Histórias para criança dormir: 10 historinhas perfeitas para pegar no sono rápido

Contar uma história para criança dormir é uma ótima maneira de passar momentos mais do que especiais junto ao seu filho.

Além disso, essas fábulas e contos ajudam a deixar a criança mais tranquila e, assim, a dormir mais rápido.

Quando contadas com afeto, as histórias marcam a infância, fortalecendo o vínculo familiar e também desenvolvendo o futuro hábito da leitura nos pequenos.

historias para criança dormir

(Foto: Firstcry)

Até mesmo os bebês são beneficiados, pois o processo ajuda a reconhecer a voz do cuidador.

Para ajudar a escolher as melhores, selecionamos 10 historinhas ideias para a hora de dormir, repletas de encanto, diversão e ensinamentos para seu filho. Aproveite e bons sonhos! 

Conte uma história para dormir infantil curta

Muitas crianças pegam no sono rápido ao ouvir uma história na hora de dormir. Pensando nisso, separamos algumas mais curtinhas para serem contadas do início ao fim.

história para criança dormir curta

(Foto: Parenting)

A raposa e a cegonha

A história começa com um convite de jantar da raposa para a cegonha. Porém, a raposa pregou uma peça para a cegonha, servindo sopa num prato. A cegonha não conseguiu comer a sopa por causa do seu bico longo e se foi morrendo de fome.

Para dar uma lição na raposa, a cegonha a convidou para jantar, mas serviu sopa em um jarro bem comprido. Assim, apenas o bico da cegonha chegou ao fundo do jarro e a raposa, com seu focinho curto, não conseguiu comer nada e foi embora faminta. 

A lebre e a tartaruga

Um dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida e ela aceitou. Como a lebre tinha certeza de que venceria, nem se preocupou em treinar. A tartaruga, porém, ficou empenhada em seu treino para disputar com a lebre.

Quando chegou o dia da corrida, a lebre correu veloz, deixando a tartaruga para trás. Como viu que estava bem adiantada, resolveu deitar-se para cochilar. Ao despertar, já era tarde demais: a tartaruga a ultrapassou e venceu a corrida!

Pedrinho e o lobo

Pedrinho vivia num vilarejo próximo a um bosque onde havia lobos. Ele gostava de se divertir assustando as pessoas com suas mentiras. Certo dia, ele gritou: “O lobo! O lobo vem vindo!”. Todos correram assustados para ajudar Pedrinho.

Ao perceberam que era mentira, ficaram bravos com o menino, que ria sem parar com a travessura. Certo dia, apareceu um lobo de verdade no vilarejo e, ao vê-lo, Pedrinho gritou: “Socorro! O lobo!”. Mas ninguém acreditou e não correram para ajudar.

Conheça as melhores histórias para dormir literatura infantil

Descubra agora história para criança dormir que fazem parte de livros considerados os melhores da atualidade na literatura infantil, encontrados facilmente nas livrarias.

história para dormir literatura infantil

(Foto: HuffPost)

O Melhor Livro do Mundo

Um belo dia, todos os brinquedos de Samuel somem de repente. O garoto procura pistas que ajudem a desvendar o mistério, até que se depara com uma grande surpresa! Esse livro vai encantar a garotada!

Poesia na varanda

Essa coleção de poemas é perfeita para ler para os bebês. Afinal, ouvir as palavras e entonações desde cedo ajuda a criança a se sentir mais relaxada na hora de dormir, além de aumentar a conexão com os pais.

 A menina e o tambor

Ao caminhar pela rua, a garota nota que todos estão desanimados. Pouco a pouco, ela também passa a se sentir assim e começa a desbotar. Para reverter a situação, ela teve a ideia de usar um tambor e consegue renovar a vida das pessoas com os TUM-TUNS!

Dicas de histórias para dormir de princesa

Histórias de princesas também são perfeitas para a hora de dormir. Experimente contar algumas dessas dicas encantadoras.

história para dormir de princesa

(Foto: Tempur)

Princesa e o Sapo

A bola da princesa cai no lago e um sapo se oferece para ajudar, contanto que ela o deixe viver no castelo. A princesa aceita, mas depois não quer cumprir a promessa. O rei, ao saber, obriga a filha a cumprir a promessa que fez ao sapo.

A princesa obedece a contragosto e o sapo passa a viver com ela no castelo. Um dia, o sapo a salva de ser picada por um escorpião enquanto dormia e, agradecida, ela o beija. O sapo então se transforma em um belo príncipe!

A princesa e a ervilha

Uma jovem princesa chega num castelo pedindo abrigo numa noite de tempestade. Desconfiada, a rainha faz a garota dormir sobre uma pilha de 20 colchões e, no outro dia, pergunta se ela dormiu bem.

A garota diz que o colchão não estava muito confortável e havia algo incomodando. A rainha revela que escondeu uma ervilha debaixo da pilha de colchões. Assim, descobriu que a garota era mesmo uma princesa, pois tinha a pele muito delicada.

A princesa que nunca sorriu

Havia um reino onde uma princesa jamais sorria. Seu pai, o rei, prometeu que a casaria com o homem que a fizesse rir. Muitos tentaram, mas como estavam mais preocupados em ganhar a mão da princesa, acabaram falhando nas tentativas.

Um dia, um jovem trabalhador foi ao castelo entregar algumas encomendas e a princesa o viu no jardim. Ele não sabia da promessa do rei e ficou conversando despreocupado com a princesa, fazendo graça e contando histórias divertidas.

A princesa ficou encantada com o jeito alegre do rapaz e, quando percebeu, estava rindo sem parar de suas histórias. Os dois se apaixonaram, casaram e viveram alegres e felizes para sempre.

Conheças algumas histórias para dormir evangélicas

Outra boa ideia são as história para criança dormir com temas bíblicos. Essas histórias também ajudam a criança a aprender desde cedo sobre os ensinamentos presentes na Bíblia.

Davi e Golias

Quando Deus escolheu Davi para substituir o rei Saul, ele tinha a aparência mais fraca entre seus irmãos. Logo começou uma guerra entre israelitas e filisteus e o gigante Golias desafiou o exército de Deus.

Davi e Golias

(Foto: Youtube)

Davi disse a Saul que enfrentaria Golias, pois tinha confiança em Deus. Quando o gigante correu em sua direção, Davi lançou uma pedra com o estilingue e atingiu a cabeça dele, que morreu na hora. A seguir, o exército de Deus venceu a guerra.

Jonas e a baleia

Jonas era um profeta de Deus. Um dia, o Senhor pediu para ele cumprir uma missão em outra cidade. Com medo da reação das pessoas, Jonas preferiu fugir para o mar. Porém, uma tempestade veio e Jonas caiu no mar, sendo engolido por uma baleia.

Jonas foi engolido inteiro por uma baleia e ficou vivo dentro do animal. Ele se arrependeu por desobedecer a Deus e chorou três dias e três noite dentro da baleia. Deus fez o animal vomitar o profeta que, agradecido, foi realizar a sua missão.

Agora que você conheceu história para criança dormir seu filho vai ter noites de sono repletas de tranquilidade e muita imaginação.