14 semanas de gravidez

 Uma das primeiras coisas que se aprende durante a gestação é contar o tempo da gravidez por semanas. Porém, esse método confunde a cabeça de muita gente: vai ser normal informar à família e os amigos de que está com tantas semanas de gestação e perceber várias expressões de dúvidas.

Apesar de muitas pessoas acharem mais fácil simplesmente pensar no mês da gestação em que se está, a contagem em semanas tem um motivo muito especial de ser: seu bebe está crescendo tão rápido que não é necessário completar um mês para mensurar o desenvolvimento dele, de uma semana para outra muita coisa acontece.

14 semanas de gestação são quantos meses?

Semana 14 da gravidez

Pois bem, uma mamãe com 14 semanas está na metade do quarto mês da gravidez, bem na metade da gestação!

Com certeza é um grande alívio chegar nessa fase, já que o risco de aborto diminui drasticamente após completar o terceiro mês.

Além disso, nessa fase os enjoos diminuem significativamente, o que faz a mulher se alimentar melhor, além de começar a se sentir mais disposta a fazer atividades. Isso porque o corpo já não está mais naquela fase de adaptação à sua nova condição.

14° semana de gravidez – barriga

Isso, é claro, varia de mulher para mulher, mas geralmente no quarto mês a barriga já começa a aparecer e pegar o seu formato característico.

Com isso, talvez já seja necessário iniciar o enxoval da mãe e comprar algumas peças de roupas mais largas e sem elásticos apertados. Além disso, devido ao aparecimento barriga, pode-se começar a ter certa dificuldade para encontrar uma posição perfeita para dormir.

É uma prévia do que virá, mas como a barriga ainda está menor, talvez seja a época ideal para andar bastante, fazer todas as pesquisas sobre as compras para o bebê e outras coisas que deseja fazer e que requerem mais esforço físico.

Semana 14 da gravidez

Foto: Trudnoća

Não deixe os preparativos para a última hora! Aproveite essa fase de boa disposição, pois certamente o último trimestre de gestação a deixará muito mais cansada.

O tamanho do bebê na 14º semana

No quarto mês de gestação o bebê mede cerca de 15cm e pesa por volta de 200 a 250g. Mas não subestime o seu tamanho, ele já consegue fazer muitas coisas!

Além dos órgãos internos estarem amadurecendo rapidamente, o corpinho está cada vez mais formado e ele passa a ter conhecimento disso: é nessa fase começa a abrir e fechar as mãos, mexer os pés, fazer caretas, dobrar os joelhos e até mesmo chupar o dedo! Além dessa nova fase de autoconhecimento, ele já presta mais atenção o que acontece no exterior, percebe a diferença entre claro e escuro e também as alterações sonoras. Então, pode conversar à vontade com ele, pode ter certeza que o bebê está ouvindo!

 Ultrassom com 14 semanas de gravidez

ultrassom com 14° semanas de gravidez

Foto: Womenonly

O ultrassom é o exame mais aguardado durante a gravidez, é através dele que a mãe escuta o coração e pode ver o seu bebê (ou bebês), o seu desenvolvimento, o tamanho, seus movimentos graciosos em meio ao líquido amniótico… E claro, se é menino ou menina!

Nas 14 semanas de gravidez, dependendo da posição do bebê, já é possível verificar se é um menino ou uma menina que está a caminho. Caso não seja possível visualizar dessa vez, o próximo ultrassom é o chamado morfológico, que é mais completo e é solicitado pelo médico geralmente entre a 20º e 22º semana de gestação.

Então, caso não seja possível descobrir quem está chegando nessa fase, é só segurar um pouquinho a ansiedade que o próximo exame trará mais uma oportunidade.

Aproveite cada momento, pois para o seu bebê, cada semana é uma descoberta.