Bebê com gases – O que fazer? Como aliviar?

Os bebês podem apresentar gases no intestino ou no estômago. Às vezes, os bebês engolem ar ao chorar, ao se alimentar, quando usam chupeta ou chupam dedo. O excesso de gases no intestino decorre da digestão de certos alimentos que causam odor característico.

Geralmente, o ar do estômago é eliminado pelo “arroto”. Os gases produzidos no intestino podem ser eliminados através do “pum”.

Os gases podem causar cólicas. Saiba como lidar com esse desconforto para os bebês que afeta também o estado dos pais. deixando-os preocupados.

A primeira dica é: não se desespere! A instabilidade emocional piora o quadro do bebê. Continue lendo este artigo e confira mais dicas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como lidar com os gases no bebê

Os bebês que mamam na mamadeira têm mais gases do que os bebês que mamam no peito. Sirva a mamadeira para o seu bebê na posição mais ereta possível. Escolha um bico para a mamadeira que reduza a deglutição de ar. Depois da mamada coloque o bebê sempre para arrotar. Mesmo se seu bebê não arrotar, permaneça com ele na posição ereta sobre o seu ombro por um período de 15 minutos, em média.

Se a flatulência (gases) estiver excessiva, deite delicadamente o bebê de bruços em seu antebraço ou colo:

  • Colocando o bebê no antebraço, posicione uma perna em cada lado do braço e segure a parte de cima do corpo, pescoço e cabeça dele.
  • No colo, massageie com cuidado as costas do bebê e balance as pernas dele para baixo e para cima.

Shantala: A massagem que alivia e previne gases

A shantala é uma ótima massagem para a barriga do bebê que se constitui em três movimentos.

Essa massagem auxilia na digestão e ajuda a eliminar gases.

Primeiro exercício:

  • Ajoelhe-se no chão com o seu bebê deitado de barriga para cima.
  • Segure as panturrilhas dele com cuidado e dobre os joelhos dele em direção à barriga
  • Permaneça nessa posição por poucos segundos. Retorne a posição inicial.
  • Repita esse movimento três vezes.

Segundo exercício:

  • Com as perninhas dele ainda dobradas, faça um movimento circular pequeno em sentido horário de modo que as coxas do bebê massageiem a barriguinha dele.

Terceiro exercício:

    • Mantenha os joelhos do bebê dobrados.
    • Role o pequeno com delicadeza de um lado para outro.
    • Faça esse movimento algumas vezes.
    • Finalize retornando o bebê para o centro.

Confira nesse vídeo como fazer esses exercícios:

Remédio para gases em bebês

Caso o bebê esteja sofrendo muitos com os gases, o pediatra pode prescrever algum medicamento que ajude a expelir o ar, como o simeticona. Não é recomendado dar chás para o bebê menor de seis meses.

Dica de ouro: uma posição que funciona muito bem para alguns bebês com gases presos é de bruços. Coloque-se por alguns minutos de bruços sobre o berço ou cama, certificando-se que sua cabecinha estará de lado. Ele irá eliminar os gases presos com mais facilidade. Vale lembrar que a posição de bruços deve ser aplicada apenas com a presença dos pais, pois há o risco de sufocamento caso o bebê fique sozinho.

Siga essas dicas para livrar o seu bebê do incomodo dos gases.


    1. Avatar
      Kauane 29 de junho de 2015

    Add Your Comment

    *