30 semanas de gravidez

É difícil conter a ansiedade ao chegar às 30 semanas de gravidez, ao saber que falta tão pouco para seu bebê chegar ao mundo.

30 semanas de gravidez são quantos meses?

Quando sua gestação alcança as 30 semanas, são contados 7 meses de gravidez, e você está entrando na fase final do período gestacional.

Cada bebê é um ser único, e apesar das semelhanças entre as gestações, o seu, terá particularidades no desenvolvimento e sensações exclusivas, que nem sempre encontrará descritas em livros, por isso, curta cada minuto da sua gravidez.

Quais os principais cuidados com a mamãe e o bebê?

Você deve redobrar sua atenção para sua alimentação, consumindo ingredientes leves e com muita vitaminas, ferro e cálcio, porque tudo será compartilhado com seu pequeno ou sua pequena.

É comum seu corpo começar a coçar, porque toda a sua pele está se esticando, e então é que a hidratação faz toda diferença, inclusive as massagens na sua barriga serão benéficas também para deixar o bebê calmo e relaxado.

30 semanas de gestação são quantos meses

Para aliviar o cansaço nas pernas, priorize tempos de repouso intercalados durante o dia, elevando as pernas e fazendo massagens nos pés. (Foto: Quitefranklyshesaid)

A pressão na região pélvica também aumenta, fazendo com que tenha mais necessidades de ir ao banheiro.

Também é o momento de repetir exames, como:

-Exames de rotina, conforme orientação médica;
-Ecografia;
-Exames físicos e verificação da pressão arterial.

Sempre pensando que o bebê pode querer nascer, é com esses exames que o médico identifica reais riscos de parto prematuro, além de investigar se não há infecções urinárias e se as quantidades de líquido amniótico estão suficientes.

Há mulheres que podem sentir contrações falsas, chamadas de contrações Braxton-Hicks, consideradas normais e tendem a cessar quando você deitar ou caminhar.

O que acontece nesse período?

30 semanas de gestação fotos

A primeira coisa diferente, é que seu bebê diminui o ritmo de crescimento. Bebês com desenvolvimento normal já tem pouco mais de 43 centímetros.

Porém, ao contrário do crescimento, o peso aumenta, e segue acumulando até o final do período gestacional.

Ele também começa a perder a pele (lanugo) que o cobria até este período.

 Seu bebê está formado, o sistema digestivo, rins e os pulmões estão a todo vapor e pequenos detalhes aos poucos serão conclusivos para a formação dos órgãos.

Ele é ativo e está a par do mundo externo, tanto que acompanha seus movimentos, conhece sua rotina e interage com as suas sensações.

A visão está a cada dia melhor, porém mesmo após o nascimento ela ainda não é completa, pois os bebês enxergam somente até 20 ou 30 centímetros de distância, inclusive a visão tridimensional só se desenvolve após o sexto mês.

A audição por sua vez, está completa, e rapidamente ele identificará os sons familiares.

Outro aspecto importante é o sistema neurológico, que está ativo e “conectado com o mundo”. Sim, ele já pressente como será sua vida familiar.

30 semanas gestação bebe mexe muito

Foto: Báo Mới

Qual é o peso do bebê com 30 semanas de gravidez?

Assim como você, seu bebezinho ganha peso rápido e neste estágio, pode já estar com cerca de 1,5 Kg.

Para você também é comum ganhar mais peso na fase final da gestação, por isso mesmo que receber ajuda nutricional sempre é válido.

Entre a trigésima semana até o parto, seu bebê poderá duplicar e até triplicar de peso, garantindo que ele nasça forte e sem necessidades de cuidados especiais.

Com 30 semanas de gravidez, o seu bebê já pode se posicionar para o parto normal, o que é bom, e enquanto ele não resolve forçar sua saída, curta ao máximo cada momento, pois serão lembranças eternizadas na sua memória.