Teste de Gravidez Caseiro: água sanitária, cloro e pasta de dente

Teste de gravidez caseiro: tudo o que você precisa saber sobre as opções mais usadas pelas futuras mamães e como deve ser feito cada teste.

Saber se está ou não grávida é uma das dúvidas mais inquietantes para as mulheres que começam a sentir enjoo ou então estão com a menstruação atrasada. Isso porque a chegada de um bebê, seja ele esperado ou não, muda completamente a vida da futura mamãe.

Por conta da ansiedade em esclarecer essa dúvida, é comum que algumas mulheres acabem recorrendo a testes de gravidez caseiros para confirmar ou descartar de vez a gravidez.

8 testes de gravidez caseiros e como fazê-los:

Como é feito o teste de gravidez caseiro com cloro?

O teste é feito usando apenas o cloro e um copo descartável. A urina deve ser feita no copinho e em seguida é acrescentado nele uma pequena quantidade de cloro. A seguir é preciso observar se a urina escurece.

Se a mistura efervescer e a cor da urina mudar, ficando em um tom mais avermelhado ou alaranjado, o teste deu positivo. Caso contrário, se a urina apenas espumar e permanecer da mesma cor, o resultado é negativo, ou seja, não há gravidez.

Teste de gravidez caseiro com cloro: se espumar e escurecer é positivo!

Esse teste feito com cloro realmente funciona?

Esse teste de gravidez não apresenta nenhuma base científica e, por esse motivo, não é confiável. Além disso, fazer esse teste não é bom para a saúde pois, no momento em que o cloro entra em contato com a urina, são formadas substâncias que são tóxicas ao serem inaladas. O resultado é uma ardência nas vias nasais e vermelhidão nos olhos.

O resultado do teste de gravidez caseiro com cloro pode variar bastante, dependendo das reações químicas, já que não há no cloro substância alguma que possa identificar a presença de HCG no corpo feminino, o que verifica a gravidez.

Há também casos em que não acontece nenhum tipo de mudança na urina ao realizar esse teste caseiro.

Leia mais: Tentantes: Engravidar rápido é a meta

Teste com água sanitária (quiboa)

O teste com água sanitária consiste em misturar uma determinada quantidade de urina com a quantidade equivalente agora com água sanitária.

Após alguns segundos, observa-se o que acontece quando essas duas sustâncias entram em contato. Se houver uma efervescência, assim como a reação de um sal de frutas em contato com a água, o resultado é positivo.

Outra reação que pode ser observada é a mistura resultante apresentar uma nova coloração mais escura, como laranja ou tons puxando para o vermelho.

No entanto, é importante ressaltar que muitos resultados são inconsistentes e há frequentes falhas na captação e leitura desses resultados. E além de não possuírem base médica ou científica, a exposição ao cheiro dessas misturas pode ser prejudicial.

Muitas pessoas até chamam esse método de “simpatia de crença popular”. Tenha cuidado!

 

teste de gravidez com quiboa

Teste com pasta de dente

Para realizar esse teste, você precisará gotejar um pouco de urina sobre um pouco de creme dental branco. Se essa reação resultar em um tom azulado ou soltar espuma, o teste é dado como positivo para gravidez.

Contudo, temos aqui outro teste que a ciência deu como falso.

O que acontece nesse caso, é apenas uma reação química entre a urina e o carbonato de cálcio. Sendo assim, o creme dental não possui propriedades químicas capazes de reagir exclusivamente à presença do “hormônio da gravidez” o Beta HCG.

Teste com vinagre

Este teste pode ser feito misturando se meio copo de urina (em um copo descartável) e duas colheres de sopa de vinagre. Mexa essa mistura com um palito de picolé e espere o resultado. Se a cor da urina se manter intacta, deu negativo. Se mudar de coloração, deu positivo.

Esse é mais um teste que vale como simpatia, apenas fruto de lendas urbanas e não possui nenhuma base científica comprovada.

Teste caseiro de ferver a urina

Esse teste, como o nome sugere, é realizado através da fervura da urina em um recipiente de alumínio.

Observe como a fervura acontece. Se a urina apresentar uma fervura similar à do leite e do café (que sobe até a boca do recipiente e forma uma espécie de nata), o teste é dado como positivo. Se borbulhar normalmente e não subir, é negativo.

