Alimentos para mães que causam cólicas no bebê

You are currently viewing Alimentos para mães que causam cólicas no bebê

Até os 6 meses de vida, a cólica pode fazer parte da rotina de alguns bebês.

Normalmente ela começa de dez a quinze dias após o nascimento, quando o organismo do bebê ainda está em fase de adaptação e amadurecimento. É por isso que dependendo do alimento que a mamãe (que está amamentando) esteja ingerindo, o bebê pode ter mais facilidade de sentir a dor das cólicas.

 Com a restrição a alguns alimentos, as essas dores podem ser facilmente evitadas. Veja a seguir os alimentos que devem ser evitados pelas mamães que estão amamentando:

Alimentos que devem ser evitados:

  • Foto:Foxnews
    Foto:Foxnews

    Chocolate ao leite – Por possuir alto teor de gordura, o chocolate ao leite não é recomendado para as mamães que estão amamentando. Opte pelo chocolate meio amargo, além de possuir poderosos antioxidantes, o seu teor de gordura é quase zero.

  • Carnes Vermelhas – Estes alimentos demoram um pouco mais para serem digeridos. Caso a flora intestinal da mulher enteja desregulada, o alimento digerido pode fermentar e ser alvo das bactérias ruins. Este processo causa desconfortos abdominais para a mãe e o bebê.
  • Alguns vegetais – Alimentos como os brócolis, couve e o repolho têm o seu sabor muito presente no leite materno quando ingerido pela mãe. Com o enxofre em sua composição, estes alimentos causam gases, que também podem ser transferidos pelo bebê através do leite.

Leia também: Qual a melhor pomada para prevenir assaduras em bebê?

Foto: Juliansveg
Foto: Juliansveg
  • Leguminosas – Feijão, ervilha, vagem e outras leguminosas são ricas em carboidratos, e por isto não são absorvidos na digestão, causando a fermentação. O que poderá causar mal-estar ao bebê.
  • Iogurte Integral –  Para o organismo do bebê, a proteína do leite de vaca não é nada parecida com o leite materno. Para o pequeno, o leite pode causar o aumento dos movimentos do intestino, acarretando a formação de gases, que logo se traduzem em cólicas.

Além de evitar alguns alimentos, lembre- se de colocar o seu bebê para arrotar após as mamadas. Isto contribuirá para que ele elimine todo o ar ingerido durante a refeição.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 19 comentários

  1. Raquel

    Oi tudo bem?eu quero saber minha filha tem 1 mes ,ela mama no peito só lado esquerdo tem bastante leite ao lado direito não tem leite já diminuiu peito é problema ta sem bico.mas porquê? Isso e normal mas o meu peito lado esq maior não tem como volta menos peito pra ficar normal.obrigada

  2. Raquel

    Oi tudo bem?eu quero saber minha filha tem 1 mês mama no peito só lado esquerdo tem bastante leite ao lado direito peito não tem leite já diminuiu peito é problema tá sem bico. Mas isso e normal não tem como o meu peito maior lado esquerdo para diminuir leite pra ficar normal.obrigada

  3. cristiane

    Olá gostaria de saber sr o limão e o vinagre casam cólicas no bebê… Armamento no peito e ele sempre ta com cólica… E tem algum remédio que melhore?

  4. marisa

    Boa tarde.tenho um menino de 1 mes e 7 dias,pois comeco entrar em desespero pois faxo de td mas o meu menino tem muitas colicas e nao sossega nem na mamar nem a dormir .. pois tento comer td equilibrado ja dei coliprev,aero_om e colimil e nada sera k o meu leite tem algum componente k lhe fassa colicas??.

  5. itala

    Olá meninas meu bb esta com 4 meses!! Passei por tudo q vcs passaram. Lembrando e so uma Faze bjs

  6. Veronica

    Olha meninas eu tive uma alimentação bem regrada mais minha bebê teve cólicas até o terceiro mês certinho. Todos falavam é só uma faze mais nos sabemos q o sofrimento nosso é muito grande de ver nossas crianças assim e ñ podermos fazer nada. Dei o funchicorea, lufital ,flagas mais de nada adiantou o q nos resta é espera q logo passa. Bjos

  7. Eliana

    Raquel conhece um site chamado Baby Center
    Entra lá te ajudar a muitoo. Consulro ele diariamente
    Bjo

