Search

Contrações na gestação – Quando começam? Quais os sintomas?

Muitas futuras mamães, principalmente as de primeira viagem, acreditam que as contrações – o endurecimento da barriga – ocorrem apenas no final da gravidez, como sinal de que o nascimento do bebê está próximo.

Na verdade, muitas gestantes sentem as primeiras contrações já na metade da gravidez. Chamadas de “contrações de treinamento”, “contrações falsas” ou “contrações de Braxton-Hicks”, elas não costumam doer e a frequência dos eventos varia bastante.

As contrações de treinamento ajudam a preparar o corpo da mulher para o trabalho de parto, quando as contrações serão reais e, certamente, doloridas. Vale lembrar também que muitas mulheres não chegam a sentir as falsas contrações, o que também é perfeitamente normal.

Saiba mais sobre as contrações de treinamento:

  • Ocorrem algumas vezes por dia e são quase sempre indolores.
  • A duração é curta: menos de um minuto.
  • São irregulares e não aumentam de intensidade.
  • Se você estiver sentada, levante-se. Se estiver em pé, sente-se. Caminhe ou vá se deitar. Essas contrações costumam parar se você altera sua posição.
  • Algumas vezes apenas uma parte da barriga é atingida. (Não se assuste!)
  • A posição do bebê na sua barriga pode ocasionar uma contração.

Mas se você está com menos de 37 semanas de gravidez e a contração for acompanhada por sangue ou uma secreção vaginal parecida com sangue, fale com seu médico imediatamente ou vá até um hospital. Isso pode ser sinal de um rompimento prematuro da bolsa. Além disso, se as contrações forem fortes demais e vierem em intervalos regulares, você pode estar em trabalho de parto.

   
Foto: Medicalmalpracticeinquirer.com

Foto: Medicalmalpracticeinquirer.com

Contrações verdadeiras: chegou a hora!
_________________________________________________________________________________________

Uma mulher que vive uma gestação saudável costuma entrar em trabalho de parto entre a 37ª e a 42ª semana de gravidez. Nesse período as contrações devem ser observadas com atenção, pois podem ser um importante sinal de que a chegada do bebê está próxima.

Receba notícias do Gestação Bebê. É grátis!

messengerFacebook Messenger

Tudo sobre gravidez e filhos pelo chatbot do Gestação para o Facebook Messengergestação botao



Na dúvida, sempre converse com seu médico, mas veja alguns sinais de que você pode estar passando pelas contrações verdadeiras:

  • A barriga endurece por mais tempo, e se tornam doloridas.

  • As contrações se tornam regulares, embora o intervalo entre elas diminua com o passar do tempo.

  • Não adianta mudar de posição: elas permanecem.

  • Desta vez, as costas também são atingidas.

Quando as contrações durarem um minuto e o intervalo for igual ou inferior a cinco minutos, vá para o hospital. O momento mais emocionante da sua vida está chegando.

Contrações na gestação – Quando começam? Quais os sintomas?
5 (100%) 1 vote

- Publicidade -

- Publicidade -




17 comentários em “Contrações na gestação – Quando começam? Quais os sintomas?

  1. Avatarviviane rodrigues

    tenho 15 anos é a minha primeira gestação estou com 36 semanas e minha bebê ainda esta sentada queria saber se o bebê ainda pode se virar ou não?
    e eu ainda não sinto nenhuma contração isso é normal?

  2. AvatarGabriela

    Tenho 15 anos é estou gravida , todo dia sinto dores na barriga as vezes até 3 dores por dia. Isso é uma contração. É minha primeira gravidez!

  3. Avatarkamila

    olá ,bom tenho 15 anos, não sei seriamente se estou gravida ,pois tenho muita vontade de ter um bebe , tenho aparentemente todos os sintomas , sinto :anciãs diariamente,tontura,desejo ,e também certo dia meu noivo estava perto de mim , e eu fiquei enjoada pelo cheiro de seu perfume ,ele me disse que não tinha passado perfume , e eu estava com enjoo do meu cheiro ,meus peitos cresceram muito rápido e sinto diversas dores, minha barriga cresceu , e não consigo dormir de bruço, só de lado ou barriga para cima , não fiz nenhum teste , e nem ultrasson , pois estou criando muita expectativa encima disto,tenho medo de fazer um exame e constatar que não estou gravida, pois irei ficar muito decepcionada , mas algo estranho me aconteceu : nesta quinta dia 11/09/15.. estava deitada e senti descer algo , fui até o banheiro e estava sangrando no mometo pensei que fosse minha mestruaçao, pois ela vem todo dia :01, de cada mês esse mês atrasou veio descer dia 11.. fiquei super preocupada , estou sangrando até hj está fazendo 4 dias hj , pois é perguntei a minha cunhada sobre isto ela me disse que na gravidez dela nas 2 ela menstruou até seis meses de gestação e me disse que posso estar gravida , será , pois eu quero muito , o que vcs acham me ajudem por favor estou sem saber oq fazer !!!? obg : deixo aqui meu apelo <3 !!

  4. Avatartatiane

    bom voce é muito nova para querer engravidar agora falo por experiencia propria primeiro estude,eu engravidei quando tinha 17 anos hoje estou no final da 3 gravidez ,ainda tive tempo de terminar os meus estudos .mis seria bom voce procurar um medico e dizer tudo o que esta acontecendo com voce se voce realmente tiver gravida agora nao é mais so você.que Deus te abençoe

  5. AvatarEvylle

    Kamila, o ideal e VC ir no médico, se VC estiver mesmo grávida tem q fazer acompanhamento, ainda mais q está tendo sangramento…. Não crie falsas expectativas, existe gravidez psicológica, seu corpo muda totalmente, parece mesmo q está. Alguma hora VC terá q saber a verdade

  6. AvatarTatiane

    Oi preciso de ajuda quero uma informação, eu estou gravida e o medico me falou que era pra mim ter ganhado a minha bebê dia 3 de fevereiro pelo o que o medico me passou mas ja se passou 5 dias e ainda não ganhei minha bebê
    O que eu devo fazer ???

  7. Avatarvaleria

    Estou gestante pela terceira vez e minhas duas gravidez foi cezarea tem alguma possibilidade dessa terceira gravidez ser normal?

  8. Avatarjane

    Oi eu estou. Na segunda gravidez sendo. Qui na minha primeira gestação eu não. Sentia nada,ja agora na segunda desde os7 messes eu tenho. Contrações vou e volto do Hospital e médicos falam qui isso e normal eles so passam remédios e nada mais. Eu fico com medo de quê isso. Possa prejudica meu. Parto e o meu. Bebê.

  9. Avatarraylane souza

    Ola bom dia tenho 15 anos e estou gravida de 35 semana e 4 dias, e sinto dores no pé da barriga e minh barriga fica bastante dura vocês sabe me informa se e normal ou já e começo de trabalho de parto

  10. Avatarluana ribeiro

    Tenho 18 ano e minha primeiro gravidez DOI muito minha cabeça isso e normal. E o pé da minha barriga. Queria saber ser e normal . to com 14 semanas .isso e normal ??

  11. Avatarjullyana

    meninas neu nome e jullyana , eu tenho 15 anos , vou ter meu bebe com 16 mais estou com um certo medo de ter minha bebe de parto normal !

  12. AvatarLeila Valerstain

    Kamila,
    Na sua idade é normal vc querer por a carroça na frente dos bois!
    Os hormônios estão fervilhando, a sensação de ser dona do próprio nariz se destaca, vc não pensa nas consequências, apenas quer e pronto!
    A vida não é assim, vivemos em sociedade, o primeiro grupo institucional da pessoa é a família: Agora pergunto:

    Sua família sabe o que se passa contigo?
    Você conversou com sua mãe?
    Você mora com seus pais?

    Filha, na adolescência temos muitos desejos
    é quando pensamos que estamos no controle, vamos perceber que estamos perdidos num mar sem fim.

    Antes de qualquer coisa, esponha seu problema a seus familiares, depois peça ajuda a eles, em seguida ouça o que eles podem fazer.
    Mais adiante, procure um MÉDICO!

    Torço por você e boa SORTE!

  13. Avatarketlylarissadossantos

    Oii tenho 15 anos tou com 39+5 e de sexta feira de madrugada pra cá ando sentindo dores no pe da barriga e nas costa..essa e minha primeira gravidez vou ser mae de menina mais so que essa Dores tao me deixando louca da sexta pro sábado nao tava tao forte no sabado pro domingo elas apioraram um pouco…depois que ela passa minha barriga fica dura nao demora muito volta o normal. Nao tem posição pra mim fica que ela dói do mesmo jeito oque eu faco??
    Isso eh contrações ou outra coisa??? Eh normal???
    Minha DPP: 25/01
    Mais so que o medico disse pela última e penúltima ultra disse que podia ser dia 23 ou 26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*