Teste do cotonete: o que é, como fazer, resultados

Você já ouviu falar do teste do cotonete? Quando a mulher está na tentativa de engravidar, é normal ter uma grande expectativa para saber se há ou não um bebê se formando em seu ventre.

Essa ansiedade faz com que muitas vezes a mulher procure alternativas caseiras ao invés de esperar para comprar um teste de farmácia ou aguardar os dias necessários para fazer alguns testes com o resultado realmente eficaz.

Entre os vários testes caseiros que usam materiais presentes em qualquer casa, o teste do cotonete ajuda a confirmar ou descartar a gravidez, além de ser feito de forma rápida e prática.

Mas será que esse teste realmente funciona? Veja a seguir se vale a pena fazer o teste do cotonete para acabar com as dúvidas e com a expectativa.

O que é teste do cotonete?

O teste do cotonete é um teste de gravidez caseiro que é feito para verificar se a menstruarão está ou não se aproximando. Como o próprio nome já diz, ele é feito usando um cotonete, e serve para saber se existe a possibilidade de a mulher estar grávida.

Para fazer o teste, é importante que as mãos sejam lavadas e estejam bem limpas. Ele pode ser feito quando há um atraso na menstruação ou nos dias em que o fluxo deveria ocorrer.

O cotonete é colocado no canal vaginal e então a mulher confere a consistência e a tonalidade da secreção que fica na ponta do algodão. Em geral, quando a menstruação está próxima de descer, o cotonete sai com uma coloração rosada, vermelha ou marrom. Se a menstruação não estiver perto, ele sai branco e seco.

teste do cotonete

Por essa razão, ao fazer o teste do cotonete é possível descobrir se há ou não sinal da menstruação. Se o ciclo estiver atrasado e não houver indícios de que a menstruação vai descer, são grandes as chances de a mulher estar grávida.

Quando deve ser feito?

O indicado é que o teste seja feito logo no primeiro dia em que houver o atraso na menstruação, pois assim já é possível verificar se ela está para chegar. Antes de a menstruação descer, há um tempo em que o sangue desce no colo do útero. Isso faz com que ele possa ser detectado pelo cotonete.

Como cada corpo é de um jeito, algumas mulheres podem observar com mais antecedência se o cotonete está ou não sujo. Por outro lado, outras mulheres que apresentam um fluxo mais intenso, geralmente já têm um fluxo de sangue antes mesmo de ter tempo para que o colo de útero se suje de forma a ser verificado no teste do cotonete.

Melhor posição para fazer o teste do cotonete

A melhor posição para fazer o teste é sentada, pois essa posição permite que o cotonete seja inserido no canal vaginal com mais facilidade. Porém, há mulheres que se sentem mais confortáveis fazendo o teste deitadas.

É importante que o teste seja feito com calma e tranquilidade, na posição que a mulher se sentir mais cômoda, para assim evitar que o colo do útero seja machucado.

Teste de gravidez com cotonete: como fazer passo a passo

Para fazer o teste do cotonete, logicamente será necessário fazer o uso de um cotonete. Antes de realizar o teste, é muito importante higienizar bem as mãos, para evitar algum tipo de contaminação na região vaginal.

Em seguida, é preciso verificar se o cotonete está limpo e intacto, para só depois dar início ao teste. Se o cotonete não for de boa qualidade, pode existir o risco de que o algodão acabe saindo e fique dentro da vagina. Por isso, é preciso verificar se ele realmente está bem preso na haste.