Mais uma vez, esse teste pode ser usado apenas como brincadeira ou para aliviar a ansiedade.

Teste caseiro da agulha

O teste da agulha é um pouco mais demorado e não oferece resultados instantâneos.

Consiste em coletar um pouco de urina (procure um recipiente que tenha tampa) e colocar uma agulha dentro, mergulhada. Tampe o recipiente e espere por 8 horas. Se a agulha mudar de cor após o período indicado, o resultado é positivo. Se não, deu negativo.

Esse teste, por mais bizarro que pareça, não possui comprovação e não há indícios de que a urina de uma mulher grávida possa mudar a cor da agulha, servindo novamente, como uma estratégia para burlar a ansiedade.


Teste com cotonete

O teste com cotonete é realizado com a ajuda de um cotonete (obviamente) através da inserção deste no canal vaginal, o que deve ser feito com bastante cuidado e higiene.

Certifique-se de que o cotonete está realmente intacto e limpo e lave bem suas mãos antes de inseri-lo.

Tente “raspar” delicadamente o colo do útero com o cotonete. Ao retira-lo, procure identificar a coloração. Se estiver rosado, vermelho ou num tom de marrom, significa que sua menstruação está se aproximando, então é bom ficar atenta e ter um absorvente sempre à mão.

Se a secreção estiver branquinha, significa que sua menstruação ainda não está vindo.

Mas é só isso mesmo. Esse teste pode, no máximo, prever se sua menstruação atrasou ocasionalmente ou se está perto de vir, sem ligação direta com o estado de gravidez.

teste caseiro com cotonete

Teste com pinho sol

O teste com pinho sol é feito da mesma forma que os testes com cloro e vinagre, portanto, com resultados similares.

Misture uma quantidade de urina com a mesma quantidade de desinfetante pinho sol. Se o tom de laranja/marrom do pinho sol tradicional mudar para tons de azul, branco ou verde, o resultado é positivo. Se não mudar de cor, é negativo.

Outro mito. Sem nenhuma comprovação, muitas mulheres realizaram esse teste mais de 2 vezes seguidas e obtiveram resultados diferentes, ou seja, não funciona como um teste seguro.

Teste de gravidez caseiro é seguro?

O teste de gravidez caseiro geralmente é tido como uma simpatia popular. E quando se há muita expectativa em conceber uma criança, é comum ver sinais positivos até nas luzes do semáforo.

Por isso, para não criar falsas expectativas ou ter ataques cardíacos por antecipação, (ou por um resultado que não é 100% certo), o mais indicado são os testes de farmácia e o exame de sangue do Beta HCG. Até mesmo um exame de transvaginal pode verificar se você está mesmo grávida.

Evite os testes caseiros, ou faça-os apenas por curiosidade ou diversão. Para resultados consistentes, utilize as fontes mais seguras e aprovadas pelo conselho de saúde.

Qual teste de gravidez é o mais eficaz?

Teste de Gravidez Com Água Sanitária Funciona?

Foto: CustomMonoclonalantibody

É possível afirmar que tanto o teste de farmácia como o exame de sangue são confiáveis. Entre eles, o teste de sangue é o mais preciso.

O exame beta HCG detecta se há pequenas quantidade de hormônios no sangue que caracterizam a gravidez.  Porém, há testes de farmácias que podem ser até mesmo mais eficientes do que um teste laboratorial.

Confira o que o Dr. Jorge Hernandez Ramos fala sobre o método mais confiável para detectar uma gravidez:

Como identificar uma gravidez no início

Teste de Gravidez Caseiro

Foto: Huggies

O primeiro passo para notar uma possível gravidez é através de alterações no corpo, como cólica, náuseas, mamas doloridas. Porém, a melhor maneira para que você possa confirmar uma gravidez é através de um teste de farmácia ou então um exame de sangue.

Se você deseja fazer um teste em sua própria casa, o ideal é recorrer aos testes de farmácia.  Faça o teste quando notar o atraso da menstruação e, para se certificar, repita o teste após cinco dias. Caso a gravidez seja confirmada, marque uma consulta com o ginecologista o mais cedo possível para que a gestação seja acompanhada com todo o cuidado e atenção.


  • Add Your Comment

    *