Pimenta para grávida faz mal? Causa cólicas no bebê?

Pimenta para grávida faz mal? Causa cólicas no bebê? Descubra nessa matéria:

A gravidez e o período da amamentação sempre foram cercados de mitos. Todo mundo tem algum palpite, conselho ou história para contar para uma futura mamãe. Mas como saber o que é real e que não passa de lenda passada de mãe para filha por gerações?

Se você está grávida, com certeza já ouviu falar que comer pimenta faz mal, pode causar aborto ou que causa cólicas no bebê durante a amamentação.

Pimenta para grávida faz mal?

A pimenta não faz mal para o bebê, não causa má-formação do feto, nem qualquer outra coisa parecida. Não induz o trabalho de parto e também não é abortiva.

comer pimenta na gravidez causa colica no bebe

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, agora é o momento de se livrar dela. Foto: Famme

Porém, se você não tem o costume de consumir pimenta, a gravidez pode não ser o melhor momento para incluí-la no seu cardápio.

A pimenta na gravidez altera o pH do estômago e isso pode causar mal estar. Lembre-se que durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, a gestante fica mais suscetível a enjoos, azia e refluxo, e a pimenta pode piorar esses sintomas.

A ingestão de pimenta também interfere no funcionamento do intestino, que fica mais lento, o que pode trazer algum incômodo para as gestantes que têm o intestino preso. Para quem sofre com as hemorroidas (hemorroidas na gestação, como aliviar a dor?), principalmente no final da gestação, também não é aconselhável comer pimenta pois o alimento causa maior sensibilidade e dor.

Se a gestante não sentir nenhum desconforto, gostar e estiver acostumada com o alimento, não tem motivos para deixar de comer pimenta. Mas lembre-se, na gravidez, como em qualquer outra época da vida, moderação é tudo. Não exagere e seja feliz.

Grávida pode comer pimenta?

Foto: Getty Images

Pimenta causa cólicas no bebê?

Outra coisa que sempre se ouve falar é que o consumo de pimenta pela mãe que está amamentando pode causar cólicas no recém-nascido.

Na verdade, muitos são os alimentos, além da pimenta, acusados de causar cólicas nos bebês durante a amamentação, entre eles:

-Alimentos que contém cafeína como café, chocolate, alguns refrigerantes, chá mate, preto e verde;

-Frutas cítricas como laranja, limão e tangerina;

-Vegetais como brócolis, couve e repolho;

-Feijão, lentilha, soja e grão de bico;

-Amendoim, nozes, castanhas e amêndoas;

-Leite e derivados;

-Milho e produtos feitos a partir dele como canjica e pipoca.

Pimenta para grávida faz mal? Causa cólicas no bebê?

Foto: DigitalMarketingJobs

Cada organismo funciona de uma forma. Por isso é importante procurar um especialista para esclarecer todas as dúvidas e principalmente para elaborar uma dieta personalizada.

Porém, ainda mais importante é observar as reações do bebê quando for ingerido este ou aquele alimento. Só assim a mãe terá certeza se ele causou ou não algum desconforto no bebê.

Além da alimentação (Alimentação ideal durante a gestação), outros fatores também podem interferir na composição, gosto e quantidade do leite materno. Esses fatores são: estresse, nível de hidratação, uso de medicamentos ou de álcool, fatores hormonais, cansaço, etc.

Por fim, nunca é demais lembrar: a mãe que amamenta precisa ter uma alimentação rica em nutrientes. É mais do que necessária a ingestão de frutas, sucos, vegetais, gorduras, carboidratos e proteínas.