Search
Search
X

16 semanas de gravidez

16 semanas de gravidez: O que mudou? Minha barriga cresceu? E os movimentos do bebê? Tire suas dúvidas a seguir:

As 16 semanas de gravidez é a parte final do quarto mês, uma fase incrível em que o feto já vai conseguir ouvir sua voz.

Qual é o tamanho da barriga nesta fase? Nesta etapa você estará sentindo sua barriga mais pesada a cada dia, e o útero já terá alcançado um tamanho que pode vir a comprimir alguns vasos sanguíneos, o que pode vir a dificultar a circulação.

As mudanças acontecem de forma muito rápida na gravidez, pois há apenas seis semanas seu útero pesava cerca de 140 gramas, e, com 16 semanas de gravidez ele praticamente dobrou de peso.

16 semanas de gestação – O que acontece?

16 semanas de gravidez

O tamanho da barriga já é bem evidente na maioria das mulheres, mais ou menos do tamanho de um melão e fica situada abaixo do umbigo. (Foto: Nicolalifethroughmyeyes)

Essa é uma das semanas em que os pais podem vir a descobrir qual é o sexo do bebê através do ultrassom. Caso o médico ache necessário, também pode ser realizado o exame de amniocentese a partir desta semana, para verificar de há alguma anomalia cromossômica.

Quais os sintomas dessa fase?

A partir desta etapa a mulher se sentirá mais animada e sentirá que suas emoções estão mais controladas. Os seios estarão maiores e podem aparecer estrias em algumas regiões do corpo que estão se desenvolvendo muito rápido.

Muitas mulheres também sofrem com o melasma gestacional, também conhecido como cloasma, que são manchas escuras no rosto. Elas são consequência das mudanças hormonais que o corpo está vivendo, e tendem a desaparecer depois que a gestante der a luz.

Dormir também pode começar a ser mais complicado a partir desta fase, então tente aprender a dormir de lado, pois essa é a posição indicada para não afetar o útero durante o sono.

Vou ganhar muito peso nas 16 semanas de gravidez?

Isso varia conforme a pessoa e os hábitos alimentares que ela possua, mas é perfeitamente natural ganhar peso durante a gestação, pois seu bebê precisa se desenvolver. É preciso adicionar algumas calorias a mais à sua alimentação, preferencialmente com alimentos saudáveis.

Feto com 16 semanas

Semana 16 da gravidez

Nesta etapa seu bebê tem o tamanho de um abacate, pois ele mede cerca de 12 centímetros e pesa por volta de 100 gramas. As pernas dele estão bem mais desenvolvidas, as sobrancelhas já cresceram, e a boca está bem formada.



Os olhos e as orelhas já estão com a aparência mais próxima do que ficarão ao final. Além disso, a partir desta fase do desenvolvimento do bebê ele começará a ouvir sons, então converse bastante com ele e coloque músicas para que ele escute.

Como são as cólicas na gravidez com 16 semanas?

É normal ter cólicas nesta fase, principalmente devido ao crescimento do útero. Caso tenha sangramento ou cólicas muito mais fortes do que o normal, procure um médico imediatamente.

E a gravidez gemelar de 16 semanas, como é?

gestação gêmeos 16 semanas

Foto: Babycenter

Eles medem cerca de 12 centímetros cada e pesam 100 gramas cada um, então a barriga estará bem pesada e grande nesta fase. A gestante pode começar a sentir dor nas laterais do corpo, pois o corpo está se ajustando para acomodar os fetos. Você vai começar a sentir que eles estão se movimentando mais na sua barriga, e já começar a perceber qual deles é o mais agitado.

Na gravidez gemelar de 16 semanas também é comum sentir contrações falsas, conhecidas como contrações de Braxton-Hicks, o que é perfeitamente normal. Quando você chegar às 16 semanas de gravidez, aproveite para preparar as coisas para a chegada do bebê, pois os próximos meses trarão mais cansaço diante do crescimento do feto.

16 semanas de gravidez
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*