantes são as seguintes:

  • Cor clara e praticamente inodoro;
  • Pode se apresentar em pouca quantidade (como gotas) ou em grande quantidade (do tipo de formar poça no chão)
  • Sua saída é involuntária. Então, se perceber que não consegue prever quando o líquido sairá e não conseguir segurar (como fazemos com a bexiga), provavelmente se trata de líquido amniótico.

Líquido amniótico ou corrimento?

Durante a gravidez, ocorre o aumento da secreção vaginal, que permanece durante toda a gestação. Caso seja apenas a secreção, não terá nenhum cheiro, não provocará coceira e nenhum outro tipo de desconforto.

Entretanto, algumas secreções possuem outras características, como a candidíase, que provoca o corrimento de um líquido branco e gera coceira, e a tricomoníase, que se associa ao corrimento de uma secreção amarelada ou esverdeada e que apresenta mau cheiro.

perda de liquido amniótico como identificar

(Foto: Mommyish)

Nesses casos, também é importante conversar com o ginecologista, pois os corrimentos podem desencadear algum tipo de infecção e afetar a mãe, o bebê ou a ambos.

Perda de líquido no início da gravidez

Se a perda do líquido ocorrer no início da gravidez, deve-se ir ao hospital e realizar alguns exames para verificar se não há nenhuma fissura na bolsa, o que pode ser o motivo do vazamento e que pode permitir que infecções cheguem ao bebê.

Caso não seja descoberta nenhuma ruptura, a gestante deve fazer repouso absoluto e ingerir muito líquido para repor a quantidade perdida, além de fazer o ultrassom em intervalos menores para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a produção do líquido amniótico.

Ao fazer o ultrassom, o médico pode calcular o índice de líquido amniótico (ILA) presente no útero. Caso seja verificada uma quantidade menor que o recomendado, a gravidez será acompanhada mais atentamente e, dependendo do estágio da gestação, pode ser estudada a antecipação do parto.

Perda de líquido na gravidez com 37 semanas

A gravidez é considerada a termo quando chega as 37 semanas, a partir daí o bebê já não é mais considerado prematuro.

Caso a perda do líquido aconteça aos poucos, serão realizados ultrassons para verificar a saúde do bebê e se a quantidade de líquido permanece satisfatória para que o bebê permaneça confortável e saudável até a data do parto.

Se a quantidade estiver menos que o recomendado, é provável a realização de uma cesariana para que o bebê não seja afetado.

No caso de a ruptura ser abrupta, o líquido sairá de uma só vez, sem que a gestante consiga controlar. Esse é o rompimento da bolsa e significa que o parto deve acontecer no máximo em 48 horas.

Perdendo líquido amniótico com 39 semanas

Com 39 semanas, a perda de líquido amniótico em grande quantidade pode indicar o rompimento da bolsa.

Após esse acontecimento, o parto deverá acontecer no máximo em 48 horas, já que o bebê agora está desprovido da proteção proporcionada pelo líquido e o risco de ocorrerem infecções na mãe e no bebê aumentam.

Caso a gestante se sinta incomodada, tenha receio de que algo não está correto ou tem dúvidas, é sempre importante consultar o ginecologista, pois ele pode analisar o caso particularmente e fazer exames, para que a mãe e o bebê permaneçam saudáveis e a gestação ocorra de modo mais tranquilo possível!

Dúvidas das leitoras:

Esse líquido tem cheiro de amônia?

Embora muitas fontes afirmem que o líquido amniótico não tenha odor algum, muitas mulheres afirmam que sim, tem um cheiro de amônia ou água sanitária.

Como é o aspecto do líquido amniótico?

O líquido amniótico é um líquido de cor clara ou praticamente incolor e possui um odor um pouco mais fraco do que o de água sanitária.

Como saber se estou perdendo líquido amniótico na urina?
4 (80%) 1 vote[s]

  • Adicione um comentário

    *