Queda de cabelo depois da gravidez, o que fazer?

A gravidez traz muitas mudanças para a mulher, e diversas delas podem continuar mesmo após o parto. A queda de cabelo, por exemplo, é muito mais comum do que se imagina. No entanto, os cuidados certos podem tornar tudo mais fácil, e com menos surpresas desagradáveis.

O que acontece com os cabelos durante a gravidez?

De maneira geral, algumas mulheres têm uma expressiva melhora na aparência dos cabelos durante a gestação, o que se deve ao aumento de hormônios presentes no corpo, que fazem com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.

Por outro lado, se o cabelo da mulher costumava sofrer devido à falta de vitaminas – com queda, rarefação e fragilidade – os sintomas podem piorar, já que o bebê em formação requer grande parte dos nutrientes da mãe, inclusive durante o período de amamentação.

Em relação ao couro cabeludo durante a gravidez, é possível que ele fique mais oleoso, favorecendo a formação de caspa e seborréia. Isso ocorre devido ao aumento da atividade das glândulas sebáceas no período, e pode ser controlado com shampoo adequado.

Veja também: Melhores cosméticos para grávidas

Alguns médicos costumam receitar ainda ácido fólico para as futuras mamães durante as primeiras semanas, o que pode ainda causar queda.

Por fim, após a gestação, com a diminuição brusca dos hormônios no corpo, é normal que os fios parem de crescer e que também caiam.

Fatores psicológicos

Além das causas hormonais, o estresse do parto e dos primeiros meses de vida do bebê, que envolvem muitos cuidados e preocupações, podem ainda contribuir para a queda dos cabelos.

Quando os fios voltam ao normal?

De acordo com os médicos, os cabelos param de cair e voltam a crescer normalmente em um período que varia de seis a nove meses após o parto, quando tanto as taxas hormonais quanto a condição psicológica da mãe retornam ao normal.

Confira ainda: Cólicas na gravidez é normal?

Cuidados antes, durante e depois da gravidez

O ideal é que a mulher sempre consulte seu médico para informar irregularidades.  Uma nutricionista pode também fazer o acompanhamento adequado da alimentação da mulher durante a gravidez, que deve ser equilibrada e repleta de todos os nutrientes necessários para mãe e bebê.

Ainda com dúvidas sobre queda de cabelos na gravidez e após esse período? Então confira um vídeo com explicação de uma dermatologista sobre o assunto:


  • Adicione um comentário

    *