Search
Search
X

Como limpar o umbigo do bebê

Limpar o umbigo do bebê não é tão difícil quanto parece, só é preciso ficar atento com alguns cuidados

Limpar o umbigo do bebê recém-nascido corretamente é fundamental para evitar que ocorram infecções.

Veja como deve ser feita a limpeza e também aprenda a identificar se há algum tipo de problema na região umbilical do seu bebê.

Umbigo recém-nascido estufado

Quando o cordão umbilical é cortado no parto, o pedaço que fica (chamado de “coto umbilical”) irá cair com o tempo, formando o umbigo. Para evitar possíveis infecções e contaminações enquanto cicatriza, o umbigo deve receber todo o cuidado necessário em relação à higiene.

Por esse motivo, é comum se preocupar quando há algo diferente no umbigo do bebê, como no caso de estar estufado. Essa saliência (que surge quando o bebê está com 1 ou 2 meses) é conhecida como “hérnia umbilical” e, em geral, não apresenta nenhum risco para a saúde.

umbigo recem nascido estufado

Na maioria das vezes, o umbigo estufado regride de forma natural, sem a necessidade de nenhum tratamento. (Saludiario)

Caso contrário, é possível ser feita uma cirurgia para que o problema seja corrigido.

Umbigo do bebê caiu – o que fazer?

Quando o coto seca e cai, a atenção deve ser redobrada. Antes de tocar nessa área, higienize bem as suas mãos para evitar que o bebê se infeccione com alguma impureza.

Para limpar o umbigo do bebê, use apenas água, álcool e sabonete. Jamais utilize merthiolate ou outro tipo de produto, pois podem intoxicar o bebê.

umbigo recem nascido inflamado

Limpando o umbigo

-Coloque álcool 70% no cotonete ou gaze.
-Abaixe a fralda, de modo que o umbigo fique visível.
-Limpe fazendo movimentos circulares ao redor do umbigo.

A limpeza do umbigo deve ser repetida por, pelo menos, 3 vezes ao dia (sempre com um cotonete limpo). Colocar faixas não é recomendado, pois aumenta o risco de infeccionar. A fralda deve ser mantida dobrada e por baixo do coto umbilical.

Após a queda do coto umbilical, limpar o umbigo do bebê deve ser feito por mais 10 dias usando soro fisiológico ao invés do álcool 70%.



 umbigo recem nascido sangrando antes cair

Foto: Opava recipes

Umbigo inflamado

É possível que apareça uma carne esponjosa no local do coto ou então pus. Se não apresentar mau cheiro ou sinais de infecção, não há com o que se preocupar, basta continuar a limpar o umbigo do bebê.

Caso haja sinais de infecção, o pediatra deverá analisar e fazer o tratamento à base de antibióticos, o que geralmente ocorre por via endovenosa e sob internamento.

Umbigo de recém-nascido sangrando

umbigo recem nascido vermelho

Foto: Chiasehot

Com a queda do coto umbilical, é normal que fique uma pequena ferida e que o umbigo solte um pouquinho de sangue, já que ainda não cicatrizou. O processo de cicatrização leva de uma a duas semanas e, nos primeiros dias, a fralda pode ficar suja de um pouco de sangue.

Porém, apesar de ser normal surgir um pouco de sangue nos primeiros dias após a queda do coto, o pediatra deverá ser informado se o umbigo continuar sangrando. Nesse caso, poderá ser necessário fazer uma cauterização no local com nitrato de prata.

É importante manter a atenção se a região do umbigo do bebê está muito vermelha ou inchada. Outros sintomas que podem indicar uma infecção são a falta de vontade de mamar, febre e desânimo. Qualquer mudança no comportamento do bebê que possa indicar uma infecção deve ser informada ao médico.

Como limpar o umbigo do bebê
Avalie esta matéria!






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*