Como saber se o bebê está com cólica

O choro dos bebês costuma deixar os pais confusos, já que, principalmente os de primeira viagem, encontram dificuldade para saber qual é motivo das lágrimas. Os bebês ainda não podem falar, e o choro é a maneira que encontram para expor o que os está incomodando, como as cólicas.

Quando o choro indica cólica?

Quando o bebê chora porque está com cólica ele chora intensamente e descontroladamente, sem parar. Nestes casos, parece quase impossível conseguir acalmar o pequeno. Além disso, ele encolhe a perninha e arqueia as costas, se esticando e se contraindo. Na grande maioria dos casos, tudo começa com a chegada da noite.

Leia ainda: Nomes para bebês meninos que estão na moda

Idade em que as cólicas são mais comuns

Os bebês costumam sofrer mais com as cólicas por volta da sexta semana de vida. Depois disso, as dores tendem a diminuir.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Por que as cólicas aparecem?

Ainda não são totalmente conhecidos os motivos, mas um deles é porque o sistema digestivo do bebê ainda não está totalmente formado e acaba por reagir a substâncias presentes no leite ou na fórmula do bebê – nestes casos é necessário conversar com o pediatra, que poderá receitar uma nova fórmula. Outro motivo é o fato de não conseguir expulsar os gases que se formam inclusive porque os pequenos engolem ar quando estão mamando ou chorando.

Já se sabe há tempos que o cigarro é prejudicial à gestante e ao bebê, mas estudos apontam que crianças nascidas de mulheres que fumaram durante a gravidez ou recém-nascidos que convivam com fumantes têm mais disposição à cólica. Mantenha o bebê longe da fumaça do cigarro.

Consulte um médico

Se seu bebê sofre constantemente e intensamente com as cólicas, leve-o a um médico para se certificar de que não se trata de nada mais grave.


  • Add Your Comment

    *