Confira a seguir a passo a passo mostrando como é feito o teste do cotonete:

  1. Com bastante cuidado, insira o cotonete dentro do canal vaginal, até alcançar o colo do útero. Não há a necessidade de que o cotonete seja inserido muito profundamente, já que a metade do cotonete (cerca de 2cm) já é o suficiente para que os resultados sejam observados.
  2. A melhor posição para realizar o teste é quando estiver sentada. Após introduzir o cotonete, tente raspar o colo do útero com delicadeza.
  3. Ao removê-lo, verifique como é o aspecto da secreção que saiu na ponta com algodão.
  4. Se o cotonete estiver branquinho e seco, é sinal de que a menstruação não está próxima. Caso a ponta do cotonete saia com uma secreção vermelha ou amarronzada, é bom providenciar um absorvente, pois a menstruação está próxima de descer.

Resultados do teste do cotonete

Para saber interpretar o resultado do teste do cotonete, é preciso verificar se ele sai limpo e branco ou com algum vestígio de sangramento. Se ele sair com vestígios de sangue de tonalidade vermelha, isso significa que a menstruação está para descer, ou seja, que não há gravidez.

É possível que o teste apresente um resultado falho, já que o atraso menstrual pode ter outros motivos além da gravidez. 

O atraso pode ser por conta de alguma alteração no organismo da mulher, situação de estresse ou outros motivos. Além disso, no caso de existir a presença de alguma secreção vaginal ou infecção, isso pode acabar interferindo no resultado.

teste do cotonete funciona

(Foto: TriCurioso)

Por isso, se caso a menstruação não vier e a mulher não estiver grávida de fato, é recomendado que ela busque um ginecologista para que a causa seja avaliada.

O teste saiu marrom

Se o cotonete usado no teste sair marrom, isso provavelmente significa que a mulher não está grávida. Isso acontece porque a tonalidade amarronzada geralmente quer dizer que o sangue está começando a descer, mas ainda não em grande quantidade, fazendo com que o resíduo no colo do útero adquira essa cor.

Teste do cotonete saiu branco e úmido

Quando o teste é feito e o cotonete sai branco e úmido, isso pode estar relacionado à ovulação. A secreção que aparece antes e depois da ovulação geralmente apresenta um aspecto esbranquiçado e com uma textura que se assemelha a uma pomada.

Quando a mulher está em seu período fértil, o muco adquire uma aparência parecida com a clara do ovo. Se o cotonete sai limpo nos dias em que a menstruação deveria descer, o mais provável é que a mulher está grávida, pois não há nenhum sinal de menstruação.

O cotonete saiu amarelo

Se o cotonete sair com o algodão amarelado, isso pode ser o sinal de que há uma infecção vagina, principalmente se vier acompanhado de mau cheiro e sensação de ardência.

Por esse motivo, nesse caso é importante consultar o ginecologista para realizar o diagnóstico e fazer o tratamento indicado. Dependendo do caso, o tratamento pode ser feito, por exemplo, com o uso de antifúngicos.

Também existe a chance de que a secreção amarela seja o resultado de uma doença sexualmente transmissível. Esse é outro motivo pelo qual é importante buscar informação com um ginecologista para descobrir o motivo e iniciar o tratamento indicado.

Meu teste do cotonete saiu rosa

É possível que o algodão do cotonete saia com uma tonalidade rosada. Isso pode ter dois significados. O primeiro deles é que indica que o sangue que está descendo do colo do útero ainda se encontra em baixa quantidade e, por esse motivo, ainda não adquiriu uma tonalidade avermelhada.

Outro motivo para o cotonete sair rosa é devido ao processo de nidação, que acontece quando o embrião se implanta no útero, fazendo com que aconteça um pequeno sangramento.

Isso pode acabar confundindo o resultado do teste, pois pode dar a impressão de que a menstruação está por vir quando, na verdade, o bebê já se implantou.

Se for esse o caso, a mulher poderá notar que a menstruação não desceu e, após repetir o teste do cotonete, ele sairá limpo e seco, indicando que é realmente provável que esteja gravida.

Teste do cotonete funciona mesmo?

O teste do cotonete realmente funciona na maioria dos casos. Porém, o objetivo dele não é propriamente identificar se a mulher está ou não grávida. Na verdade, ele serve para que seja possível verificar se a menstruação está para descer naquele dia.

