A Cigarra e a Formiga: fábula infantil

O conto A Cigarra e a Formiga é um clássico que fala sobre a importância do trabalho e esforço. A história foi escrita na Grécia Antiga e, com o passar dos anos, chegou à França, onde também caiu no gosto das crianças.

Hoje, o mundo todo conhece essa história, que foi adaptada até mesmo por Monteiro Lobato. A narrativa tem um enredo simples e conta com apenas duas personagens, sendo por isso fácil de entender até mesmo por crianças bem pequenas.

Essa fábula ajuda a desenvolver a imaginação e estimula os pequenos a pensar sobre as lições da história.

resumo da fabula a cigarra e a formiga

Então, se você está a procura de uma fábula divertida, conheça o enredo completo da Cigarra e a Formiga, a moral da história e também curiosidades sobre ela.

Resumo da fábula A Cigarra e a Formiga

A Cigarra adorava se divertir e passava o dia todo cantando com o seu violão na mão. Porém, ela não se preocupava em se preparar para o futuro e, sempre que via a Formiga trabalhando sem parar, começava a rir e a zombar dela.

Branca de Neve: história infantil e contos

A Formiga aconselhava a Cigarra a trabalhar e juntar alimento para os dias de inverno. Mas a Cigarra dizia que isso era bobagem e que a Formiga deveria parar de trabalhar para cantar despreocupada com ela.

fábula a cigarra e a formiga

(Foto: Khara Khara)

Quando o inverso chegou, a Cigarra não tinha o que comer. Já a Formiga, que ficou trabalhado o verão todo, havia armazenado muitos grãos para se alimentar até a primavera chegar.

A Cigarra ficou sem ter o que comer pois, ao contrário da Formiga, não pensou no dia de amanhã. Ela foi pedir ajuda à Formiga, que a lembrou dos conselhos que havia dado no verão.

História infantil A Cigarra e a Formiga completa

Era uma vez uma jovem Cigarra que gostava muito de cantar. Ela passava todos os dias sobre uma folha com o seu violão, tocando e cantando. Só parava de cantar quando se cansava, mas logo voltava a se divertir tocando.

Próximo de onde ela cantava havia um formigueiro, e a Cigarra se divertia vendo as formigas trabalharem para guardar alimento. Debochando, ela disse para uma formiga que passava por perto:

– Por que tanto trabalho? É muito melhor se divertir e não se preocupar com nada, assim como eu faço.

historia completa

(Foto: HubPages)

Sem se importar com a zombaria, a Formiga respondeu:

– Estou me preparando para quando o inverno chegar. Você deveria fazer o mesmo ao invés de ficar só cantando.

A Cigarra riu e voltou a cantar, ignorando o conselho da Formiga. A Formiga deu as costas e voltou a juntar os grãos. O inverno chegou e as formigas passaram a organizar todo o alimento que haviam guardado para sobreviver aos dias frios.

Certo dia, a Cigarra apareceu na porta do formigueiro, faminta, com frio e arrastando as asas. Com a cabeça baixa, disse para a Formiga:

– Por favor, me dê um pouco dos seus grãos. Estou com fome e não tenho o que comer.

A Formiga perguntou para a Cigarra:

– O que você fez durante todo o verão? Por que não guardou grãos para se alimentar no inverno?

– Bom, é que eu não tive tempo. – respondeu a Cigarra. – Como você bem sabe, estive ocupada cantando todo dia…

A Formiga deu de ombros e disse:

– Já que passou o verão todo cantando, então passe o inverno dançando.

A Cigarra ficou calada, não tinha o que responder. A Formiga se virou e entrou no formigueiro para voltar ao seu merecido descanso.

Como a cigarra foi preguiçosa e não pensou no dia de amanhã, pagou um alto preço por sua imprudência.

Vídeo da Cigarra e a Formiga para as crianças

Não tem como não se apaixonar por essa fábula incrível, ainda mais com o colorido da história em vídeo. Assista junto com as crianças para aproveitar esse momento divertido.

João e Maria: histórias infantis e contos

Moral da História A Cigarra e a Formiga

Ao chegar ao final da história da Cigarra e a Formiga, é fácil entender qual o ensinamento que ela passa. Afinal, é possível ver claramente o destino da pobre cigarra, que só pensava em se divertir, sem se preocupar com o dia de amanhã.

Essa fábula foi criada com o intuito de transmitir a lição de que é preciso trabalhar e sempre se empenhar. Assim, não ficamos desamparados nos momentos de dificuldade e escassez.

moral

(Imagem: YouTube)

A fábula também mostra que não devemos nos importar com a zombaria dos outros quando estamos cumprindo nossas tarefas. Assim aconteceu com a formiga, que aguentou os risos e deboche da cigarra enquanto trabalhava.

Porém, quando o inverno enfim chegou, a situação se inverteu. A formiga ficou tranquila em seu formigueiro aproveitando do conforto proporcionado por seu trabalho. Já a cigarra acabou ficando sem nada.

Os Três Porquinhos: história infantil, nomes

Curiosidades

Após conhecer a história completa da Cigarra e a Formiga e as lições que ela transmite para as crianças.

(Foto: Dailymotion)

Veja algumas curiosidades:

  • Na fábula original, o nome não é A Cigarra e a Formiga, mas sim O Gafanhoto e a Formiga.
  • O autor da história foi o grego chamado Escopo, um contador de histórias famoso em seu tempo. Ele passou a ser conhecido como o pai das fábulas. A história foi recontada e popularizada pelo francês Jean de La Fontaine.
  • Na versão da fábula escrita por Monteiro Lobato, quem conta a história é a Dona Benta, personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A narrativa mostra o triste fim da cigarra, mas também mostra uma crítica sobre a postura da formiga no final.
  • Atualmente, a história é usada como crítica sobre a visão que a sociedade tem em relação aos artistas. Segundo os críticos, a maioria dos músicos, poetas e pintores não têm seu talento artístico reconhecido, assim como a cigarra.
  • Devido à fama da fábula, o conto da Cigarra e a Formiga já foi adaptada inúmeras vezes para o teatro e TV. Além disso, já foi reescrita em diversas formas, como versos e cordel.
  • Numa versão moderna, a formiga agradece a cigarra por ela sempre cantar nos dias de sol, o que aliviava o seu árduo trabalho. Como agradecimento, ela convida a cigarra para entrar, se alimentar e se proteger do inverno.

Conheça também: 

Soldadinho de Chumbo: histórias e contos

O Gato de Botas: história infantil completa

Chapeuzinho Vermelho: histórias infantis e contos

Pinóquio: história infantil resumida e completa

Depois de relembrar o conto A Cigarra e a Formiga, é uma boa oportunidade apresentá-lo para os seus filhos. Assim, eles vão começar a aprender desde já sobre a importância de sempre se esforçarem para ter um futuro mais tranquilo.