Gestantes podem fazer tratamento de varizes?

As varizes são um incomodo comum para as gestantes, o que muitas vezes vai além da aparência, trazendo dor e inchaço. Porém, os tratamentos podem prejudicar a gestação.

Antes de realizar qualquer procedimento durante a gravidez, as futuras mamães devem buscar informação.

As varizes são normais na gestação

As varizes são normais na gestação. Elas podem surgir ou mesmo aumentar, o que se deve aos hormônios que entram em ação e ao aumento da pressão sanguínea nas pernas pelo aumento do útero.

Leia ainda: Como descobrir se o bebê é destro ou canhoto?

Tratamentos contra varizes não são indicados

Os tratamentos contra varizes não devem ser feitos por gestantes. Caso ele já seja feito, deve ser interrompido, principalmente se consistir na secagem dos vasos.

Durante a gestação, varizes podem surgir ou aumentar, o que é normal. Porém, muitos tratamentos contêm medicamentos que não podem se utilizados por mulheres grávidas.

As gestantes devem esperar o nascimento do bebê para iniciar um tratamento contra varizes, que deve ser acompanhado por um médico. A boa notícia é que a aparência das varizes costuma melhorar consideravelmente com o final da gestação.

Se o incômodo for grande…

Se as varizes forem a causa de dores fortes e inchaço nas pernas, bem como inflamações, a mulher deve procurar um cirurgião vascular ou angiologista para que ele avalie o quadro e veja qual tratamento pode ser realizado.

Como prevenir as varizes?

Existem muitas maneiras, no entanto, de prevenir as varizes e de evitar que elas evoluam. Uma rotina saudável de exercícios é fundamental para evitar as varizes – sejam caminhadas ou natação – até o momento que for permitido pelo médico. O excesso de peso também é um vilão, então é importante manter a alimentação equilibrada.

Existem ainda meias elásticas que estimulam a circulação e evitam varizes. Evite ainda ficar muito tempo em pé e descanse bastante.


  • Add Your Comment

    *