Pés inchados na gravidez, o que fazer?

O nome técnico do inchaço nos pés de muitas gestantes é edema. Ele é resultado do sangue a mais que circula no corpo durante a gestação.

Por que os pés ficam inchados na gravidez?

O útero maior pressiona as veias pélvicas e a veia cava (uma grande veia na parte direita do seu corpo que recebe sangue dos membros inferiores), desacelerando a circulação e fazendo com o que o sangue se acumule.

O sangue circula pelo corpo todo por vasos e é o coração quem bombeia esse sangue. Quando o sangue que está nos pés e pernas tenta retornar ao coração, encontra resistência, pois os vasos da região pélvica estão comprimidos pelo útero.

Leia ainda: Chás que as gestantes não podem tomar

O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas.

pés inchados na gravidez

Quais situações podem agravar o edema?

  • Para as mamães que têm retenção de líquido o inchaço é mais frequente.
  • O calor também favorece o inchaço.

Veja ainda: Gestante estressada, risco para o bebê

Tem alguma medida a ser tomada para melhorar este inchaço?

  • Sente-se com os pés elevados sempre que possível. Em casa, coloque os pés em cima do sofá ou use um banquinho. Quando estiver no trabalho, se não houver um banquinho disponível, empilhe revistas ou livros embaixo da sua mesa.
  • Ao tirar uma soneca, procure deitar sobre seu lado esquerdo.
  • Coloque uma meia-calça com alguma compressão antes mesmo de sair da cama de manhã para prevenir que o sangue se acumule ao redor dos tornozelos.
  • Beba bastante água. Pode parecer estranho, mas quanto mais líquido se bebe menos água o corpo retém, pois eliminará pela urina evitando acúmulo.
  • Pratique exercícios regularmente, especialmente caminhadas, natação, hidroginástica ou bicicleta ergométrica.
  • pés inchados gravidezComa bem e evite alimentos com alta concentração de sódio, como os salgadinhos de pacote, frituras, comidas congeladas industrializadas e sopas prontas, azeitonas e embutidos. Também evite o excesso de açúcar.
  • Sempre que possível, peça para o marido ou algum familiar massagear seus pés e pernas. Além de sentir-se mais especial pela dedicação, ainda auxiliar bastante nas dores provocadas pelo inchaço excessivo nos pés.

Minha experiência com os inchaços na gravidez

O inchaço é uma coisa bem normal e comum entre as grávidas. Porém, se apresentar um inchaço acentuado ou repentino nas mãos e no rosto, fale com seu ginecologista, porque isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.

Nas duas primeiras gravidezes que tive, fui diagnosticada com pré-eclâmpsia pré e pós-parto e o primeiro sintoma foi o inchaço no rosto e principalmente nos olhos. Por isso, é importante manter sempre os exames em dia e fazer o pré-natal corretamente.