Feto com 5 meses de gestação: mexe muito?

A partir dos cinco meses de gestação, a mãe consegue sentir o bebê se movimentar constantemente. A barriga já cresceu consideravelmente e, por isso, a mãe já tende a sentir mais cansada do que antes e talvez um pouco mais desequilibrada, por causa do peso da barriga.

Nesse período, o feto com 5 meses ganha muito peso e se desenvolve consideravelmente, é normal que a mãe perceba o aumento de apetite e, algumas grávidas, também os desejos repentinos de comer alimentos específicos.

Com o aumento da quantidade de hormônios, é normal que a gestante sinta nessa fase constantes oscilações de humor, além da insegurança devido o passar do tempo e a proximidade da reta final da gestação.

feto com 5 meses na barriga da mãe

Devido ao aumento significativo da quantidade de sangue, algumas mulheres podem reparar o surgimento de varizes e hemorroidas a partir desse mês. (Foto: ricardoillia)

Nesse período, também começam os inchaços, principalmente nas pernas e pés no fim do dia. Entretanto, esse ainda é um bom mês para sair e fazer atividades, como pesquisas do enxoval e compras em lugares mais movimentados. É aconselhável não deixar essas tarefas para os últimos meses, pois a barriga estará ainda maior e, com isso, o cansaço e falta de ânimo também.

Feto com 5 meses na barriga da mãe

Com relação ao feto com 5 meses, ele presta cada vez mais atenção à voz e movimentos da mãe, pois a audição já está bem desenvolvida e, por isso, é nessa fase que os médicos mais recomendam que a gestante converse, cante e leia para seu bebê, pois certamente ele estará ouvindo. Também percebe quando a mãe muda de ambiente e há a alteração da luz.

bebe com 5 meses na barriga

Foto: Mère et Monde

Fisicamente, está cada vez mais formado, até as unhas já apareceram nessa fase. Os dentes também estão sendo formados por baixo da gengiva e os lábios já estão formados. O nariz ainda está um pouco mais largo, mas com o passar dos próximos meses, irá tomar outra forma devido a cartilagem que ainda está se formando. Ele já descobriu as mãos e também brinca muito com elas. A pele ainda é transparente e, por isso, tem a aparência rosada, devido ao sangue que está sendo produzido em grande quantidade no corpo do bebê.

Os ossos começam a se fortalecer e o bebê tende a se mexer muito, a chutar e flexionar os braços muitas vezes, além de brincar de cruzar e descruzar as pernas. Como já consegue dar cambalhotas no útero, pode ser que, ao fazer um ultrassom, a mãe perceba que o bebê já está de cabeça para baixo, o que é ideal para o parto normal, mas ele ainda pode mudar de posição muitas vezes até o nascimento.

Gestação de 5 meses

Foto: MadeForMums

Tamanho e Peso

Durante esse mês, o feto de 5 meses  ganhará muito peso e também crescerá bastante. Na vigésima semana, que é a primeira semana do quinto mês, terá cerca de 16cm de comprimento desde a cabeça até o bumbum e pesará por volta de 300 gramas.

Já na semana 23, a última do mês, estará na faixa dos 26cm e pesará um pouco mais de 500 gramas. É importante ressaltar que, até a vigésima semana os médicos medem a altura do bebê da cabeça ao bumbum, e após essa fase já se considera o tamanho da cabeça aos pés.