Chupar dedo atrapalha a fala e a dentição do bebê?

Esta é uma questão que preocupa os pais, que começam a se preocupar ainda mais conforme a criança vai crescendo e não abandona o hábito. Muitos são os boatos sobre o assunto, mas afinal, chupar o dedo realmente atrapalha a fala e a dentição do bebê? A chupeta pode ser uma substituta? Os pais devem prestar atenção nos seus bebês. Veja a seguir o que fazer nessa situação:

Por que as crianças chupam os dedos?

Chupar os dedos, assim como chupar chupeta, é algo que deixa os bebês confortáveis. Eles se sentem protegidos, pois o movimento é o mesmo realizado quando vão sugar o leite materno.

Leia ainda: Ideias para guardar lembranças do seu bebê

Dentinhos nascendo

Por outro lado, alguns bebês começam a chupar os dedos para aliviar o incomodo sentido quando os dentinhos estão a caminho, furando as gengivas. Se a criança colocar a mão toda na boca para se sentir mais confortável, compre um mordedor. O mordedor é adequado para aliviar as sensações trazidas pelos novos dentinhos. Lembre-se apenas de higienizá-lo com frequência.

Foto: revistacrescer.

Foto: revistacrescer.

Dedo na boca pode trazer problemas

Se o bebê está desenvolvendo o hábito de chupar o dedo, desestimule-o. O hábito pode sim atrapalhar o desenvolvimento correto da arcada dentária e também da fala. Mas, qual é a solução?

A solução: chupetas

Para que o bebê não chupe o dedo, compre pra ele uma chupeta ortodôntica. Avalie bem cada formato e cada tipo de bico para escolher o que mais se adapta às necessidades do bebê. É importante oferecer a chupeta antes que o bebê já esteja bastante habituado a chupar os dedos. Quanto mais cedo a chupeta for oferecida, mas fácil será para o bebê largar o dedo, pois ele ainda não estará tão acostumado assim a fazê-lo.