Por que a cicatriz da cesárea coça?

Cicatriz da cesárea coçando, o que pode ser? Tire suas dúvidas!

De todas as marcas que um parto cesariano traz a cicatriz costuma ser a mais evidente. Embora haja uma preocupação com a questão estética, muitas mulheres não veem problema em exibí-la, afinal, essa cicatriz é o sinal mais visível, em seu corpo, de que ela trouxe uma vida ao mundo. E de fato não há porque escondê-la. Não é uma deformação, é a cicatriz de um parto.

Por falar em parto, o Brasil está no topo do ranking dos países que mais realizam cesarianas no mundo. O que muitas mães não se dão conta é que o parto cesáreo é um procedimento cirúrgico e requer cuidados no pós-operatório. Para isso, é importante entender o procedimento e conversar com seu médico sobre a necessidade do parto cesáreo.

A cicatrização da incisão

A região onde foi realizado o corte (incisão) da cesariana leva em média de 10 a 15 dias para cicatrizar, mas para que as cicatrizes (externas e internas) estejam totalmente recuperadas são necessários vários meses. No geral, até um ano e meio após o parto cesáreo. Por isso, fazer esforços físicos precocemente pode provocar aberturas – parcial ou total – da cicatriz (deiscência dos pontos).

cicatriz cesarea

Foto: Masmusculacion

Com o avanço da medicina, a realização das cesarianas e a recuperação têm sido cada vez menos complexas e mais saudáveis – salvo algumas exceções. Os pontos da incisão, por exemplo, no geral, são utilizados os mesmos das cirurgias plásticas (pontos intradérmicos) – que não precisam de remoção posterior (fio absorvível).

Por conta de todas as novas tecnologias utilizadas, muitas mulheres relatam que têm um pós-operatório bem tranquilo, enquanto que para outras, a realidade não é tão simples. Algumas têm dores, pontadas no local da cicatriz da cesária, coceiras, inflamações e até queloide ou hiperplasia fibrosa – cicatriz elevada, arredondada e de superfície lisa na pele.

Por que a cicatriz da cesárea coça?

Em relação às coceiras, segundo especialistas, é normal já que elas são respostas da cicatrização do local: as novas células de colágeno se formando provocam coceira passageira. Mas se for muito intensa, o uso de cremes e óleos indicados pelo obstetra ou por um dermatologista pode auxiliar.

Leia mais: Nova Lei: Cesáreas a partir de 39 semanas

Cesarea coçando

Foto: Cockadoodledoula

Confira outros cuidados com a cicatriz da cesárea:

  • É fundamental ter o apoio de familiares nos afazeres domésticos, pois é necessário repouso nos primeiros dias após a cirurgia;
  • Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes auxilia no processo de cicatrização;
  • Ficar muito tempo em pé pode provocar ardência e dor no local do corte. Além disso, é bom não pressionar o abdômen ou o local da incisão;
  • Durante o banho, é importante lavar o local do corte com água e sabão e, se tiver curativo, precisa ser trocado todos os dias;
  • Expor a barriga ao sol pode provocar problemas de pigmentação (manchas escuras ou claras) na cicatriz. Use filtro solar, fator de proteção acima de 30;
  • Só use cremes na região do corte com indicação do médico ou do dermatologista;
  • Roupas pesadas como jeans geram atritos e podem provocar inflamações. Opte por calcinhas de algodão nesse período.