Tomar pílula por muito tempo prejudica a fertilidade?

Nos tempos atuais é natural o uso de pílulas anticoncepcionais. Os comprimidos contribuem para a regulação da menstruação, beneficiam a pele, além de prevenir a gravidez indesejada.

Mas, e quando o desejo de se tornar mamãe surgir, como fazer com os anticoncepcionais? Ele influenciará na fertilidade? Esclareceremos a seguir essas dúvidas femininas.

A pílula anticoncepcional não atrapalha a fertilidade feminina. O que geralmente acontece é que as mulheres, em sua maioria, começam a utilizar do método anticoncepcional por volta dos 18 anos de idade, momento em que sua fertilidade está em alta, e param de tomar o medicamento a partir dos seus 35 anos de idade, quando os óvulos estão mais velhos e sua fertilidade está em baixa. Esta é a maior dificuldade para uma gravidez, a idade em que se para de tomar a pílula.

Foto: birthcontroltab

Foto: birthcontroltab

Um método anticoncepcional que se precisa tomar muito cuidado é a pílula do dia seguinte. O uso exagerado da pílula do dia seguinte prejudica a fertilidade, ela é indicada apenas em casos de emergência, pois contém uma grande dosagem hormonal que podem acarretar em distúrbios relacionados a infertilidade.

Leia mais: O que posso sentir durante a gestação?

Se utilizadas corretamente, as pílulas anticoncepcionais têm a taxa de falha menor que 1%. Pare de tomá-las só quando possuir realmente o desejo de engravidar, pois o medicamento previne cistos, câncer no ovário, pólipos, câncer no endométrio, miomas no útero, cólicas, dor de cabeça, TPM e até espinhas.


    1. Avatar
      Tabita 26 de dezembro de 2014
    2. Avatar
      Carine 27 de dezembro de 2014

    Add Your Comment

    *