Como usar a tabelinha para engravidar

You are currently viewing Como usar a tabelinha para engravidar
Foto: cdn2.mamaeonline.

O método da tabelinha pode ser um recurso para ser usado por mulheres que desejam engravidar. O método não é totalmente eficaz, mas é capaz de informar, para mulheres com ciclo menstrual regular, de 28 dias, quais o provável dia em que vai ocorrer a ovulação. Dessa forma, fica fácil determinar o período fértil da mulher, em que as chances de engravidar são maiores. Quer tentar o método? Então veja a seguir como proceder:

Como funciona o método da tabelinha?

O primeiro passo é saber quantos dias dura seu ciclo menstrual. Para isso, conte os dias que se passaram entre o primeiro dia de sua menstruação e o dia que antecede a próxima menstruação. Um ciclo regular tem 28 dias, mas o resultado pode varias e ser de 26 dias, 32 dias etc. Depois disso, pegue o número obtido e divida-o por dois, pois o dia da ovulação, ou seja, o dia fértil, é geralmente o que marca a metade do ciclo. Guarde esse número. Quando você ficar menstruada, some esse dia ao número obtido anteriormente. O número obtido será correspondente ao dia estimado de sua ovulação. Por exemplo, se você ficou menstruada no dia 2 e tem ciclo regular de 28 dias, vai somar 2 e 14 e obter o número 16, o que significa que seu dia fértil será no dia 16.

Leia ainda: Dicas para escolher a iluminação para o quarto do bebê

Foto: cdn2.mamaeonline.
Foto: cdn2.mamaeonline.

Dias férteis

Considerando o dia da ovulação e a margem de erro do método, o casal deve tentar a gravidez não somente na data obtida, mas também no período de cinco dias antes e cinco dias depois, já que este é provavelmente o período fértil da mulher.

Marque no calendário

Depois de fazer os cálculos, marque as datas no calendário para não esquecer ou confundir.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. lilian barros

    olá meu nome é lilian . é estou tentando engravidar .mais nao sei ao certo os dias da minha ovulaçao . porquer a minha mestruaçao esta muito descontrolada nao sei oque fazer . só pra voçes ter uma iDEIA MARQUEI POR UM ANO QUASE TODAS AS DATAS DAS MINHA MESTRUAÇAO . JAN: 14 FEV: 09 MAIO 07 JUNHO 19 NOV 14 DEZ 21 MARQUEI QUASE TODAS . COMO DEVO SABER AS DATAS DA MINHA OVULAÇAO . OQ FAZER PARA MINHA MESTRUAÇAO VOLTAR A SER COMO ERA . DEPOIS QUE COMECEI A TOMAR AS PIRULAS DO DIA SEQUINTE E A ENJEÇAO DE EVITAR DE 03 MESSES MINHA MESTRUAÇAO FIGOU ASSIM . ANTES A MINHA MESTRUAÇAO VINHA SEMPRE NOIS DIAS 04 OU 05 DE CADA MÉS . E FIGAVA 05 DIAS CERTINHOS DA MINHA MESTRUAÇÃO .. GOSTARIA DE SABER PORQUE ELA ESTA ASSIM TÃO DESCONTROLADA .

    OQUE DEVO FAZER ?

Deixe uma resposta