Massagem para aliviar a cólica do bebê

Os bebês sofrem muito com as cólicas, mas existem maneiras naturais de aliviar o problema, como a shantala, uma massagem relaxante que a mãe pode fazer no pequeno. A técnica é de origem indiana e trabalha articulações e musculatura para relaxar, dentre outras coisas.

Shantala

A shantala pode ser feita pelas mães nos bebês a partir de um mês de idade. Nos primeiros meses de vida, como o bebê não consegue fazer coisas como permanecer sentado, andar etc., estimular a criança a controlar seus movimentos é importante, e esta é também uma das funções da shantala.

A massagem é ainda eficaz para aliviar prisão de ventre, eliminar gases e deixar o sono do bebê mais tranquilo.

 Leia ainda: Hérnia no umbigo do bebê

Como fazer?

A mãe deve colocar o bebê em uma superfície rígida, de preferência sobre uma toalha macia, e colocar nas mãos algumas gotas de óleo vegetal.

O bebê deve estar tranquilo para aproveitar o momento. Certifique-se de que ele não está com fome e de esperar pelo menos meia hora após a mamada para começar.

Na shantala os movimentos devem ser suaves para relaxar e firmes e rápidos para estimular – todas as partes do corpo podem ser massageadas, exceto o rosto. Faça cada um deles três vezes e vá aumentando gradativamente até no máximo dez vezes. A sessão deve durar mais ou menos 30 minutos e ser feita até duas vezes por dia.

Ficou na dúvida? Confira nesse vídeo o passo a passo:

Iniciando a massagem

Comece colocando as duas mãos no centro do peito do bebê. Deslize cada uma das mãos para um lado até atingir a axila da criança. Faça isso novamente mas termine tocando nos ombros do pequeno.

Parta em seguida para os braços, segurando o pulso do bebê como se sua mão fosse um bracelete. A outra coloque na altura do ombro e traga até o pulso, circulando levemente todo o braço. Do ombro ao pulso, torça devagar, movimento rosca. Os mesmos movimentos podem ser feitos nas pernas. Com as pontas dos dedos finalize massageando a palma das mãos e os pés do bebê.