Branca de Neve: história infantil e contos

Branca de Neve é considerado um dos contos infantis mais conhecidos de todos os tempos. Com origem no folclore alemão, essa narrativa acabou cativando as crianças europeias, espalhando-se depois para o mundo.

A história da jovem princesa e seus amigos anõezinhos passou por algumas mudanças durante os séculos, até chegar à narrativa que conhecemos. Trata-se de um enredo encantador que continua mexendo com a imaginação de crianças e adultos.

resumo branca de neve

Por isso, se você deseja relembrar esse conto de fadas e lê-lo para os seus filhos, acompanhe a seguir toda a magia que o envolve. Ao final da leitura, não deixe de compartilhar a moral da história da Branca de Neve com seus filhos.

Resumo da história Branca de Neve e os Sete Anões

Branca de Neve conta a história de uma bela e generosa princesa. Sua madrasta, a rainha, passou a sentir inveja da princesa depois que o seu espelho mágico afirmou que a Branca de neve era  mais bela do que ela.

História Bíblica Infantil: 5 melhores ensinamentos

A malvada rainha mandou o caçador levar a princesa para o bosque e matá-la. Como o caçador não teve coragem, deixou que a jovem fugisse. A princesa adentrou o bosque e lá encontrou uma casinha onde moravam sete anõezinhos.

branca de neve e os sete anoes

(Imagem: YouTube)

Ela passou a morar com os novos amigos, até que um dia a rainha descobriu que a princesa continuava viva. Usando seus poderes, a rainha se transformou em uma velhinha e foi até a casa dos sete anões, que estavam trabalhando na mina.

Lá encontrou Branca de Neve e lhe ofereceu uma maçã envenenada. A inocente princesa aceitou e, ao comê-la, caiu desmaiada em um sono profundo. Os anões a encontraram e pensaram que estava morta.

Um príncipe encantado passava pelo bosque e, encantado com a beleza da princesa, deu-lhe um beijo. Ela despertou e ambos se apaixonaram. Eles se casaram e viveram felizes para sempre.

História da Branca de Neve para ler

Era uma vez uma rainha que desejava ter uma filha com cabelos negros como a noite, lábios vermelhos como a rosa e pele branca como a neve. Tempos depois, ela e o rei tiveram uma filha e deram-lhe o nome de Branca de Neve.

João e Maria: histórias infantis e contos

Logo depois, a rainha morreu e, por se sentir muito só, o rei se casou novamente. A nova rainha era uma mulher de muita beleza, porém, não havia bondade em seu coração. Conforme Branca de Neve crescia, ficava mais bela, o que deixou a rainha com inveja.

historia da branca de neve completa

(Imagem: YouTube)

Todos os dias, a rainha perguntava ao seu espelho mágico:

– Espelho, espelho meu, existe neste reino uma mulher mais bela do que eu?

E sempre o espelho respondia:

– Não minha rainha, a mais bela deste reino é você!

Porém, um dia a rainha fez essa mesma pergunta e o espelho respondeu:

– És uma mulher muito bonita, mas agora a mais bela de todas é Branca de Neve!

Furiosa, a rainha mandou um dos caçadores do castelo levar Branca de Neve para um bosque para matá-la. Porém, ao chegar no bosque, o caçador não teve coragem de matar a jovem e inocente princesa. Ao invés disso, disse a ela:

– Fuja para longe e não volte nunca mais para esse reino, ou a rainha vai matá-la!

Desesperada, Branca de Neve fugiu, até que encontrou uma pequena casinha em meio ao bosque. Como estava cansada, resolveu entrar. Lá dentro encontrou uma mesinha comprida com sete pequeninas cadeiras e, no quarto, sete caminhas.

A casinha estava bem suja e, por isso, Branca a limpou. Depois disso, sentiu-se cansada e deitou-se nas caminhas, onde adormeceu.

Quando anoiteceu, os moradores da casa chegaram. Eram sete anões, que passavam o dia trabalhando numa mina. Eles se surpreenderam ao encontrar a casa limpa e Branca de Neve dormindo em suas caminhas.

Ao acordarem a princesa, ela contou o que havia acontecido. Comovidos, os bondosos anõezinhos deixaram que ela vivesse com eles. Como agradecimento, Branca de Neve passou a cuidar da casa e preparar a comida para os novos amigos.

O tempo passou, até que um dia a rainha voltou a perguntar para o espelho:

– Espelho, espelho meu, existe neste reino uma mulher mais bela do que eu?

E o espelho respondeu:

– És uma mulher muito bonita, mas Branca de Neve continua sendo a mais bela de todas! Ela agora vive feliz no bosque junto aos sete anões!

Furiosa ao descobrir que Branca de Neve ainda estava viva, a rainha decidiu acabar a princesa. Ela usou seus poderes para se disfarçar de uma velhinha muito feia e foi ao encontro de Branca de Neve.

Quando chegou na casinha dos anões, a princesa estava sozinha cuidando da casa. A bruxa disfarçada levou um cesto com belas maçãs para oferecer à Branca de Neve, mas estavam todas envenenadas:

– Coma uma das minhas maçãs, bela jovem!

A inocente princesa agradeceu e pegou uma maçã. Ao morder a fruta, caiu no chão, parecendo morta. A rainha má riu de satisfação e fugiu do bosque. Quando os anões chegaram, se desesperaram ao encontrar Branca de Neve caída.

Como a princesa não acordava, os anões construíram um belo caixão de cristal para ela. Muito triste, passaram a esperar que ela um dia acordasse, levando sempre flores para deixar à sua volta.

Um belo dia, surgiu no bosque um príncipe em seu cavalo. Ao ver Branca de Neve, apaixonou-se por ela imediatamente. Ele pediu para que os anões retirassem a tampa do caixão de cristal para vê-la melhor.

Em um impulso, o príncipe deu um beijo na bela princesa, que enfim despertou. Assim que viu o príncipe, Branca de Neve também se apaixonou por ele. Os anões ficaram muito felizes porque a princesa estava viva e pularam de alegria.

Branca de Neve foi para o castelo do príncipe, onde se casaram e viveram felizes para sempre!

O Gato de Botas: história infantil completa

Moral da história Branca de Neve e os Sete Anões

Assim como todos os contos de fadas, a história de Branca de Neve também traz ensinamentos para as crianças.

moral da historia infantil

(Foto: Wallpapers gratis)

Conheça a moral desse lindo conto:

  • Não ser uma pessoa invejosa;
  • Ter cuidado com a vaidade;
  • Ser gentil e ajudar as pessoas.

Soldadinho de Chumbo: histórias e contos 

Os Três Porquinhos: história infantil, nomes

Agora que relembrou toda a história da Branca de Neve, que tal escolher este conto como leitura para a hora de dormir das crianças?