Exames que detectam o que impede a gravidez

Se o casal está tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, pode haver algum fator que está impedindo a gestação. Para verificar o que é, homem e mulher precisam ir ao médico para verificar o que há de errado. Veja a seguir alguns dos exames mais importantes capazes de detectar o que impede a gravidez:

Dosagem hormonal

Este exame é um exame básico solicitado pelos médicos. Ele avalia a condição de ovários e óvulos e a ovulação da mulher. Já nos homens, o exame detecta se há a correta produção de esperma e eliminação de espermatozóides. Toda essa avaliação dos hormônios é feita por exame de sangue.

Leia ainda: Cuidados com o sol durante a gestação

Exames genéticos

A análise do DNA, por meio de exame sanguíneo, deve ser feita quando há histórico de doenças genéticas nas famílias ou quando a mulher já sofreu consecutivos abortos.

Foto: cdn.sheknows.

Foto: cdn.sheknows.

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é capaz de determinar quais serão os dias mais férteis da mulher durante o mês, facilitando assim a ovulação.

Histerossalpingografia

Este também é um exame básico, realizado quando a infertilidade é detectada. Através dele é possível detectar desvios de funcionamento e problemas com a anatomia de trompas e útero da mulher.

O exame consiste em aplicação de contraste e posterior raio X da região, que mostra todo o caminho realizado pelo líquido.

Videolaparoscopia

A videolaparoscopia é, na verdade, uma cirurgia mínima capaz de diagnosticar doenças e também realizar o tratamento das mesmas. Minimamente evasivo, o exame é feito com a introdução de uma pequena câmera próximo ao umbigo da mulher. Por ela, a equipe médica consegue visualizar problemas nos órgãos reprodutivos femininos e tratá-los, como é o caso a endometriose, doença que é a grande responsável por boa parte dos casos de infertilidade em mulheres.


  • Add Your Comment

    *