Fertilidade feminina: o que é e como funciona

Confira como funciona a fertilidade feminina e acompanhe um calendário de fertilidade e ovulação.

Um ciclo menstrual normal é definido como sendo de 28 a 30 dias de duração (do início de um período para o início do próximo). E tem dois eventos principais:

-Dia 1: é definido como o primeiro dia do fluxo menstrual normal.
-Dia 12 a 14: resultam na ovulação.

Chamada de “fase folicular”, porque o óvulo se desenvolve em uma espécie de “bolsa” cheia de líquido chamado folículo.

À medida que o folículo (e o óvulo dentro dele) se desenvolve, ele produz hormônios, dos quais o mais importante é o estradiol (a forma primária do estrogênio).

Estradiol:  Hormônio da fertilidade feminina

fertilidade feminina

Qual a relação do estradiol com a fertilidade feminina? Foto: Pixabay

O estradiol é responsável por estimular a ocorrência de outros eventos. Isso resultará em ótimas chances do óvulo ser fertilizado, ocorrendo então a gravidez.

Para que serve o estradiol?

Dentre suas funções, o estradiol é responsável pelas alterações no muco cervical. Durante grande parte do ciclo, o muco cervical é uma barreira impenetrável, protegendo o útero de bactérias e de qualquer outra coisa, incluindo o esperma.

Próximo ao dia em que o óvulo está maduro e pronto para ser liberado, o muco cervical muda, como resultado das quantidades cada vez maiores de estradiol produzidas pelo folículo. O muco torna-se fino e aguado, e ao invés de impedir a entrada de espermatozoides no útero, ele realmente melhora esta atividade.

O estradiol também é responsável pelo desenvolvimento do revestimento do útero (o endométrio). Todos esses eventos ocorrem em sincronia, de modo que no dia 14 do ciclo normal de 28 dias, a ovulação ocorre, o muco cervical é penetrável, e o revestimento do útero está se preparando para aceitar a implantação do espermatozoide.

Leia mais: Dicas de alimentos que aumentam a fertilidade

o que é fertilidade feminina

Foto: Emaze

Fertilidade feminina- LH

A ovulação é precedida por um aumento brusco do hormônio chamado LH (hormônio luteinizante). Este aumento pode ser detectado através do uso de um preditor de ovulação, que é um teste vendido em qualquer farmácia. Existem muitos preditores de ovulação disponíveis, mas todos eles funcionam através da detecção de um aumento na quantidade de LH na urina.

Como aumentar a fertilidade feminina naturalmente?

A resposta é: “Depende”.

A reprodução humana é um evento bastante sensível à idade. Estudos têm demonstrado um declínio significativo na fertilidade humana começando em cerca de 30 anos e progredindo bastante rapidamente depois disso.

Muitos casais se preocupam com o fato de que podem estar demorando demais para engravidar. Esta é uma preocupação natural.

 fertilidade feminina idade

Foto: Proženy

Quanto tempo um casal deve ser paciente antes de começar a procurar alguma ajuda e avaliação?

A resposta também é: “Depende”. Um casal que nunca engravidou é definido como infértil se eles tentaram por um ano sem sucesso.

Isso não significa que qualquer casal deva esperar um ano antes de começar a procurar alguma avaliação e ajuda.

Fertilidade feminina idade- 35, 40 ou 50 anos?

Na verdade, em muitos casos, essa espera seria inadequada. Mulheres acima de 35 anos certamente não devem esperar um ano antes de começar testes preliminares.

Veja também: Tomar pílula por muito tempo prejudica a fertilidade?

Então, se você está preocupada, procurar um médico especialista em fertilidade feminina é o primeiro passo. Falar com alguém sobre suas preocupações não irá tirar pedaço. Você pode ou não decidir prosseguir os testes naquele momento, mas pelo menos você irá tomar essa decisão de uma forma mais consciente.


  • Add Your Comment

    *