37 Semanas de gravidez

O bebê já está todo formado e pronto para nascer! Agora é só aguardar a vontade do pequeno de vir ao mundo!


A partir das 37 semanas de gravidez, a mãe já deve se preparar para o parto. A barriga está pesada e grande, o que deixa uma simples caminhada uma atividade extremamente cansativa, portanto, o ideal é evitar atividades físicas intensas.

Pode ser que encontre dificuldades para dormir, sem conseguir encontrar uma posição confortável, então, dormir sentada pode ser a solução por algumas horas durante a noite.

Como a pressão sobre a bexiga é muito grande devido ao tamanho do útero, é normal ir ao banheiro muitas vezes durante o dia, mas também é importante ingerir muito líquido para não desidratar e manter uma boa quantidade de líquido amniótico.

Pode ser que a gestante já perceba a saída do colostro, o primeiro leite, nessa fase, já que esse está sendo produzido em grande quantidade devido à proximidade do parto. Entretanto, algumas mulheres só percebem a saída do leite após o nascimento, o que também é normal.

37 Semanas de gravidez- Como está o bebê? 

37 semanas de gestação sintomas
O bebê está completamente formado e pronto para nascer, entretanto, quanto mais tempo ele ficar na barriga, mas peso ele ganhará.

Ele já treina a respiração, inspirando o líquido amniótico, mas ainda só recebe oxigênio pelo cordão umbilical. Ele também já consegue abrir e fechar os olhos, bocejar e, apesar de já não ter mais muito espaço, brinca bastante com as mãos.

Os cabelos já cresceram alguns milímetros, mas podem ter uma cor diferente dos pais, o que é normal. A cor dos cabelos e olhos tendem a mudar nos próximos meses após o nascimento. A maioria dos bebês já chegam a essa semana na posição pélvica, ou seja, já está de cabeça para baixo encaixado no canal do útero, posição ideal para o nascimento.

37 semanas de gestação é prematuro
Foto: Onelady

Caso o bebê ainda não esteja virado, será um pouco mais difícil de conseguir nessa fase, mas há bebês que conseguem virar na última hora, o que proporciona o parto normal.

O bebê já tem uma boa quantidade de mecônio (o primeiro cocô) no intestino e deverá evacuá-lo nas primeiras horas após o nascimento. Isso se deve a quantidade de secreções que ele ingeriu no decorrer da gravidez, algumas nas últimas semanas, como o lanugo (penugem que cobria todo o corpo como proteção) e o vérnix, que é uma camada gelatinosa que também servia de proteção extra para o bebê.



37 semanas de gravidez são quantos meses?

As 37 semanas de gravidez é a segunda semana do nono mês. Nessa fase, o bebê está com cerca de 2,800kg e mede por volta de 48cm. É o suficiente para ser considerado um recém-nascido saudável.

Semana 37 da gravidez
Foto: Odnako

O bebê pode nascer com 37 semanas?

A partir das 37 semanas de gravidez, o bebê é considerado a termo, ou seja, já não é mais prematuro. A partir dessa fase, ele pode nascer a qualquer momento, portanto, é ideal que mãe já tenha a sua mala e a do bebê preparadas para o caso da bolsa estourar ou as contrações começarem. As próximas semanas, como o bebê já está totalmente formado, servirão apenas para que ele ganhe mais peso.

Apesar de já estar de sobreaviso quanto ao nascimento, há bebês que só nascem às 42 semanas, tempo máximo que ele poderá ficar na barriga. Se até o início da 42 semana o parto não iniciar naturalmente, o médico deverá fazer uma cesariana.

37 Semanas de gravidez
1 (20%) 1 vote

- Publicidade -

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*