O que comer e o que evitar no período de amamentação?

Como toda mãe que acaba de dar a luz, você está cheia de dúvidas em relação aos cuidados com sua alimentação? Isso é bom, pois é preciso realmente evitar alguns alimentos que podem acabar fazendo mal à produção de leite materno. Afinal, tudo o que a mulher ingere acaba sendo passado para o bebê pelo leite materno. Veja quais são estes alimentos:

A amamentação

Durante o período de amamentação do bebê, o metabolismo fica bastante acelerado. A amamentação será a principal fonte de perda de energia e calorias, por isso a mulher não deve fazer qualquer restrição alimentar para não comprometer a produção de leite. Além disso, ela precisa ter energia para esta produção e para os cuidados com o bebê, que no início irá mamar várias vezes ao dia, inclusive de madrugada.

A dieta pós-parto

Após o parto, a dieta da mulher precisa ser rica em gorduras, proteínas, carboidratos e vitaminas, fundamentais para suprir as necessidades da mulher. É importante que a alimentação seja equilibrada e repleta de alimentos saudáveis, como vegetais, carnes e frutas.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

 Leia ainda: Cuidados com a visão do bebê

O que evitar?

Alimentos como chocolate e café devem ser evitados durante o período de amamentação por conta da cafeína. É ainda bom evitar chás mate, preto e verde. Dando preferência a tudo o que é saudável, evitar ainda refrigerantes e alimentos processados reduz o contato com corantes e conservantes.

Hidratação é fundamental

O metabolismo acelerado requer que do corpo mais água, por isso a mulher não pode descuidar da hidratação. O consumo de água deve aumentar para de três a quatro litros diários. Sucos naturais também são bem-vindos.

Uma dica importante é tomar um copo de água grande antes de cada mamada.

Mulheres vegetarianas

As mulheres vegetarianas devem consultar um nutricionista para que suas dietas não sejam deficientes em nenhum nutriente fundamental para a amamentação.