Confira tudo sobre o feto de 1 mês: tamanho, características e principais mudanças no corpo da gestante.
A maioria das mulheres não consegue perceber a gravidez no primeiro mês da gestação. Isso ocorre porque, geralmente, os primeiros sintomas da gestação são facilmente confundidos com a TPM, como dores de cabeça, cólicas, prisão de ventre, inchaços, alterações de humor e enjoos.
Por isso, o principal fator que leva as mulheres a uma desconfiança de que há um bebê se desenvolvendo é o atraso menstrual.
Apesar de ainda imperceptível, o bebê, que começou a ser formado com apenas duas células, começa a se desenvolver muito rapidamente, e as primeiras semanas de gestação são fundamentais para a sua formação saudável.
É por isso que os médicos recomendam que, a partir da descoberta da gravidez, a mulher evite atividades físicas intensas, o consumo de álcool, cigarro ou qualquer outro tipo de drogas, levantar objetos pesados e estar nervosa ou ansiosa, pois o primeiro trimestre da gestação é o que traz mais preocupações com relação a abortos espontâneos.
Como é um feto de 1 mês?
Com um mês de gestação, ou seja, até a quarta semana de gravidez, o feto de 1 mês ainda é chamado de embrião e está a se desenvolver muito intensamente, com as células se multiplicando todos os dias.
Logo nos primeiros dias após a concepção, o embrião começa a desenvolver o cordão umbilical, por onde receberá oxigênio e os nutrientes que necessita para o seu crescimento, e a placenta, pois será o local onde permanecerá durante toda a gestação.
O coração é o primeiro órgão a ser formado, e bate muito rapidamente. Também é nessa fase que começa a desenvolver o tubo neural, de onde se forma o cérebro e a medula.
Os troncos também começam a despontar durante esse período, então, em um primeiro ultrassom, ainda que na gestação inicial, será possível verificar a presença dos braços e pernas a se desenvolverem, apesar de também ser vista uma espécie de cauda, que geralmente traz a comparação do bebê nessa fase com um girino, mas que desaparecerá nas próximas semanas.
Tamanho do feto com 1 mês de gestação
Ao término do primeiro mês de gestação, o feto de 1 mês terá entre dois milímetros e meio centímetro de comprimento e pesará por volta de dois gramas.
É muito importante que a gestante mantenha uma alimentação saudável durante todos os meses de gestação, mas principalmente nessa fase, pois tudo o que consumir o bebê receberá como alimento através do cordão umbilical.
O embrião passará por grandes transformações físicas e se desenvolverá muito nas próximas semanas, portanto precisará de muitos nutrientes e vitaminas para o aumento das células e formação dos ossos e órgãos.
A mulher também deve ingerir muito líquido, pois além da água diminuir o inchaço natural que a gestação acarreta e manter a gestante hidratada, o líquido também será utilizado para a formação do meio em que o bebê ficará e que é chamado de líquido amniótico.
O líquido amniótico serve como uma proteção do embrião contra colisões ou movimentos abruptos que a mulher possa fazer e também para que o bebê possa se movimentar dentro do útero com facilidade.