11 semanas de gravidez

As 11 semanas de gravidez chega recheados de emoções!  Você poderá ouvir as batidas do coração do seu bebê. A partir de agora, isso é possível, com mais precisão, pelos exames de ultrassonografia ou por aqueles aparelhos que tem nos consultórios médicos, o Sonar (que emite apenas som, sem imagens).

Alguns obstetras têm em seus consultórios aparelhos de ultrassom que dão chance às mamães de poder dar aquela espiadinha em seus bebês. Outros até emitem laudos, a cada consulta. Mas, caso seu médico não tenha este aparelho ou ainda, se ele não conseguir encontrar os batimentos nesta fase, não se desespere! É normal. Às vezes, até por conta da ansiedade dos pais, os médicos nem sugerem esta possibilidade – justamente para não deixá-los assustados sem motivos aparentes.

Entre a 11ª e a 14ª semanas de gestação também é indicado que a gestante realize o exame de TN (Translucência Nucal). Por meio de uma ultrassonografia faz-se uma medida na região da nuca do feto para calcular o risco de ele apresentar malformações, alterações genéticas ou alguma síndrome, como a de Down.

onze semanas de gravidez

Aos pouquinhos, a barriga já começa a se destacar.

11 semanas de gravidez: barriga, sinais e sintomas

Com o crescimento acelerado do útero – que já está acima dos ossos da pelve –, a barriga da grávida fica cada vez mais arredondada. Nesta fase também é comum aparecer uma linha vertical escura na barriga de algumas gestantes e, para quem não tinha notado ainda, a cinturinha gradualmente vai desaparecendo.

Os sintomas anteriores como náuseas, enjoos, queimações e tonturas vão diminuindo. No geral, algumas gestantes ainda sentem enjoos matinais – que podem ser minimizados com a prática de ter ao lado da cabeceira da cama bolacha de água e sal ou uma fruta. Quando o enjoo vier, ela deve ir mastigando devagar a fruta/bolacha. Gestante não deve esquecer-se de beber muita água e dar preferência a sucos naturais. Além disso, fazer exercícios adequados e indicados como caminhadas, natação, hidroginástica, pilates e Yoga.

onze semanas de gestação sintomas

Foto: Greatist

Ácido fólico para gestantes

O ideal é começar a tomar o ácido fólico pelo menos três meses antes de a mulher engravidar. Se isso não for possível, no primeiro trimestre é fundamental a ingestão deste suplemento que ajuda a prevenir alterações genéticas no feto, além de minimizar riscos de parto prematuro ou outros problemas.

O complexo vitamínico (B) pode ser ingerido diariamente em forma de cápsulas e ainda por meio dos vegetais como espinafres, brócolis, lentilhas, cereais e frutas.

Embriologia da 11 semanas de gravidez

11 semanas de gravidez

Foto: Verywell

Nas 11 semanas de gravidez o embrião mede em torno de 4 centímetros (tamanho de um dedo polegar) e já tem todo o corpinho formado. De agora para frente, as fases de desenvolvimento e de formação do bebê são mais amenas e os riscos de abortos espontâneos diminuem muito.

Com toda sua estrutura formada – o embrião já tem os dedos das mãos e dos pés separados totalmente, incluindo unhas –, e já desliza dentro do útero. Estica-se, dá chutes e se movimenta bastante (mas a gestante ainda não o sente). A partir dos próximos meses, a função principal do bebê será crescer, ficar forte e se desenvolver de forma a viver fora do útero por conta própria.

11 semanas de gravidez: quanto tempo é?

As 11 semanas de gravidez representa a metade do terceiro mês de gravidez, que vai da 9ª semana a 13ª semana e 2 dias.

Tecnicamente, a décima primeira semana de gestação equivale à oitava semana de gravidez. Para uma gestação calculada a partir da data da última menstruação (DUM).