Essa é uma das formas de identificar se a menstruação está vindo, mas é bom lembrar que o resultado pode variar de uma mulher para outra, existindo a possibilidade de falsos positivos e falsos negativos.

É importante ressaltar que os testes caseiros, por não serem comprovados cientificamente, podem apresentar resultados nem sempre totalmente confiáveis como é o caso dos testes de farmácia ou os testes de sangue.

O teste mais eficaz é o que identifica a presença do hormônio HCG, que é produzido pelo organismo apenas quando a mulher está grávida e é encontrado no sangue ou na urina da gestante.

Por esse motivo, se o desejo é de ter a certeza se há ou não uma gravidez em curso, o mais indicado é comprar um teste de farmácia, que custa pouco e é feito de forma rápida.

Teste do cotonete positivo: O que fazer?

No caso de o teste do cotonete mostrar que a menstruação não está para descer, o recomendado é que a mulher realize um teste de farmácia para fazer a confirmação da gravidez.

O teste de farmácia mostra o resultado em poucos minutos e pode apresentar uma precisão de até 99%.

teste do cotonete saiu umido

Já o exame de sangue também apresenta um resultado altamente confiável. Ele pode ser feito em laboratórios ou prontos-socorros e fica pronto em um dia.

Existem riscos de fazer o teste do cotonete?

É importante lembrar que, pelo fato de a região íntima da mulher ser bem sensível, qualquer alteração pode ser prejudicial. Por essa razão, é fundamental ter muito cuidado ao colocar o cotonete na vagina.

Os principais riscos de fazer o teste são:

  • Se machucar: Se o cotonete for inserido de qualquer jeito na vagina, forçando a entrada no canal vaginal ou empurrado por inteiro, a mulher pode acabar machucando o colo do útero. Por conta disso, o recomendado é que ele seja colocado com bastante calma e delicadeza. Além disso, colocando apenas cerca da metade do cotonete já será possível recolher o muco para verificar o resultado.
  • Infecção: Para evitar alguma infecção, a higiene das mãos é fundamental na hora de fazer o teste. Também existe a possibilidade de o cotonete estar contaminado se estiver exposto no ambiente. Por isso, é preciso usar um cotonete que esteja devidamente protegido de fungos e bactérias, guardado em local tampado, limpo e longe da umidade.

O teste pode prejudicar o bebê?

Se a mulher estiver mesmo grávida, fazer o teste do cotonete apenas poderia prejudicar o bebê se ele for inserido com força, de forma a pressionar o útero. Isso porque, logo que ocorre a fecundação do óvulo, o colo do útero se fecha e se eleva, como uma forma de proteção natural, fazendo aumentar a distância entre a entrada da vagina.

Muitas vezes acontece de a mulher fazer exame de ultrassom transvaginal ou manter relações sexuais sem saber que está grávida, o que não prejudica o bebê. Dessa forma, o teste do cotonete oferece menos riscos de causar prejuízos ao bebê.

É fundamental que o teste seja feito com toda a higiene para evitar contaminações. Isso porque, no caso de a mulher pegar uma infecção e estiver grávida, esse fator pode levar a um parto prematuro.

Resumindo, quando o teste do cotonete é feito de forma correta, tomando todos os cuidados necessários, ele pode ser um bom auxílio para identificar uma gravidez. Porém, o ideal é que, caso a menstruação não desça no dia de costume, seja feito um teste de farmácia ou de sangue para confirmar o diagnóstico.

Referências

mamaeonline.com.br/teste-de-gravidez-do-cotonete-funciona

trocandofraldas.com.br/colo-do-utero-e-teste-do-cotonete-como-fazer

testedegravidezcaseiro.com.br/teste-de-gravidez-do-cotonete

tentantes.com.br/teste-de-gravidez-caseiro


  • Add Your Comment

    *