  8. josiane

    Olá meninas tenho minha bebe ela tem um mes e ela tem poucas colica quando ela sente colica uso flagass ou funchicorea remedios muito bom.
    Odoutor disse que devo comer de tudo menos vinagre cebola bebida alcolica que pode ir o gosto pro leite e ela nao pegar mais o peito
    Ele disse que os bebes tem, colicas mesmo a mae deixando de comer muitas coisas ou ate mesmo os bbs que mamam leite de lata Nan Nestogeneo,Aptamil etc

  9. carol

    Oi!
    Tenta usar o bico de silicone no mamilo menor. Talvez resolva o seu caso.
    Eu tambem quase nao tenho bico no seio esquerdo, tentei o bico de silicone, mas nao consegui me adaptar. Entao fui aos poucos pinçando o bico do seio para fazer um bico para que meu bebe abocanhasse todo o mamilo e deu certo.
    Outra coisa que voce pode tentar sao as conchas de amamentacao… com o uso ele forma um bico para ficar mais facil do bebe pegar o peito.
    O bebê tem que mamar para estimular o leite vir.
    Minha GO passou tintura de algodoeiro e outros remedinhos no inicio para estimular o leite a descer. Converse com seu medico.
    Boa sorte!

  10. simone

    Olá meninas sou mae de 1 viagem e estou desesperada com meu peito sinto uma dor enorme na hora de amamentar. Ele esta rachando e assado quando tenho q da d mama me desespero… Meu bebe vai fzr 1 mes amanha. Alguem sabe algo p melhorar isso?

  11. janaynaestefana

    Meeu Bebe NAO FAZ Coco faz 5 dias hojee .. isso e normal ? estouu desesperada pois de disseram que pode via pedra ?

  12. Elayne

    Oi
    tenho uma bb de 3 meses e desde q ela nasceu ela naum teve colica nenhuma.
    Agradeco a Deus por ella n ter tido colica..
    qnd eu estava gravida dela minha alimentao foi muito saudavel…
    e qnd eu estava gravida eu molhava muito minha barriga e dizem q isso causa colica mas gracas a Deus ela n teve nenhuma pra conta historia

  13. araildes

    Meu filho tem vai fazer um mes e nao tem colicas pelo menos nao aparenta

  14. Patricia

    Simone sempre que terminar de amamentar passa uma pomada para o bico do seios não ressecar, no Brasil eu não sei nome de nenhuma, mais procure na farmácia tenho certeza que vai achar. O meu Baby tb tem 1 mês e realmente doi um pouco quando vou dá de mamar se eu não uso a pomada em algum dia, no outro dia o peito reclama mais ainda.
    E se o Baby estiver pegando o mamilo errado tb faz doe os peitos.
    Não desista. Use a pomada.
    Se não achar passa um pouco de mel que ajuda tb, eu usava quando não tinha a pomada.
    Deus te abençoe

  15. Bárbara

    Oi Simone! Tente fazer compressa quente no seio antes do bebê mamar, ou tirar um pouquinho do leite antes dele mamar tbm, que pode ajudar a não doer na hora da amamentação…use a pomada Millar pra rachadura no bico do seio que é ótima. Boa sorte…espero que melhore! Bjs

  16. daniele

    Minha GP mandou eu colocar os seios no sol com o leite(Materno) na região do mamilo.. E deu certo fiquei sem rachaduras e machucados

  17. tatiane

    Se toda vez q vc for amamentar uns minutos antes vc passar um pouco do seu leite no seu bico do peito melhora.. o leite hidrata e melhora às rachaduras ta bjs melhoras com o peito

  18. Mima Daniel

    Eu já tentei uma veZ , longo depois de 3 dias dei uma 1/2 rolha de whisky no bebe , e ele nunca sofreu de cólica , orientei várias mamães e os bebês delas também nunca tiveram problema de cólica . Pra mim isso resulta e muito.
    Obrigada

  19. Fabiola

    Pelo amor de Deus não pode dar bebida alcoólica e Mel também não. A bebida alcoólica pode causar síndrome alcoólica fetal quando está grávida depois pode ocasionar o mal desenvolvimento do bebe e estar ja tendo o vicio do alcool. O mel pode ter uma bactéria que pode matar o bebe, por favor não usem o que o pediatra não recomendar ou o ginecologista. Pode matar um bebe que não está totalmente formado e nem tem imunidade ainda para se defender. Álcool faz mal e pode matar o bebe.

Deixe um comentário