Hérnia no umbigo do bebê

You are currently viewing Hérnia no umbigo do bebê

Você sabia que os bebês podem apresentar hérnias no umbigo? Os pais não precisam ficar tão assustados, mas devem sempre observar com atenção qualquer anormalidade em seus bebês.

O que são e como se formam as hérnias?

A hérnia nos bebês surge próximo ao umbigo e também da virilha. Elas são saliências provocadas por tecido ou órgão que ficou fora do lugar por meio de abertura da parede muscular.

Durante as primeiras semanas de vida do bebê esta abertura é grande, pois os intestinos vão crescer e se desenvolver do lado de fora do corpo do feto. Perto dos três meses de vida os órgãos vão para a parte interna do bebê, e a abertura muscular fica quase fechada. A pequena abertura é para a passagem do cordão umbilical. Quando órgãos ou tecidos pressionam essa abertura muscular é que a hérnia se forma.

 Leia ainda: Quais vacinas a gestante precisa tomar?

Hérnia umbilical

A hérnia umbilical, que acomete cerca de 15% dos bebês prematuros e dos bebês negros, geralmente não provoca dor, não sendo prejudicial ao bebê. Quando ocorre pressão no abdome, por exemplo quando a criança chora ou evacua, a hérnia fica inchada e mais saliente. O tamanho dela é de mais ou menos cinco centímetros. Em alguns ela pode ficar do tamanho de um limão.

O que fazer?

Na maioria das vezes a hérnia não prejudica o bebê, mas os pais devem ficar atentos: ela não deve ser rígida nem inchada o tempo todo.

Em muitos casos, a hérnia desaparece quando o bebê chega aos dois ou três anos de idade. Porém, em algumas crianças uma pequena intervenção cirúrgica é necessária – quando as mesmas causam desconforto. A cirurgia é simples e o bebê recebe alta no mesmo dia.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal, que surge na virilha, atinge mais meninos, prematuros. O motivo mais provável é porque o testículo se desenvolve no abdome. Por apresentar mais riscos ao bebê, como bloqueio do fluxo sanguíneo na região, a recomendação é a retirada da hérnia com cirurgia.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta