Funchicórea para o bebê: Faz mal? Bula, preço

You are currently viewing Funchicórea para o bebê: Faz mal? Bula, preço

A Funchicórea é um medicamento vendido há mais de 70 anos, sendo considerado eficaz pelos pais que querem aliviar a cólicas do bebê.

Para ajudar a acabar com as principais dúvidas, apresentamos algumas informações importantes sobre esse medicamento.

Funchicórea – Bula

A funchicórea é um medicamento fitoterápico, ou seja, derivado de vegetais. Ele pode ser encontrado na forma em pó e deve ser diluída em água.

funchicoria da sono no bebe
Sua composição é formada por flores de funcho, folhas de chicória e raiz de nabo. (Foto: CháBenefícios)

Esse medicamento de sabor adocicado é usado para aliviar as cólicas dos bebês, principalmente até os 3 meses de idade, quando seu sistema digestivo ainda não está totalmente formado. Isso acaba dificultando a digestão do leite materno e gera um desconforto, causando dores abdominais no bebê.

Composição da Funchicórea:

  • Rheum rhaponticum
  • Chicorium endivia-Linné
  • Foeniculum vulgare-Linné

A bula não apresenta contraindicações e, como medida de referência, basta utilizar a tampa do frasco. Deve ser adicionado 40 ml de água filtrada à medida do medicamento colocado na tampa e desejado na mamadeira para o bebê tomar.

funchicoria como preparar
Foto: Mamaenzo

Abaixo segue a tabela de como usar a Funchicórea para o bebê, de acordo com a idade:

Até 1 mês de idade 1 medida de 4 em 4 horas
Entre 1 e 2 meses de idade 1 medida de 3 em 3 horas
Entre 2 a 6 meses de idade 2 medidas de 4 em 4 horas

Posso dar funchicórea para recém-nascido?

O uso de Funchicórea para o bebê recém-nascido não é indicado por muitos médicos, já que afirmam que o recém-nascido deve se alimentar apenas de leite materno até completar 6 meses de vida.

Alguns pais aplicam o pó direto na chupeta e entregam para a criança, mas essa não é a maneira correta de administrar Funchicória para o bebê, trazendo o risco de provocar uma asfixia na criança.

Outro fator que faz com que especialistas não recomendem o seu uso por recém-nascidos é a presença de sacarina, que consiste em um adoçante artificial que não é indicado para crianças.

Apesar disso, não há nenhum tipo de contraindicação comprovada que impeça o uso desse medicamento, desde que seja usado conforme é indicado em sua bula.

funchicorea preço
Foto: Koodakonline

Caso prefira usar outros métodos para aliviar a cólica no bebê, aplique uma compressa morna ou faça uma massagem usando óleo de amêndoas na região abdominal. Outra maneira que contribui para expulsar os gases e trazer mais alívio ao bebê é dobrar as perninhas e pressionar contra a barriga com suavidade.

Funchicórea dá sono no bebê?

Esse medicamento traz uma sensação de alívio e acalma o bebê. Por esse motivo, o uso de Funchicórea, ao deixá-lo mais relaxado, pode fazer com que o bebê acabe cochilando mais facilmente.

Apesar disso, não se deve dar Funchicórea para o bebê com a finalidade de fazer ele dormir mais facilmente. De acordo com especialistas, esse medicamento deve ser dado apenas quando ele estiver com cólicas fortes e, mesmo assim, em último caso.

funchicorea anvisa

Preço

O preço da Funchicórea pode ter uma variação entre R$10,00 a R$15,00 e pode ser encontrada nas principais farmácias. Em geral, é vendido em frasco que contêm 3g.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta