Como cuidar do umbigo do bebê depois que ele cai

You are currently viewing Como cuidar do umbigo do bebê depois que ele cai

As mães de primeira viagem sempre ficam um tanto quanto assustadas e sem saber o que fazer quando se fala no umbigo do bebê. Muitas crenças e tradições esquisitas também envolvem o assunto, mas saber realmente o que fazer é necessário se informar. Continue lendo abaixo:

Cordão umbilical e umbigo

O cordão umbilical fazia a ligação entre mãe e bebê no que se referia a oxigênio e alimentação.

Quando o bebê nasce, seu cordão umbilical é cortado, mas uma parte dele, que mede de 2 a 3 centímetros ainda fica, o chamado “coto”. Após algum tempo, o “coto” vai secar e cair – entre 10 e 21 dias. Caso o “restinho” do cordão demore mais do que 21 dias para cair procure um médico para se certificar de que está tudo bem com o bebê.

 Leia ainda: Conheça o teste da linguinha no bebê

O que fazer quando o cordão umbilical seca e cai?

Quando o “coto” seca e cai, um pequeno machucadinho fica no local do umbigo, que levará mais ou menos 10 dias para cicatrizar.

O machucado deve ser devidamente limpo para não infeccionar. O recomendado é utilizar cotonete e álcool (70%) para a higiene a cada troca de fralda. Se o local estiver bem sequinho é permitido cobri-lo, mas não utilize faixas para isso.

Atenção aos sinais

Os pais devem ficar atentos ao umbigo e também ao bebê. Se o umbigo tiver pus não quer dizer que há infecção. Sangramentos também podem acontecer. Observe se a região ao redor ficar vermelha demais ou inchada, nestes casos consulte um médico.

Outros sinais de que algo não está bem são febre, falta de vontade de mamar e desânimo excessivo.

E depois?

Depois que houver a cicatrização, pode ser que o umbigo do bebê fique alto, o que pode caracterizar uma hérnia umbilical. Não é preciso se preocupar, pois ela atinge cerca de 20% dos bebês. O pediatra deve fazer o acompanhamento até que o bebê complete 1 ano, e depois avaliar se é necessário fazer algum tratamento.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta