Como usar a tabelinha para engravidar

O método da tabelinha pode ser um recurso para ser usado por mulheres que desejam engravidar. O método não é totalmente eficaz, mas é capaz de informar, para mulheres com ciclo menstrual regular, de 28 dias, quais o provável dia em que vai ocorrer a ovulação. Dessa forma, fica fácil determinar o período fértil da mulher, em que as chances de engravidar são maiores. Quer tentar o método? Então veja a seguir como proceder:

Como funciona o método da tabelinha?

O primeiro passo é saber quantos dias dura seu ciclo menstrual. Para isso, conte os dias que se passaram entre o primeiro dia de sua menstruação e o dia que antecede a próxima menstruação. Um ciclo regular tem 28 dias, mas o resultado pode varias e ser de 26 dias, 32 dias etc. Depois disso, pegue o número obtido e divida-o por dois, pois o dia da ovulação, ou seja, o dia fértil, é geralmente o que marca a metade do ciclo. Guarde esse número. Quando você ficar menstruada, some esse dia ao número obtido anteriormente. O número obtido será correspondente ao dia estimado de sua ovulação. Por exemplo, se você ficou menstruada no dia 2 e tem ciclo regular de 28 dias, vai somar 2 e 14 e obter o número 16, o que significa que seu dia fértil será no dia 16.

Leia ainda: Dicas para escolher a iluminação para o quarto do bebê

Foto: cdn2.mamaeonline.

Foto: cdn2.mamaeonline.

Dias férteis

Considerando o dia da ovulação e a margem de erro do método, o casal deve tentar a gravidez não somente na data obtida, mas também no período de cinco dias antes e cinco dias depois, já que este é provavelmente o período fértil da mulher.

Marque no calendário

Depois de fazer os cálculos, marque as datas no calendário para não esquecer ou confundir.

Avalie esta matéria!

    1. Avatar
      lilian barros 9 de janeiro de 2016

    Adicione um comentário

    *