Importância da vitamina A na gestação

Alguns nutrientes são especialmente importantes durante a gestação. Eles contribuem de diversas maneiras, trazem inúmeros benefícios e fazem com que a gestação seja mais saudável e tranquila. Por isso, as mulheres gravidas devem ficar atentas às necessidades do período especial que estão vivendo.

Vitamina A

Uma destas vitaminas fundamentais para o bom andamento da gestação é a vitamina A. A vitamina A aumenta as chances de sobrevivência do feto e faz com que o ele cresça saudável. Ela participa da formação do sistema imunológico, da pele, das mucosas e visão. Além disso, a vitamina A contribui para a redução das infecções que podem ser adquiridas durante a gravidez.

Leia ainda: Como manter o peso ideal durante a gestação?

Suplementos

Algumas mulheres acabam recorrendo aos suplementos vitamínicos para obter as doses recomendadas de vitamina A – elas devem ser prescritas pelos médicos. Vale lembrar que não se deve ultrapassar as doses diárias.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Que alimentos são ricos em vitaminas A?

A melhor maneira de se obter a vitamina A necessária para uma gestação saudável é se alimentar de alimentos que possuam grandes concentrações dela. A vitamina A pode ser encontrada em fígado, gema de ovo, leite integral, derivados do leite integral, vegetais de folhas escuras, frutas de cor alaranjada como laranja, mamão, manga e ainda cenoura e abóbora.

Como saber se a mulher tem deficiência de vitamina A?

Alguns sintomas demonstram na mulher a falta de vitamina A. Se você tiver um ou mais não significa necessariamente que tem déficit da vitamina, mas vale a pena consultar um médico para saber se está tudo bem. Os sintomas são infecções respiratórias recorrentes, dificuldade para enxergar em locais escuros e diarreia.

Importância da amamentação

Depois do nascimento, a amamentação garante que a mãe passe para seu bebê alguns dos principais nutrientes que ele precisa para se desenvolver de maneira saudável, inclusive a vitamina A.

Avalie este conteúdo!

  • Comente: