Gravidez anembrionária: Tratamentos

A gravidez enembrionária apresenta os mesmos sintomas da gravidez normal, como o atraso na menstruação, enjoo e sonolência. Até mesmo os testes hormonais confirmam a gestação. Porém, ao realizar a ultrassonografia, o embrião não é visualizado, mesmo com a presença do saco gestacional. Gravidez anembrionária dura quantas semanas?

O tempo de duração de uma gravidez anembrionária pode ser de até 14 semanas. Não há a possibilidade de que seja feito o diagnóstico antes de 8 semanas, já que existe a possibilidade de uma ovulação tardia.

Quando o ultrassom é feito e não há a visualização do embrião, o exame é repetido com intervalos semanais, até que o saco gestacional chegue a 20 milímetros. Caso o quadro persista, é então diagnosticada a gravidez anembrionária, que irá inevitavelmente evoluir para um aborto.

Índice de Conteúdo:

Gravidez anembrionária

gravidez anembrionaria dura quantas semanas
Segundo especialistas, essa gravidez (também conhecida popularmente como “ovo cego”) pode acontecer com mulheres de qualquer idade e não há como prevenir. (Verywell)

Tratamento

O tratamento para a gravidez anembrionária é feito através de cuidados médicos. Primeiramente é realizado um monitoramento antes de tomar qualquer decisão e há a possibilidade de ocorrer um aborto espontâneo. O aborto também pode ser induzido através de medicamentos que induzem as contrações uterinas.

Além disso, poderá ser feita uma cirurgia, que é realizada através da remoção do tecido por uma raspagem com instrumento cirúrgico chamado cureta.

Sangramento

Antes mesmo de ser realizado o ultrassom para confirmar a gravidez anembrionária, é possível que a mulher apresente sangramentos, o que indica que algo não está certo. Há também a possibilidade de que os sintomas da gravidez comecem a diminuir.

Caso ocorra o sangramento, existe a alternativa de que ocorra a expulsão natural, como no caso de um aborto. Porém, por conta do estado emocional da mulher, a maioria dos médicos optam por realizar o procedimento cirúrgico.

gestação anembrionada sangramento
Foto: Mirror

Beta hcg

O exame HCG, apesar de indicar precocemente uma gravidez de forma precisa, não identifica a ocorrência de uma gravidez embrionária. Isso porque, mesmo nessa circunstância, o resultado dá positivo, pois o HCG estará elevado.

A explicação é porque a gravidez de fato ocorre, mas não há a formação do bebê, ou seja, o óvulo fecundado se implanta na parede uterina, mãos não ocorre o desenvolvimento do bebê.

Pode acontecer duas vezes?

A mulher que teve um episódio de gravidez anembrionária poderá ter futuras gestações normais, ou seja, não significa que ela terá chances maiores de que essa situação se repita. Porém, é possível acontecer a gravidez sem o desenvolvimento do feto por mais de uma vez.

 

Causas

As causas para a gravidez anembrionária ainda não são totalmente identificadas, sendo considerada como uma ocorrência acidental e natural.

Há estudiosos que acreditam que o motivo seja por conta de cromossomos em maior ou menor quantidade na fertilização, o que faz com que a parte do óvulo que seria para a formação do bebê não se desenvolva como deveria. Apesar disso, o saco gestacional é formado, o que faz com que ocorra a produção dos hormônios da gravidez e seja confundida com uma gravidez real.

3.6/5 - (9 votes)

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. Tay

    Estou com 1,7cm e nao apareceu o embrião ainda! É possível mesmo ser ovulação tardia?

Deixe um comentário